CBO 7623-45 - Vaqueador de couros e peles - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores do acabamento de couros e peles

O profissional no cargo de Vaqueador de couros e peles CBO 7623-45 realiza secagem de couro – no processo de acabamento -, interpretando ordem de serviço, regulando e ajustando os parâmetros de operação de secadora a vácuo, conforme tipo de couro e características da secagem pretendida, e operando secadora a vácuo Pode complementar o processo de secagem com outras máquinas ou sistemas de secagem.

Avalia visualmente a aparência da peça e mede a umidade do couro Participa na execução da manutenção produtiva total das máquinas utilizadas Registra, em fichas técnicas, dados do processo de secagem.

Aplica princípios de Produção mais Limpa Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7623-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores do acabamento de couros e peles que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Vaqueador de couros e peles, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores do acabamento de couros e peles CBO 7623-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7623-45

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores do acabamento de couros e peles.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Vaqueador de couros e peles

O Vaqueador de couros e peles CBO 7623-45 prepara-se para realizar processo de secagem, recebendo couros e interpretando ordem de serviço Seleciona instrumento de medição de umidade adequado e o calibra.

Avalia as condições de segurança e de funcionamento de máquinas.

Opera a secadora a vácuo, regulando-a e ajustando os parâmetros de operação - como temperatura e pressão -, de acordo com o tipo de couro e as características de secagem pretendida Coloca a peça de couro úmido sobre a chapa plana metálica da máquina.

Monitora a secagem obtida por uma ação combinada de calor e pressão, que permite obter a evaporação da água e uma superfície do couro lisa Pode complementar o processo de secagem com outras máquinas ou sistemas, tais como sala de secagem com temperatura e umidade controladas, sistema alimentado com ar aquecido em temperatura e umidade reguladas, túneis de secagem por ventilação e calor, entre outros.

Retira a peça de couro do processo de secagem.

Avalia visualmente a aparência da peça e mede a umidade do couro Acondiciona as peças de couro em paletes, para seu transporte ao setor responsável pela próxima etapa do processo de acabamento.

Pode usar esteira ou sistema de transporte contínuo para movimentação das peças de couro.

Aplica os princípios de Produção mais Limpa, monitorando o consumo de energia elétrica durante o processo de secagem Registra, em fichas técnicas, os dados do processo de secagem Encaminha as fichas técnicas, em sistema informatizado, à administração da produção.

Participa na execução de manutenção produtiva total das máquinas, para evitar paradas durante o processo de secagem Conserva local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos limpos, organizados e acondicionados.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva Participa de treinamentos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Atua de acordo com regras de segurança da empresa, eliminando situações de riscos Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7623-45 deve operar máquinas e equipamentos, recurtir couros, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores do acabamento de couros e peles atuam na preparação de couros, principalmente na fase de acabamento. São empregados com carteira assinada, trabalham geralmente em equipe, sob supervisão permanente e em rodízio de turnos. Em algumas atividades podem permanecer exposto a materiais tóxicos e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7623-45

O exercício dessas ocupações requer escolaridade, qualificação profissional e experiência profissional distintas. O operador de máquinas e o matizador de couros e peles devem ter, respectivamente, ensino fundamental e ensino médio concluídos bem como curso de qualificação profissional com a duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional, para o primeiro, e de três a quatro anos, para o segundo. Para as outras ocupações requer-se entre a quarta e a sétima séries do ensino fundamental. A qualificação profissional ocorre com a experiência prática no próprio local de trabalho e o desempenho pleno das atividades é alcançado em até dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Vaqueador de couros e peles CBO 7623-45

Um Vaqueador de couros e peles (ou sinônimo) deve demonstrar coordenação motora, trabalhar com ética, demonstrar capacidade de comunicação, zelar pela preservação do meio-ambiente, manifestar iniciativa, respeitar normas de segurança, demonstrar atenção, trabalhar em equipe, trabalhar com responsabilidade, aceitar idéias novas, evidenciar auto-controle, limpar máquinas, interpretar os parâmetros da operação, interpretar ordem se serviço.

Cargos e salários CBO 7623-45 - Trabalhadores do acabamento de couros e peles

Salário Vaqueador de Couros e Peles

Vaqueador de Couros e Peles: Brasil

  • 633
  • Brasil
  • 1.808 - 3.190
  • 43h
O profissional no cargo de Vaqueador de Couros e Peles CBO 7623-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.808 e 3.190 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 633 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7623-45.