CBO 7621-25 - Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 7621-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Rachador de couros e peles opera máquina divisora - no processo de preparação das peles para o curtimento -, recebendo peles, ajustando e regulando máquina, e dividindo a pele em duas camadas paralelas, a flor (superior) e a raspa (inferior), de acordo com espessuras especificadas Confere a espessura de cada camada com instrumentos de medição.

Encaminha a camada flor para processo de curtimento e a camada raspa para processo de curtimento voltado a aplicações secundárias ou para venda a terceiros Participa da execução de manutenção produtiva total da máquina Registra as informações do processo realizado em sistema informatizado.

Participa das ações que aplicam princípios da Produção mais Limpa Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles CBO 7621-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7621-25

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Rachador de couros e peles

O Rachador de couros e peles (ou similar) prepara-se para executar a divisão de peles de animais de diferentes origens – tais como bovina, suína e caprina -, recebendo e registrando, em sistema informatizado, a entrada das peles no setor Mede as espessuras das peles.

Seleciona a máquina divisora equipada com sistemas micrométricos de precisão - como a inclinação da mesa de introdução e a posição da lâmina -, que assegura o ajuste da espessura com grande precisão.

Testa o processo automático de amolagem das lâminas pelas pedras montadas no deslizador Ajusta e regula a máquina e avalia suas condições de segurança.

Pode utilizar máquinas equipadas com cintas laminadas circulares montadas em polias, especialmente projetadas para facilitar a introdução de peles grandes Abastece, com a pele, a máquina divisora.

Opera a máquina para realização da divisão da pele em duas camadas horizontais, nas espessuras especificadas.

Separa a camada superior - lado externo da pele e parte mais nobre - chamada “flor” e a inferior - lado interno -, a “raspa” Retira as camadas da máquina divisora, conferindo suas espessuras com instrumentos de medição.

Verifica a uniformidade da espessura de cada camada.

Pode recortar a camada raspa Encaminha a camada flor para processo de curtimento Pode encaminhar a camada raspa para continuidade do processo de curtimento – nesse caso, voltado a aplicações secundárias – ou enviá-la para venda a terceiros.

Usa, para movimentação das camadas da pele, equipamentos como máquinas automáticas para empilhar peles, sistema de transporte preso ao teto da estrutura produtiva, entre outros Em curtumes onde as condições climáticas são altamente variáveis, pode usar sistemas combinados com túneis em que temperatura e umidade ficam sob controle Registra o trabalho realizado e a saída das camadas de peles do setor, em sistema informatizado.

Participa da execução de manutenção produtiva total das máquinas, para evitar paradas no processo de trabalho e perda das peles Conserva local de trabalho limpo e organizado.

Mantém instrumentos de medição limpos, organizados e acondicionados Participa das ações – que seguem princípios da Produção mais Limpa – voltadas à recuperação e à destinação de resíduos gerados no processo de divisão, contribuindo para redução de impactos ambientais Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.

Participa de treinamentos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Atua de acordo com regras de segurança da empresa, eliminando situações de riscos Pode prestar primeiros socorros.

.

Funções

O funcionário CBO 7621-25 deve demonstrar competências pessoais, receber peles, controlar os processos de preparação de peles, classificar peles, dividir peles a máquina, descarnar peles a máquina.

Atividades exercidas por um Rachador de couros e peles CBO 7621-25

Um Rachador de couros e peles (ou sinônimo) deve trabalhar em equipe, controlar visualmente o descame, agir com responsabilidade, buscar novos conhecimentos, abastecer a divisora com peles, realizar manutenção produtiva total, respeitar normas de segurança, aceitar idéias novas, chanfrar peles, demonstrar capacidade de comunicação, carimbar peles, demonstrar coordenação motora, demonstrar senso de observação, demonstar consciência ecológica, regular divisora, separar peles em flor e raspa, controlar espessura da pele, demonstrar discernimento, agir com ética, paletizar peles, demonstrar iniciativa, recortar raspas, aparar peles, operar divisora.

Cargos e salários CBO 7621-25 - Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles

Salário Rachador de Couros e Peles

Rachador de Couros e Peles: Brasil

  • 112
  • Brasil
  • 2.340 - 4.851
  • 43h
O profissional no cargo de Rachador de Couros e Peles CBO 7621-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.340 e 4.851 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7621-25.
Salário Embocador

Embocador: Brasil

  • 108
  • Brasil
  • 2.361 - 4.895
  • 43h
O profissional no cargo de Embocador CBO 7621-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.361 e 4.895 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7621-25.