CBO 7621-15 - Estirador de couros e peles (preparação) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles

O profissional no cargo de Estirador de couros e peles (preparação) CBO 7621-15 opera máquinas de enxugar e estirar - no processo de preparação das peles para o curtimento -, recebendo peles, ajustando e regulando máquinas, e acionando máquinas para remover água, alargar, achatar, eliminar rugosidades, amaciar e alisar as peles Examina visualmente a aparência das peles.

Participa da execução de manutenção produtiva total das máquinas de enxugar e estirar Registra as informações dos processos realizados em sistema informatizado Participa das ações – que seguem princípios da Produção mais Limpa – voltadas ao reúso ou à reciclagem da água.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7621-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Estirador de couros e peles (preparação), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles CBO 7621-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7621-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Estirador de couros e peles (preparação)

O Estirador de couros e peles (preparação) CBO 7621-15 prepara-se para enxugar e estirar peles de animais de diferentes origens – tais como bovina, suína e caprina -, selecionando instrumentos de trabalho Recebe as peles durante a fase de ribeira, em que são realizadas operações de limpeza e preparação da pele para o curtimento.

Registra a entrada das peles para enxugamento e estiramento, em sistema informatizado.

Prepara as máquinas de enxugar e estirar, ajustando-as, regulando-as e avaliando suas condições de segurança Opera máquinas de enxugar e estirar - com conjunto de rolos, sendo um rolo com lâminas arredondadas -, comprimindo e espremendo a pele para remover quantidade substancial de água, alargando e achatando a pele, eliminando rugosidades, amaciando e deixando a pele alisada.

Retira a pele das máquinas e avalia visualmente sua aparência Registra o trabalho realizado e a saída das peles do setor.

Participa da execução de manutenção produtiva total das máquinas, para evitar paradas no processo de trabalho e perda das peles.

Conserva local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos de trabalho limpos, organizados e acondicionados.

Participa das ações – que seguem princípios da Produção mais Limpa – voltadas ao reúso direto ou à reciclagem da água extraída das peles, contribuindo para redução de impactos ambientais.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva Participa de treinamentos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Atua de acordo com regras de segurança da empresa, eliminando situações de riscos.

Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7621-15 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles trabalham na fase de preparação do curtimento de couros e peles, em curtumes. São empregados assalariados (exceto o classificador de peles), trabalham em rodízio de turnos, sujeitos a ruídos (todos), materiais tóxicos (estirador), posições desconfortáveis (descarnador e rachador). O classificador de pele trabalha, geralmente, por conta própria.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7621-15

O acesso ao exercício das ocupações é livre, seguido de qualificação básica de até duzentas horas-aula, exceto para o descarnador que é preparado no local de trabalho. Há pré-requisito mínimo de escolaridade de ensino fundamental apenas para o estirador de couros e peles.

Atividades exercidas por um Estirador de couros e peles (preparação) CBO 7621-15

Um Estirador de couros e peles (preparação) (ou sinônimo) deve buscar novos conhecimentos, agir com responsabilidade, demonstrar iniciativa, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar coordenação motora, demonstar consciência ecológica, respeitar normas de segurança, aceitar idéias novas, demonstrar discernimento, agir com ética, demonstrar senso de observação, trabalhar em equipe.

Cargos e salários CBO 7621-15 - Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles

Salário Estirador de Couros e Peles (Preparação)

Estirador de Couros e Peles (Preparação): Brasil

  • 146
  • Brasil
  • 1.505 - 2.353
  • 43h
O profissional no cargo de Estirador de Couros e Peles (Preparação) CBO 7621-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.505 e 2.353 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 146 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7621-15.