CBO 7621-05 - Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 7621-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Classificador de peles classifica peles, recebendo-as, preparando-as para processo de classificação, separando-as por peso, caracterizando-as por seu tamanho, sua cor e sua espessura, identificando seus defeitos, e classificando-as segundo defeitos apresentados na flor (lado externo das peles) Pode classificar a raspa (camada inferior e lado interno da pele).

Indica o tratamento apropriado e a utilização adequada das peles na fabricação de produtos Separa peles de acordo com sua classificação, para acondicionamento em paletes e transporte Registra as informações do processo realizado em sistema informatizado.

Participa das ações que aplicam princípios da Produção mais Limpa Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles CBO 7621-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7621-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Classificador de peles

O Classificador de peles (ou similar) prepara-se para o processo de classificação de peles, selecionando e verificando a disponibilidade de materiais, instrumentos, ferramentas, máquinas e equipamentos Afia instrumentos de corte e regula balanças.

Recebe peles de animais de diferentes origens – tais como bovina, suína e caprina -, para classificação.

Carimba as peles Registra as peles recebidas em sistema informatizado.

Prepara as peles para o processo de classificação, aparando-as Pode retirar excesso de sal, quando o sal for usado na conservação das peles ao invés de processos de conservação a frio.

Pode retirar partes - como rabos, cabeças e patas -, para evitar falhas no processo de classificação.

Avalia a quebra de peso no recebimento das peles Examina as peles, separando-as por peso, segundo padrões estabelecidos, verificando tamanho, observando cor, e medindo espessura da pele.

Identifica defeitos, como cicatrizes, orifícios e sinais de queimaduras.

Separa as peles em classes, segundo defeitos apresentados na flor (lado externo das peles) Pode selecionar peles para o produto a ser fabricado Pode classificar a raspa - camada inferior e lado interno da pele - para comercialização direta ou para prosseguir no processo de curtimento, servindo a aplicações secundárias.

Insere as informações de caracterização e classificação e as orientações sobre tratamento e utilização de cada pele em ficha técnica, no sistema informatizado Aplica conservantes nas peles Separa peles para acondicionamento em paletes, manualmente ou usando máquina paletizadora.

Protege peles para transporte Carrega peles e sobras em veículos.

Cumpre prazo predefinido para finalizar o trabalho Presta informações sobre o processo de classificação e sobre os resultados Conserva local de trabalho limpo e organizado.

Acondiciona e armazena materiais Conserva ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Requisita serviço de manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, quando necessário.

Participa das ações – que seguem princípios da Produção mais Limpa – voltadas à recuperação e à destinação de resíduos gerados no processo de classificação, contribuindo para redução de impactos ambientais Zela pela segurança, prevenindo acidentes, eliminando condições inseguras e utilizando equipamentos de proteção individual.

Funções

O funcionário CBO 7621-05 deve receber peles, demonstrar competências pessoais, classificar peles, controlar os processos de preparação de peles.

Atividades exercidas por um Classificador de peles CBO 7621-05

Um Classificador de peles (ou sinônimo) deve aplicar conservantes nas peles, cumprir prazos estipulados para o transporte de peles, demonstrar coordenação motora, carimbar peles, aparar peles, agir com responsabilidade, identificar defeitos em peles, separar peles por peso segundo padrões estabelecidos, classificar raspas de acordo com sua utilização, carregar peles em veículos, registrar informações em planilhas, retirar excesso de sal das peles através de processo manual, trabalhar em equipe, demonstar consciência ecológica, avaliar quebra de peso no recebimento das peles, controlar espessura da pele, respeitar normas de segurança, demonstrar discernimento, paletizar peles, separar peles em classes segundo defeitos apresentados, demonstrar capacidade de comunicação, aceitar idéias novas, demonstrar iniciativa, buscar novos conhecimentos, demonstrar senso de observação, informar a qualidade das peles ao comprador, agir com ética, selecionar peles segundo o produto a ser fabricado.

Cargos e salários CBO 7621-05 - Trabalhadores da preparação do curtimento de couros e peles

Salário Classificador de Peles

Classificador de Peles: Brasil

  • 226
  • Brasil
  • 1.719 - 2.753
  • 44h
O profissional no cargo de Classificador de Peles CBO 7621-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.719 e 2.753 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 226 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7621-05.