CBO 6223-15 - Trabalhador na olericultura (raízes, bulbos e tubérculos)
Entenda o que fazem os trabalhadores agrícolas na olericultura no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador na olericultura (raízes, bulbos e tubérculos) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Trabalhador na olericultura (raízes, bulbos e tubérculos)
Cultiva tubérculos, raízes e bulbos – tais como batata, cenoura, beterraba, cebola, alho, entre outros -, executando o plantio, a colheita, a pós-colheita, o beneficiamento inicial, a armazenagem e a preparação da produção para comercialização. Opera máquinas, equipamentos, sistemas produtivos automatizados e sistemas de irrigação. Constrói e repara pequenas instalações agrícolas. Realiza manutenção de baixa complexidade em veículos, equipamentos e máquinas agrícolas. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Coleta amostra do solo, encaminhando-a a laboratório, para análise. Efetua correções químicas e biológicas no solo, de acordo com os resultados da análise.
Prepara o solo, capinando, arando, gradeando, nivelando, cavando, sulcando, adubando e aplicando cobertura morta (orgânica).
Pode coletar amostras das sementes, para realização de testes no local ou em laboratórios.
Realiza plantio de sementes, de forma convencional ou com máquinas e instrumentos mecanizados. Prepara diversos tipos de berços de plantio e regula nutrientes e temperatura, em sistemas aéreos, hidropônicos, verticais, entre outros.
Realiza tratos culturais diversos, manejando diferentes espécies de hortaliças de raízes, tubérculos e bulbos, conforme sazonalidade e demais características e formas de produção específicas.
Irriga as plantações utilizando processos convencionais ou automatizados.
Controla e combate o aparecimento de lagartas, pulgões, fungos, larvas e roedores em geral. Pode aplicar defensivos agrícolas ou realizar, em plantio orgânico, controle biológico.
Verifica ponto de colheita. Realiza a colheita da produção manualmente, com auxílio de ferramentas manuais ou com implementos mecânicos.
Transporta os produtos colhidos para realização do beneficiamento inicial. Lava, limpa, classifica e separa os produtos, de modo convencional ou automatizado.
Organiza e prepara os produtos para comercialização, acondicionando-os e embalando-os. Armazena a produção, podendo manter produtos em câmaras frigorificadas.
Faz o carregamento em veículos para transporte da produção, utilizando veículo refrigerado para produtos mais sensíveis e longas distâncias.
Pode trabalhar com processos de hidroponia, aeroponia, aquaponia, com cultivo protegido em geral, sistema de plantio direto, produção em estufas, sistemas agrícolas diferenciados em geral, plantio em túneis e em hortas verticais.
Pode auxiliar a realização de controles edafoclimático e fitossanitário.
Opera e utiliza máquinas e implementos agrícolas, tais como trator, grade niveladora e sulcador. Faz uso de veículos motorizados, incluindo os refrigerados.
Constrói pequenas instalações agrícolas, como áreas de cultivo protegido em geral, coberturas e barreiras para a plantação.
Realiza reparos e manutenção de baixa complexidade em instalações, veículos, equipamentos e máquinas agrícolas.
Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de beneficiamento e de armazenagem.
Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.
Atua de acordo com programa de sustentabilidade ambiental, lavando, armazenando e encaminhando embalagens vazias de defensivos agrícolas e insumos para reciclagem.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BOTÂNICA E BIOLOGIA DAS PLANTAS | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 3 | 3 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE AMBIENTAL | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM AGRICULTURA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - AGRICULTURA DE PRECISÃO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | CONSTRUÇÕES RURAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | ENERGIZAÇÃO RURAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | AGRICULTURA FAMILIAR | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | AGRICULTURA ORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | FITOSSANIDADE E PROTEÇÃO DE PLANTAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | HIDROPONIA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | MANEJO AGRÍCOLA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | NUTRIÇÃO VEGETAL, ADUBOS E CORRETIVOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE EDAFOCLIMÁTICO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - OLERICULTURA DE RAÍZES TUBEROSAS, BULBOS E TUBÉRCULOS: CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO E PRINCIPAIS ESPÉCIES | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE AMOSTRAS DE SEMENTES E DE SOLO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PRODUÇÃO GOURMET DE RAÍZES TUBEROSAS, BULBOS E TUBÉRCULOS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE CULTIVO SEM SOLO E CULTIVO SUSPENSO: AQUAPONIA E AEROPONIA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - SUBSTRATOS ESPECIAIS PARA OLERICULTURA DE RAÍZES TUBEROSAS, BULBOS E TUBÉRCULOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | CASA DE EMBALAGEM (PACKING HOUSE) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | DRENAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | IRRIGAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DO SOLO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | VIVEIRICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham geralmente com contrato de parceria, no cultivo de olerícolas. O trabalho pode ser realizado no campo, a céu aberto, em estufas de plásticos e em instalações de hidroponia em jornada de trabalho diurno.Exigências do mercado de trabalho
O acesso ao trabalho é livre. Os trabalhadores, geralmente, têm ensino fundamental. Qualificam-se no próprio trabalho. O trabalho é assessorado pelas agências governamentais de assistência e extensão rural. Cooperativas, associações e o senar oferecem cursos na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- adubar plantação;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar solo para plantio;
- colher produção;
- aplicar defensivos agrícolas em covas mudas e sementes;
- plantar mudas e sementes;
- produzir mudas e sementes;
- irrigar solo e plantação;
- organizar produtos para comercialização;
- manejar Área de cultivo;
- carimbar embalagem de produto;
- dissolver adubo;
- trabalhar em equipe;
- bombear água;
- selecionar tipo de adubo;
- riscar solo;
- cobrir sementeira;
- cortar produtos;
- recolher embalagens vazias de adubo;
- regular máquina e pulverizador;
- colocar dispersor de aves na plantação - espantalho ou canhão;
- controlar temperatura e umidade de sementes;
- transportar produto até local de armazenamento;
- recolher produtos colhidos;
- verificar umidade da terra;
- arar solo;
- arrancar matos e plantas doentes e defeituosas;
- embalar produção;
- ralear plantação;
- operar máquina para fazer canteiros;
- armazenar produção;
- zelar pela qualidade do meio ambiente;
- regular máquina para plantio;
- misturar componentes de adubo;
- ajustar equipamentos de irrigação - vazão e pressão da água;
- demonstrar visão espacial;
- transportar embalagens vazias de defensivos agrícolas e insumos para reciclagem;
- zelar pela qualidade de produtos agrícolas;
- quebrar dormência de sementes;
- verificar ponto de colheita;
- coletar amostra de solo;
- limpar produto colhido;
- pesar quantidade de adubo;
- misturar componentes de compostagem;
- enxaguar embalagens vazias de defensivos agrícolas;
- corrigir solo;
- gradear terra;
- banhar batatas e alho;
- passar arrancadeira por baixo da plantação;
- espalhar sementes no solo;
- classificar produto colhido;
- dosar quantidade de defensivo agrícola;
- ajustar adubadeira e adubador;
- lavar produto colhido;
- tampar sementes;
- carregar caminhão;
- recolher amostra de água;
- abrir canais na terra para irrigação;
- instalar tubulação para irrigação;
- guardar embalagens vazias de defensivos agrícolas;
- medir nível da água;
- demonstrar atenção na aplicação de defensivos agrícolas;
- chegar terra na planta;
- dar prova de responsabilidade;
- improvisar melhorias em instalações e equipamentos;
- vestir equipamentos de proteção individual;
- estercar área de plantio;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6223-15
CBO 6223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador na olericultura (raízes, bulbos e tubérculos) que pertence ao grupo dos trabalhadores agrícolas na olericultura, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Trabalhadores na exploração agropecuária
-
-
- Trabalhadores agrícolas
-
-
-
-
- Trabalhadores agrícolas na olericultura
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 6223-15 - Trabalhadores agrícolas na olericultura
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 622315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Trabalhadores agrícolas na olericultura em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
6223-15 | Trabalhador na Cultura de Batata-inglesa | Brasil | 44h | 9.655 | |
6223-15 | Trabalhador na Cultura de Batata-inglesa | Paraná | 44h | 1.816 | |
6223-15 | Trabalhador na Cultura de Batata-inglesa | Bom Jesus, RS | 44h | 619 | |
6223-15 | Trabalhador na Olericultura (raízes | Brasil | 44h | 9.655 | |
6223-15 | Trabalhador na Cultura de Cebola | Goiás | 44h | 3.357 | |
6223-15 | Trabalhador na Cultura de Beterraba | Brasil | 44h | 9.708 | |
6223-15 | Trabalhador na Cultura de Batata-inglesa | Bahia | 44h | 609 | |
6223-15 | Trabalhador na Cultura de Cebola | Brasil | 44h | 9.655 | |
6223-15 | Plantador de Beterraba | Brasil | 44h | 9.655 | |
6223-15 | Trabalhador na Cultura de Cebola | Agua Fria de Goiás, GO | 44h | 660 | |
6223-15 | Trabalhador na Cultura de Batata-doce | Brasil | 44h | 9.655 | |
6223-15 | Trabalhador na Olericultura (Raízes Bulbos e Tubérculos) | Brasil | 44h | 9.708 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |