CBO 5231-05 - Instalador de cortinas e persianas, portas sanfonadas e boxe - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores de produtos e acessórios
O profissional no cargo de Instalador de cortinas e persianas, portas sanfonadas e boxe CBO 5231-05 realiza instalação de cortinas, persianas, portas sanfonadas e boxes, interpretando desenhos e especificações, medindo superfícies e locais de instalação, montando produto e peças, instalando condutores de energia, perfurando local de instalação, fixando produtos, e testando o funcionamento Atende clientes, apresentando alternativas de produto, projetando instalação e fazendo orçamento.
Planeja a instalação, selecionando ferramentas e providenciando acessórios e materiais Executa reparo de produtos, identificando defeitos e suas causas Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 5231-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores de produtos e acessórios que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instalador de cortinas e persianas, portas sanfonadas e boxe, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores de produtos e acessórios CBO 5231-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5231-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Instaladores de produtos e acessórios.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Instalador de cortinas e persianas, portas sanfonadas e boxe
O Instalador de cortinas e persianas, portas sanfonadas e boxe CBO 5231-05 recepciona o cliente, levantando sua necessidade de cortinas, persianas, portas sanfonadas e boxes Apresenta alternativas de produtos de diferentes marcas, expondo o custo-benefício de cada um deles.
Projeta a instalação, orçando os valores da mão de obra e do produto.
Estabelece as formas de pagamento e define o prazo de entrega Agenda a instalação.
Planeja a instalação de cortinas, persianas, portas sanfonadas e boxes, programando a execução das atividades, de acordo com a ordem de serviço Seleciona ferramentas e providencia acessórios e materiais para instalação.
Prepara o produto para instalação, fazendo a adequação do projeto às necessidades do cliente, nos limites das especificações técnicas.
Instala o produto, interpretando desenhos e especificações e medindo superfícies e locais de instalação Monta produto e peças.
Instala condutores de energia com conectores e terminais.
Perfura locais de instalação, com instrumental adequado Fixa trilhos, suportes, caixas, passadores ou esquadrias e batentes desmontáveis, observando fiações, cabos, colunas e canos Testa o produto, checando seu funcionamento.
Instrui o cliente sobre manuseio e cuidados de conservação do produto Repara produtos, identificando defeitos e suas causas Registra os danos existentes.
Limpa, lubrifica, substitui e ajusta componentes Substitui peças.
Pode enviar produtos para reparo na fábrica Recebe o pagamento e presta conta dos serviços prestados Cadastra os serviços.
Pode contatar cliente pós-venda, para avaliação da sua satisfação com os serviços Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Trabalha com segurança, prevenindo acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5231-05 deve planejar instalação de produtos, demonstrar competências pessoais, copiar chaves, reparar produtos, abrir portas de veículos, cofres e linha civil, confeccionar chaves sem modelo, instalar produtos, atender clientes.
Condições de trabalho dessas profissões
Instaladores de produtos e acessórios profissionais nessa família CBO, exercem o cargo nos serviços pessoais, especificamente na reparação de objetos pessoais e domésticos, atuam também nos serviços de reparação de veículos. São empregados com carteira assinada ou trabalhadores autônomos, trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. O horário de trabalho pode ser por rodízio de turnos, diurno ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5231-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se quarta a série do ensino fundamental. A qualficação profissional ocorre com a prática no posto de trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado em até cinco anos de experiência profissional, dependendo da ocupação exercida.
Atividades exercidas por um Instalador de cortinas e persianas, portas sanfonadas e boxe CBO 5231-05
Um Instalador de cortinas e persianas, portas sanfonadas e boxe (ou sinônimo) deve contatar cliente pós-venda, agendar instalação e/ou adesivagem, expor produtos e marcas, projetar instalações e/ou adesivagem, recepcionar cliente, demonstrar senso estético, reconhecer produto, perfurar local de instalação de produtos, instalar condutores de energia com conectores e terminais, demonstrar habilidade de trabalhar em alturas, demonstrar capacidade de comunicação, estabelecer formas de pagamento, demonstrar capacidadae de precisão, identificar defeitos, adequar projeto às necessidades do cliente, verificar perfil do cliente, guarnecer/desguarnecer produtos/peças/componentes, levantar necessidades do cliente, registrar danos existentes no produto, demonstrar capacidade de esmero, fixar produtos conforme especificação, trabalhar com segurança, testar produtos, programar execução de serviços, preparar produtos para instalação e/ou adesivagem, demonstrar destreza manual, expor custo-benefício, ajustar componentes, prestar contas dos serviços, medir superfícies e locais de instalação, demonstrar acuidade visual, interpretar desenhos e especificações, conferir medidas, providenciar acessórios e/ou materiais para instalação e/ou adesivagem, demonstrar atenção a detalhes, demonstrar credibilidade, estabelecer prazos de entrega, dar acabamento, checar funcionamento do produto, identificar causas dos defeitos, receber ordem de serviço, substituir peças e componentes, apresentar alternativas de produtos, selecionar ferramentas e/ou equipamentos, montar produtos e/ou peças - maçanetas, espelhos, retrovisores, etc, participar de reuniões internas e externas, receber pagamento pelos serviços prestados, demonstrar iniciativa, orçar mão de obra e produtos, demonstrar capacidade de organização, lubrificar componentes, demonstrar criatividade, limpar componentes, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, instruir cliente sobre manuseio e/ou cuidados de conservação do produto, enviar produtos para reparo na fábrica, cadastrar serviços prestados.