CBO 5231-10 - Instalador de som e acessórios de veículos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores de produtos e acessórios

O profissional no cargo de Instalador de som e acessórios de veículos CBO 5231-10 realiza instalação de aparelhos e equipamentos de som, dispositivos eletroeletrônicos e outros acessórios de veículos, interpretando especificações, medindo superfícies e locais de instalação, instalando condutores de energia, perfurando locais de instalação de sistemas, fixando sistemas, e testando o funcionamento Atende clientes, apresentando alternativas de produto, projetando instalação e fazendo orçamento.

Planeja a instalação, selecionando ferramentas e providenciando acessórios e materiais Executa reparo de produtos, identificando defeitos e suas causas Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 5231-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores de produtos e acessórios que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Instalador de som e acessórios de veículos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores de produtos e acessórios CBO 5231-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5231-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Instaladores de produtos e acessórios.
      • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.

O que faz um Instalador de som e acessórios de veículos

O Instalador de som e acessórios de veículos CBO 5231-10 recepciona o cliente, levantando sua necessidade de aparelhos e equipamentos de som, dispositivos eletroeletrônicos e outros acessórios de veículos Apresenta alternativas de produtos de diferentes marcas, expondo o custo-benefício de cada um deles.

Projeta a instalação, orçando os valores da mão de obra e do produto.

Estabelece as formas de pagamento e define o prazo de entrega Agenda a instalação.

Planeja a instalação de aparelhos e equipamentos de som, dispositivos eletroeletrônicos e outros acessórios de veículos, programando a execução das atividades, de acordo com a ordem de serviço Seleciona ferramentas e providencia acessórios e materiais para instalação.

Prepara produtos – tais como alto-falantes, sistemas de som, alarmes, travas e vidros elétricos, abertura automática de porta-malas, kit multimídia, computador de bordo, conexão e integração a sistemas de telefonia celular, GPS- Sistema de Posicionamento Global (Global Position System), câmeras, sensores, luzes estéticas, insulfilme, entre outros - para instalação.

Instala os produtos, interpretando especificações, manuais e catálogos de fabricantes Mede locais de instalação e desguarnece painéis e forros de veículos, para instalação de sistemas.

Instala condutores de energia com conectores e terminais.

Perfura locais de instalação de sistemas, com instrumental adequado Fixa sistemas, passando a fiação e fazendo as ligações com fontes de energia e sistema elétrico do veículo Testa o produto, checando seu funcionamento.

Instrui o cliente sobre manuseio e cuidados de conservação do produto Repara produtos, identificando defeitos e suas causas Registra os danos existentes.

Limpa, lubrifica, substitui e ajusta componentes Substitui peças.

Pode enviar produtos para reparo na fábrica Pode prestar socorro em casos de pane em sistemas, identificando defeitos e indicando soluções de reparos Pode trocar código de aparelhos de áudio.

Recebe o pagamento e presta conta dos serviços prestados Cadastra os serviços Pode contatar cliente pós-venda, para avaliação da sua satisfação com os serviços.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Trabalha com segurança, prevenindo acidentes.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5231-10 deve demonstrar competências pessoais, reparar produtos, abrir portas de veículos, cofres e linha civil, planejar instalação de produtos, confeccionar chaves sem modelo, copiar chaves, atender clientes, instalar produtos, trocar segredos.

Condições de trabalho dessas profissões

Instaladores de produtos e acessórios profissionais nessa família CBO, exercem o cargo nos serviços pessoais, especificamente na reparação de objetos pessoais e domésticos, atuam também nos serviços de reparação de veículos. São empregados com carteira assinada ou trabalhadores autônomos, trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. O horário de trabalho pode ser por rodízio de turnos, diurno ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5231-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se quarta a série do ensino fundamental. A qualficação profissional ocorre com a prática no posto de trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado em até cinco anos de experiência profissional, dependendo da ocupação exercida.

Atividades exercidas por um Instalador de som e acessórios de veículos CBO 5231-10

Um Instalador de som e acessórios de veículos (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, instruir cliente sobre manuseio e/ou cuidados de conservação do produto, expor produtos e marcas, preparar produtos para instalação e/ou adesivagem, demonstrar capacidade de comunicação, contatar cliente pós-venda, demonstrar credibilidade, trabalhar com segurança, adequar projeto às necessidades do cliente, ajustar componentes, receber pagamento pelos serviços prestados, estabelecer prazos de entrega, substituir peças e componentes, estabelecer formas de pagamento, programar execução de serviços, apresentar alternativas de produtos, guarnecer/desguarnecer produtos/peças/componentes, verificar perfil do cliente, perfurar local de instalação de produtos, trocar código de aparelhos de áudio, identificar causas dos defeitos, registrar danos existentes no produto, receber ordem de serviço, conferir medidas, demonstrar criatividade, recepcionar cliente, instalar condutores de energia com conectores e terminais, demonstrar acuidade visual, ajustar sensibilidade de produtos, prestar contas dos serviços, medir superfícies e locais de instalação, demonstrar senso estético, selecionar ferramentas e/ou equipamentos, demonstrar capacidade de esmero, demonstrar iniciativa, montar produtos e/ou peças - maçanetas, espelhos, retrovisores, etc, reconhecer produto, orçar mão de obra e produtos, interpretar desenhos e especificações, limpar componentes, expor custo-benefício, demonstrar capacidade de organização, identificar defeitos, testar produtos, demonstrar destreza manual, demonstrar capacidadae de precisão, lubrificar componentes, prestar socorro a veículos, residências e comércio, providenciar acessórios e/ou materiais para instalação e/ou adesivagem, fixar produtos conforme especificação, agendar instalação e/ou adesivagem, cadastrar serviços prestados, demonstrar habilidade de trabalhar em alturas, projetar instalações e/ou adesivagem, instalar auto-falantes em veículos, enviar produtos para reparo na fábrica, demonstrar atenção a detalhes, participar de reuniões internas e externas, redigir código, levantar necessidades do cliente, checar funcionamento do produto, dar acabamento.

Cargos e salários CBO 5231-10 - Instaladores de produtos e acessórios

Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Brasil

  • 10.719
  • Brasil
  • 1.733 - 2.968
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.733 e 2.968 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.719 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Insulfilm

Instalador de Insulfilm: Brasil

  • 10.719
  • Brasil
  • 1.733 - 2.968
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Insulfilm CBO 5231-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.733 e 2.968 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.719 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Brasília

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Brasília, DF

  • 193
  • Brasília, DF
  • 1.516 - 2.200
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.516 e 2.200 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 193 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Mogi das Cruzes

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Mogi das Cruzes, SP

  • 31
  • Mogi das Cruzes, SP
  • 1.884 - 2.793
  • 44h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 1.884 e 2.793 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Goiânia

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Goiânia, GO

  • 198
  • Goiânia, GO
  • 1.614 - 2.575
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.614 e 2.575 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Rio Grande do Sul

  • 577
  • Rio Grande do Sul
  • 1.795 - 2.680
  • 44h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.795 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 577 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Guarulhos

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Guarulhos, SP

  • 97
  • Guarulhos, SP
  • 1.860 - 2.757
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 1.860 e 2.757 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 97 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Campinas

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Campinas, SP

  • 121
  • Campinas, SP
  • 2.061 - 3.167
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.061 e 3.167 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Curitiba

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Curitiba, PR

  • 201
  • Curitiba, PR
  • 1.866 - 2.802
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.866 e 2.802 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 201 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos São Paulo

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: São Paulo, SP

  • 986
  • São Paulo, SP
  • 2.031 - 3.172
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.031 e 3.172 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 986 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Belo Horizonte

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Belo Horizonte, MG

  • 343
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.814 - 3.041
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.814 e 3.041 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 343 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Dourados

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Dourados, MS

  • 10
  • Dourados, MS
  • 1.694 - 3.152
  • 44h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Dourados - MS, ganha entre 1.694 e 3.152 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 10 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Salvador

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Salvador, BA

  • 59
  • Salvador, BA
  • 1.503 - 2.267
  • 44h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.503 e 2.267 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 59 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Rio de Janeiro

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Rio de Janeiro, RJ

  • 255
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.748 - 2.798
  • 42h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.748 e 2.798 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Campo Grande

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Campo Grande, MS

  • 93
  • Campo Grande, MS
  • 1.718 - 2.654
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.718 e 2.654 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 93 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Santa Catarina

  • 608
  • Santa Catarina
  • 1.937 - 2.901
  • 44h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.937 e 2.901 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 608 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos Ribeirão Preto

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Ribeirão Preto, SP

  • 139
  • Ribeirão Preto, SP
  • 1.918 - 3.026
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.918 e 3.026 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 139 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.
Salário Instalador de Som e Acessórios de Veículos

Instalador de Som e Acessórios de Veículos: Rio de Janeiro

  • 528
  • Rio de Janeiro
  • 1.641 - 2.502
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Som e Acessórios de Veículos CBO 5231-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.641 e 2.502 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 528 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-10.