CBO 5231-15 - Chaveiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores de produtos e acessórios

O profissional no cargo de Chaveiro CBO 5231-15 confecciona chaves - com ou sem segredo - e instala fechaduras em edifícios e veículos, abre cofres e troca seu segredo, e realiza manutenção de chaves, fechaduras e cofres Atende clientes, apresentando alternativas de produto e fazendo orçamento.

Registra atendimentos realizados e arquiva autorizações expressas para a execução dos serviços Controla estoque de insumos Atua de acordo com princípios e normas de ética e de segurança.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5231-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores de produtos e acessórios que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Chaveiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores de produtos e acessórios CBO 5231-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5231-15

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Instaladores de produtos e acessórios.
      • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.

O que faz um Chaveiro

O Chaveiro CBO 5231-15 recepciona o cliente, levantando sua necessidade de chaves - com ou sem segredo - para veículos e para empresas, residências ou outros edifícios Apresenta alternativas de produtos de diferentes marcas, expondo o custo-benefício de cada um deles.

Apresenta o preço, estabelece as formas de pagamento e define o prazo de entrega.

Agenda visita para instalação de fechaduras Confecciona chaves sem modelo, identificando e desmontando fechaduras, identificando e desmontando cilindros.

Modela chaves, remonta cilindros e remonta fechaduras Testa o funcionamento.

Faz cópias, identificando modelos e confeccionando chaves simples ou confeccionando chaves por meio de códigos mecânicos, códigos eletrônicos ou códigos magnéticos.

Confere medidas, dá acabamento e testa a chave, garantindo a qualidade do produto Confecciona chave mestra para a gerência ou zeladoria de prédios e conjuntos.

Troca a combinação de segredo de fechaduras de edifícios, de veículos ou de cofres mecânicos.

Presta atendimento emergencial, reconhecendo o produto e abrindo portas e veículos Abre cofres, descobrindo o segredo e programando outro segredo Pode fazer, nos limites de sua atuação, uso de instrumentos – tais como michas e gazuas - para abertura de portas sem a chave original, desde que conte com autorização do proprietário ou responsável pelo edifício e veículo e/ou com a presença das forças de segurança pública.

Realiza manutenção de vários tipos de chaves, fechaduras e cofres, tais como chaves eletrônicas, fechaduras protegidas por senhas, chaves e travas elétricas, sistemas eletromagnetizados ou digitais Recebe o pagamento e presta conta dos serviços prestados Mantém cadastro de clientes.

Registra e arquiva autorizações expressas para a execução dos serviços e informações sobre os atendimentos realizados Controla estoque de insumos, providenciando reposição de mercadorias ou aquisição de produtos diferenciados sob encomenda.

Conserva o local de trabalho – oficina de chaveiro -, limpo e organizado Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Providencia serviços de manutenção do maquinário, quando necessário.

Trabalha com segurança, prevenindo acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5231-15 deve confeccionar chaves sem modelo, atender clientes, demonstrar competências pessoais, abrir portas de veículos, cofres e linha civil, instalar produtos, trocar segredos, copiar chaves, reparar produtos, planejar instalação de produtos.

Condições de trabalho dessas profissões

Instaladores de produtos e acessórios profissionais nessa família CBO, exercem o cargo nos serviços pessoais, especificamente na reparação de objetos pessoais e domésticos, atuam também nos serviços de reparação de veículos. São empregados com carteira assinada ou trabalhadores autônomos, trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. O horário de trabalho pode ser por rodízio de turnos, diurno ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5231-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se quarta a série do ensino fundamental. A qualficação profissional ocorre com a prática no posto de trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado em até cinco anos de experiência profissional, dependendo da ocupação exercida.

Atividades exercidas por um Chaveiro CBO 5231-15

Um Chaveiro (ou sinônimo) deve enviar produtos para reparo na fábrica, montar fechaduras, confeccionar chaves por meio de códigos eletrônicos, guarnecer/desguarnecer produtos/peças/componentes, reconhecer produto, substituir peças e componentes, demonstrar capacidadae de precisão, prestar contas dos serviços, demonstrar atenção a detalhes, elaborar grã-mestragem, cadastrar serviços prestados, demonstrar capacidade de esmero, identificar causas dos defeitos, programar execução de serviços, fixar produtos conforme especificação, demonstrar iniciativa, lubrificar componentes, adequar projeto às necessidades do cliente, identificar fechaduras, receber ordem de serviço, desmontar cilindros, testar produtos, trabalhar com segurança, demonstrar criatividade, preparar produtos para instalação e/ou adesivagem, interpretar desenhos e especificações, identificar modelos, abrir fechadura civil, de veículos e cofres, instalar condutores de energia com conectores e terminais, expor custo-benefício, trocar código de cofre, demonstrar senso estético, registrar danos existentes no produto, trocar pinos e molas, desmontar fechaduras, instruir cliente sobre manuseio e/ou cuidados de conservação do produto, perfurar local de instalação de produtos, selecionar ferramentas e/ou equipamentos, limpar componentes, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, receber pagamento pelos serviços prestados, levantar necessidades do cliente, prestar socorro a veículos, residências e comércio, montar cilindros, agendar instalação e/ou adesivagem, confeccionar chaves por meio de códigos mecânicos, ajustar sensibilidade de produtos, confeccionar chaves por meio de códigos magnéticos, expor produtos e marcas, providenciar acessórios e/ou materiais para instalação e/ou adesivagem, checar funcionamento do produto, conferir medidas, identificar cilindros, participar de reuniões internas e externas, recepcionar cliente, elaborar mestragem, dar acabamento, demonstrar destreza manual, elaborar grã-grã-mestragem, demonstrar acuidade visual, demonstrar capacidade de organização, orçar mão de obra e produtos, identificar defeitos, programar segredo de cofres, estabelecer formas de pagamento, apresentar alternativas de produtos, contatar cliente pós-venda, modelar chaves, ajustar componentes, estabelecer prazos de entrega, confeccionar chaves simples, verificar perfil do cliente, demonstrar habilidade de trabalhar em alturas, preparar chaves, descobrir o segredo do cofre, demonstrar capacidade de comunicação, projetar instalações e/ou adesivagem, demonstrar credibilidade, medir superfícies e locais de instalação, montar produtos e/ou peças - maçanetas, espelhos, retrovisores, etc, redigir código.

Cargos e salários CBO 5231-15 - Instaladores de produtos e acessórios

Salário Chaveiro

Chaveiro: Brasil

  • 1.255
  • Brasil
  • 1.686 - 2.800
  • 43h
O profissional no cargo de Chaveiro CBO 5231-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.686 e 2.800 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-15.
Salário Montador de Fechaduras

Montador de Fechaduras: Brasil

  • 1.255
  • Brasil
  • 1.686 - 2.800
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Fechaduras CBO 5231-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.686 e 2.800 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-15.
Salário Chaveiro

Chaveiro: São Paulo

  • 453
  • São Paulo
  • 1.820 - 2.745
  • 44h
O profissional no cargo de Chaveiro CBO 5231-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.820 e 2.745 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 453 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5231-15.