CBO 5201-10 - Supervisor de vendas comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de vendas e de prestação de serviços

O profissional no cargo de Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.

Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.

CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de vendas comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
      • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.

O que faz um Supervisor de vendas comercial

O Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização.

Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.

Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item.

Informa os preços a serem praticados Orienta sobre a realização de vendas on-line.

Explica como realizar atendimento pós-venda.

Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido.

Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.

Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis Indica itens faltantes para a equipe de compras Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.

Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas.

Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente.

Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5201-10 deve demonstrar competências pessoais, supervisionar rotina da equipe de vendas, atender clientes - pré e pós-venda, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços, planejar vendas - produtos e serviços, coletar indicadores do mercado consumidor, relacionar-se com clientes internos.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de vendas e de prestação de serviços atuam na indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis. São empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe, podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. Podem trabalhar em ambiente fechado, a céu aberto, ou em veículos. Trabalham no período diurno, em horários irregulares. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho e posições desconfortáveis por longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5201-10

Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. É desejável que o trabalhador tenha curso superior completo ou incompleto. O pleno exercício da ocupação é atingido após prática profissional superior a três anos como supervisor.

Atividades exercidas por um Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10

Um Supervisor de vendas comercial (ou sinônimo) deve contatar a tesouraria para problemas de créditos, dimensionar ação futura de vendas da equipe, demonstrar espírito de liderança, analisar ações das empresas concorrentes, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, agir com otimismo, integrar novos funcionários a equipe, ouvir, dar provas de organização, indicar candidatos às vagas existentes, definir áreas geográficas de atuação da equipe, resolver problemas de entrega de produtos, promover membros da equipe, realocar funcionários, requisitar material de divulgação, administrar diferenças, dar provas de equilíbrio emocional, demonstrar honestidade, solicitar novos funcionários a administração, criar ações promocionais aos clientes, agir com espírito de equipe, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, supervisionar a frequência da equipe, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, dar provas de responsabilidade, programar agenda dos vendedores, premiar a equipe para melhorar os resultados, analisar resultados da equipe, analisar relatórios da equipe, negociar espaço publicitário, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, demonstrar produtos e ou serviços, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, ler publicações especializadas da área, acompanhar cadastramento do cliente, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, negociar premiações para equipe com a diretoria, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, sugerir incremento de produtos, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, divulgar ações promocionais aos funcionários, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, treinar novos funcionários, identificar novos mercados consumidores, acompanhar entrega do produto junto a expedição, verificar apresentação pessoal da equipe, participar de feiras relacionadas a área, agir com motivação, analisar as necessidades do cliente, elaborar escalas de plantão da equipe, demonstrar conhecimento do produto, manter sigilo profissional, solicitar aplicação de advertências disciplinares, participar de licitações de órgãos públicos, reciclar equipe de trabalho, opinar sobre currículos de candidatos, demonstrar criatividade, contatar o setor de logística para programação de entrega, agir com dinamismo, entrevistar candidatos, demonstrar educação, expressar-se, contratar espaço para expor produtos, demonstrar empatia, avaliar desempenho da equipe com o superior, utilizar noções de informática, encaminhar clientes ao setor competente, promover reuniões periódicas com a equipe.

Cargos e salários CBO 5201-10 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços

Salário Supervisor de Vendas Comercial

Supervisor de Vendas Comercial: Brasil

  • 88.940
  • Brasil
  • 3.325 - 7.774
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.325 e 7.774 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 88.940 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor Comercial

Supervisor Comercial: Brasil

  • 88.940
  • Brasil
  • 3.325 - 7.774
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor Comercial CBO 5201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.325 e 7.774 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 88.940 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas no Atacado

Supervisor de Vendas no Atacado: Brasil

  • 88.940
  • Brasil
  • 3.325 - 7.774
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas no Atacado CBO 5201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.325 e 7.774 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 88.940 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas no Varejo

Supervisor de Vendas no Varejo: Brasil

  • 88.940
  • Brasil
  • 3.325 - 7.774
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas no Varejo CBO 5201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.325 e 7.774 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 88.940 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Porto Alegre

Supervisor de Vendas Comercial: Porto Alegre, RS

  • 1.203
  • Porto Alegre, RS
  • 3.326 - 6.848
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.326 e 6.848 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.203 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Barueri

Supervisor de Vendas Comercial: Barueri, SP

  • 896
  • Barueri, SP
  • 4.656 - 9.977
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 4.656 e 9.977 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 896 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Teresina

Supervisor de Vendas Comercial: Teresina, PI

  • 555
  • Teresina, PI
  • 2.755 - 5.387
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 2.755 e 5.387 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial São José do Rio Preto

Supervisor de Vendas Comercial: São José do Rio Preto, SP

  • 397
  • São José do Rio Preto, SP
  • 2.931 - 5.363
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 2.931 e 5.363 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial

Supervisor de Vendas Comercial: Rio Grande do Norte

  • 813
  • Rio Grande do Norte
  • 2.302 - 4.510
  • 44h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Rio Grande do Norte, ganha entre 2.302 e 4.510 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 813 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Manaus

Supervisor de Vendas Comercial: Manaus, AM

  • 838
  • Manaus, AM
  • 2.590 - 5.324
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 2.590 e 5.324 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 838 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Brasília

Supervisor de Vendas Comercial: Brasília, DF

  • 1.387
  • Brasília, DF
  • 2.913 - 6.010
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.913 e 6.010 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.387 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Catanduva

Supervisor de Vendas Comercial: Catanduva, SP

  • 63
  • Catanduva, SP
  • 2.834 - 5.154
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Catanduva - SP, ganha entre 2.834 e 5.154 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial

Supervisor de Vendas Comercial: Minas Gerais

  • 7.777
  • Minas Gerais
  • 2.974 - 6.226
  • 44h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.974 e 6.226 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 7.777 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial

Supervisor de Vendas Comercial: Bahia

  • 3.019
  • Bahia
  • 2.789 - 5.779
  • 44h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.789 e 5.779 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.019 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Santos

Supervisor de Vendas Comercial: Santos, SP

  • 221
  • Santos, SP
  • 3.224 - 6.393
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 3.224 e 6.393 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Cabo Frio

Supervisor de Vendas Comercial: Cabo Frio, RJ

  • 88
  • Cabo Frio, RJ
  • 2.013 - 3.494
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Cabo Frio - RJ, ganha entre 2.013 e 3.494 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 88 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Palhoça

Supervisor de Vendas Comercial: Palhoça, SC

  • 167
  • Palhoça, SC
  • 2.942 - 5.681
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Palhoça - SC, ganha entre 2.942 e 5.681 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas Comercial Goiânia

Supervisor de Vendas Comercial: Goiânia, GO

  • 1.156
  • Goiânia, GO
  • 3.044 - 6.626
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas Comercial CBO 5201-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.044 e 6.626 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.