CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio

Entenda o que fazem os vendedores em domicílio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Vendedor em domicílio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Vendedor em domicílio

O Vendedor em Domicilio vende produtos em domicílio. Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho. Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens. Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos. Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente. Participa de eventos e feiras. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5241-05

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho. Prepara o itinerário das visitas.

Contata os clientes para agendamento de visitas. Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos.

Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos. Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um. Pode fornecer amostras dos produtos. Informa preços e formas de pagamento.

Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos. Define prazos para as entregas.

Solicita indicação de clientes potenciais.

Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa. Protocola contratos. Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.

Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos. Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes.

Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.

Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada. Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.

Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANILHA ELETRÔNICA: FUNDAMENTOS, TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO, DE ORGANIZAÇÃO E DE FORMATAÇÃO E FUNÇÕES BÁSICAS E AVANÇADAS PARA APLICAÇÕES EM VENDAS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA GESTÃO DO PROCESSO DE VENDAS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 2 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SERVIÇOS DE GARANTIA DE PRODUTOS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS E DE NEGOCIAÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE CONTRATOS DE VENDAS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - VENDAS EM DOMICÍLIO 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM TIPOS DE ARMAZENAGEM 2 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 2 3 1
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS PARA INTERVENÇÕES EM CONVENÇÕES E FEIRAS 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - PROMOÇÕES EM VENDAS: BRINDES, AMOSTRAS E GRATUIDADE 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - PROMOÇÕES EM VENDAS: DESCONTOS, BONIFICAÇÕES, CUPONS, PACOTES PROMOCIONAIS, CARTÕES DE FIDELIDADE, PROMOÇÕES COMBINADAS E CRUZADAS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - UTILIZAÇÃO DE DISPLAYS E OUTROS RECURSOS PARA DEMONSTRAÇÕES 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS LOGÍSTICA 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS TRANSPORTES E SEGURO 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO DE VENDAS 3 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO DO ROTEIRO DE VISITAS 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO TECNOLOGIA NA ÁREA COMERCIAL TECNOLOGIA NA ÁREA COMERCIAL 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 4

Condições de Trabalho

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.

Exigências do mercado de trabalho

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Relacionar-se com setores da empresa;
  • Levantar o perfil do consumidor;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Fechar contratos de venda;
  • Planejar vendas;
  • Acompanhar clientes no pós-venda;
  • Participar de eventos;
  • Visitar consumidor;
  • Checar ficha cadastral do cliente;
  • Encaminhar vendas efetuadas ao setor competente;
  • Calcular o custo do produto;
  • Esclarecer dúvidas sobre produtos;
  • Emitir nota fiscal e recibos;
  • Fazer itinerário de visitas;
  • Agendar horários para visitas;
  • Contatar consumidor por telefone;
  • Preencher contrato do produto vendido;
  • Visitar clientes no período de garantia;
  • Apresentar produtos por meio de fitas de vídeo;
  • Acompanhar entrega de produtos na expedição;
  • Demonstrar empatia;
  • Divulgar produtos por meio de panfletos;
  • Demonstrar benefícios do produto;
  • Dar provas de responsabilidade;
  • Participar de feiras relacionadas a área;
  • Requisitar material de consumo;
  • Discriminar tipos de produto;
  • Explicar as características dos produtos;
  • Dar provas de boa dicção;
  • Promover reunião para lançamento de produtos;
  • Preparar cadastro de potenciais clientes;
  • Discutir estratégias de venda com o superior;
  • Receber pagamento do produto;
  • Motivar-se;
  • Participar de palestras relacionadas a área;
  • Planejar novas regiões de venda com o superior;
  • Apresentar tabelas de preços;
  • Estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • Comunicar-se;
  • Organizar-se;
  • Requisitar manutenção de produtos na garantia;
  • Programar execução de serviços;
  • Enviar brindes;
  • Auxiliar consumidor na escolha dos produtos;
  • Explicar formas de pagamento;
  • Verificar necessidades;
  • Solicitar indicação de clientes potenciais;
  • Preencher romaneio - folha de pedidos;
  • Agir com ética;
  • Definir produtos adequados ao perfil;
  • Explicar objetivos da visita;
  • Avaliar o perfil por meio de computador;
  • Convidar o cliente para visitar a empresa;
  • Pesquisar novos nichos de mercado;
  • Fazer entrega de produtos;
  • Definir formas de pagamento;
  • Orientar sobre dúvidas de contrato;
  • Demonstrar produtos em eventos;
  • Avaliar o perfil por meio de contato telefônico;
  • Assessorar na renovação de contratos;
  • Solicitar dados do cliente;
  • Contratar pessoas para divulgar produtos;
  • Orientar clientes em caso de ocorrência de evento;
  • Requisitar material de divulgação;
  • Solicitar documentos comprobatórios para filiação;
  • Manter boa apresentação pessoal;
  • Verificar o poder aquisitivo;
  • Tirar medidas para cálculos de custos de produtos;
  • Utilizar noções de informática;
  • Participar de cursos de reciclagem da área;
  • Demonstrar persuasão;
  • Planejar metas de venda com o superior;
  • Entrevistar clientes em potencial;
  • Atualizar tabela de valores;
  • Enviar correspondências aos consumidores;
  • Confirmar cadastramento de clientes;
  • Demonstrar conhecimento do produto;
  • Protocolar contrato;
  • Demonstrar produtos por meio de amostras;
  • Comprar produtos para demonstração;
  • Dar provas de controle emocional;
  • Informar ao cliente sobre novos produtos;
  • Pagar vendas efetuadas a fornecedora;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05

CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedor em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores em domicílio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas
        • Vendedores em domicílio

Nenhum CBO relacionado encontrado.