CBO 5241-05 - Vendedores em domicílio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
Funções
participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, fechar contratos de venda, planejar vendas, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes no pós-venda, visitar consumidor, levantar o perfil do consumidor.
Atividades
tirar medidas para cálculos de custos de produtos, checar ficha cadastral do cliente, comunicar-se, dar provas de boa dicção, participar de cursos de reciclagem da área, contatar consumidor por telefone, planejar novas regiões de venda com o superior, entrevistar clientes em potencial, participar de feiras relacionadas à área, preparar cadastro de potenciais clientes, preencher contrato do produto vendido, esclarecer dúvidas sobre produtos, solicitar indicação de clientes potenciais, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, avaliar o perfil por meio de computador, dar provas de controle emocional, agendar horários para visitas, preencher romaneio (folha de pedidos), apresentar tabelas de preços, programar execução de serviços, requisitar manutenção de produtos na garantia, explicar as características dos produtos, verificar o poder aquisitivo, discriminar tipos de produto, estabelecer prazos de entrega dos produtos, acompanhar entrega de produtos na expedição, agir com ética, atualizar tabela de valores, demonstrar empatia, demonstrar produtos em eventos, organizar-se, enviar brindes, manter boa apresentação pessoal, divulgar produtos por meio de panfletos, utilizar noções de informática, participar de palestras relacionadas à área, fazer itinerário de visitas, solicitar documentos comprobatórios para filiação, calcular o custo do produto, demonstrar benefícios do produto, fazer entrega de produtos, demonstrar persuasão, motivar-se, orientar sobre dúvidas de contrato, pagar vendas efetuadas à fornecedora, discutir estratégias de venda com o superior, enviar correspondências aos consumidores, requisitar material de consumo, explicar formas de pagamento, convidar o cliente para visitar a empresa, visitar clientes no período de garantia, definir produtos adequados ao perfil, pesquisar novos nichos de mercado, protocolar contrato, informar ao cliente sobre novos produtos, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, receber pagamento do produto, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, solicitar dados do cliente, emitir nota fiscal e recibos, verificar necessidades, definir formas de pagamento, contratar pessoas para divulgar produtos, demonstrar produtos por meio de amostras, planejar metas de venda com o superior, comprar produtos para demonstração, demonstrar conhecimento do produto, confirmar cadastramento de clientes, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, dar provas de responsabilidade, promover reunião para lançamento de produtos, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, assessorar na renovação de contratos, explicar objetivos da visita, requisitar material de divulgação.