CBO 5201-05 - Supervisor de vendas de serviços

Entenda o que fazem os supervisores de vendas e de prestação de serviços no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Supervisor de vendas de serviços e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Supervisor de vendas de serviços

O Supervisor de Vendas de Serviços supervisiona equipe de vendas de serviços. Coleta indicadores do mercado e verifica a capacidade da equipe, para propor metas de vendas. Negocia espaço publicitário na mídia. Distribui cotas aos vendedores, instruindo-os sobre preços a serem praticados e prestando-lhes informações sobre a oferta de serviços. Presta atendimento ao cliente pré e pós-venda. Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5201-05

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Coleta indicadores do mercado de serviços, analisando as necessidades dos compradores. Identifica novos mercados consumidores. Participa de feiras relacionadas à sua área de atuação, identificando novos produtos que podem ser lançados. Recebe e examina editais de licitação de órgãos públicos. Avalia o desempenho da equipe, para verificar sua capacidade de execução de um novo plano de vendas. A partir dos resultados da análise dos dados, elabora proposta de aumento, de manutenção ou de redução de vendas.

Reúne-se com a equipe gerencial da empresa, para definir a ação futura de vendas da equipe e estabelecer metas, em articulação com os demais setores.

Elabora ou participa da elaboração do plano de vendas. Prevê recursos necessários às ações de vendas de acordo com as estratégias de comercialização. Elabora e organiza documentos para o fechamento de venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.

Negocia espaço publicitário na mídia e presta informações para atualização das campanhas on-line. Pode contratar espaço para expor a oferta de serviços.

Distribui cotas aos vendedores, instruindo-os sobre novos serviços e procedimentos. Organiza equipe de vendedores de comércio eletrônico. Orienta os vendedores sobre preços a serem praticados e capacidade operacional e técnica dos serviços a serem fornecidos.

Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas, munindo-os com informações sobre os parâmetros de venda. Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho. Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente. Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe.

Presta atendimento ao cliente pré e pós-venda por telefone ou por meio digital, dirimindo dúvidas e informando sobre serviços de assistência técnica e garantia. Registra reclamações dos clientes, levantando subsídios para a melhoria dos serviços.

Coordena a equipe de trabalho, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando a demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS DAS CAMPANHAS DE VENDAS ON-LINE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MÍDIAS PARA DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS DE VENDAS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE VENDEDORES 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMA DE RECONHECIMENTO DO DESEMPENHO DE FUNCIONÁRIOS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - APERFEIÇOAMENTO DE PROCESSOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE PLANO DE VENDAS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRECIFICAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE SERVIÇOS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 3 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS HABILITAÇÃO DE FORNECEDORES 3 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS ROTINAS DE PROCESSOS LICITATÓRIOS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS TIPOS DE PROCESSOS LICITATÓRIOS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 4 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 4

Condições de Trabalho

Supervisores de vendas e de prestação de serviços atuam na indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis. São empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe, podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. Podem trabalhar em ambiente fechado, a céu aberto, ou em veículos. Trabalham no período diurno, em horários irregulares. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho e posições desconfortáveis por longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho

Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. É desejável que o trabalhador tenha curso superior completo ou incompleto. O pleno exercício da ocupação é atingido após prática profissional superior a três anos como supervisor.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Coletar indicadores do mercado consumidor;
  • Planejar vendas - produtos e serviços;
  • Recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Relacionar-se com clientes internos;
  • Atender clientes - pré e pós-venda;
  • Supervisionar rotina da equipe de vendas;
  • Indicar candidatos às vagas existentes;
  • Assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor;
  • Identificar novos mercados consumidores;
  • Acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço;
  • Demonstrar produtos e ou serviços;
  • Acompanhar cadastramento do cliente;
  • Dar provas de organização;
  • Elaborar escalas de plantão da equipe;
  • Opinar sobre currículos de candidatos;
  • Entrevistar candidatos;
  • Incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor;
  • Avaliar desempenho da equipe com o superior;
  • Premiar a equipe para melhorar os resultados;
  • Demonstrar criatividade;
  • Requisitar material de divulgação;
  • Predeterminar funções da equipe no local de trabalho;
  • Informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia;
  • Sugerir incremento de produtos;
  • Realocar funcionários;
  • Analisar resultados da equipe;
  • Direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos;
  • Divulgar ações promocionais aos funcionários;
  • Analisar relatórios da equipe;
  • Criar ações promocionais aos clientes;
  • Dar provas de responsabilidade;
  • Enviar mala-direta aos futuros clientes;
  • Demonstrar honestidade;
  • Integrar novos funcionários a equipe;
  • Agir com otimismo;
  • Solicitar aplicação de advertências disciplinares;
  • Demonstrar espírito de liderança;
  • Administrar diferenças;
  • Demonstrar conhecimento do produto;
  • Dar provas de equilíbrio emocional;
  • Negociar premiações para equipe com a diretoria;
  • Participar de licitações de órgãos públicos;
  • Definir áreas geográficas de atuação da equipe;
  • Orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho;
  • Agir com motivação;
  • Supervisionar a frequência da equipe;
  • Ouvir;
  • Encaminhar clientes ao setor competente;
  • Promover membros da equipe;
  • Demonstrar empatia;
  • Verificar apresentação pessoal da equipe;
  • Esclarecer dúvidas sobre a venda do produto;
  • Utilizar noções de informática;
  • Elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos;
  • Solicitar novos funcionários a administração;
  • Priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais;
  • Participar de feiras relacionadas a área;
  • Contatar a tesouraria para problemas de créditos;
  • Treinar novos funcionários;
  • Negociar espaço publicitário;
  • Filtrar informações do cliente para melhorar serviços;
  • Manter sigilo profissional;
  • Analisar ações das empresas concorrentes;
  • Analisar as necessidades do cliente;
  • Agir com espírito de equipe;
  • Expressar-se;
  • Promover reuniões periódicas com a equipe;
  • Motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor;
  • Agir com dinamismo;
  • Apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe;
  • Distribuir cotas e ou metas mensais de venda;
  • Demonstrar educação;
  • Reciclar equipe de trabalho;
  • Contratar espaço para expor produtos;
  • Programar agenda dos vendedores;
  • Ler publicações especializadas da área;
  • Dimensionar ação futura de vendas da equipe;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-05

CBO 5201-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisor de vendas de serviços que pertence ao grupo dos supervisores de vendas e de prestação de serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Supervisores de vendas e de prestação de serviços
        • Supervisores de vendas e de prestação de serviços

CBOs Relacionados