CBO 5136-10 - Pizzaiolo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos churrasqueiros, pizzaiolos e sushiman

O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 prepara pizzas, com diferentes tipos de massas, molhos e coberturas Prepara o mise em place em função do cardápio da pizzaria.

Monta a pizza, arrumando os ingredientes Assa a pizza, regulando e controlando a temperatura do forno Acondiciona as pizzas prontas em pratos, bandejas, placas ou caixas.

Atua em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5136-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de churrasqueiros, pizzaiolos e sushiman que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Pizzaiolo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Churrasqueiros, pizzaiolos e sushiman CBO 5136-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5136-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Churrasqueiros, pizzaiolos e sushiman.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Pizzaiolo

O Pizzaiolo CBO 5136-10 prepara o ambiente de trabalho, organizando maquinário, equipamentos e utensílios Verifica e supre estoque de ingredientes, a fim de atender ao cardápio pré-definido.

Prepara o mise em place em função do cardápio da pizzaria, porcionando os ingredientes previamente, a fim de assegurar o padrão das receitas.

Prepara a massa da pizza e acompanha o seu processo de fermentação Prepara molho de tomate.

Fatia cebolas, tomates, embutidos e legumes Tritura os queijos.

Desossa, pica e refoga carnes e aves.

Monta a pizza, colocando recheio e cobertura sobre um disco de massa Arruma os ingredientes de maneira ordenada e bonita.

Pode atender preferências do cliente, incluindo ou suprimindo ingredientes.

Assa a pizza, em forno a lenha, elétrico ou a gás Regula e controla a temperatura do forno, mantendo o calor adequado para a cocção correta das pizzas Fatia as pizzas prontas.

Acondiciona as pizzas em pratos, bandejas ou placas, para serviço nas mesas Acondiciona em caixas, para serviço de entrega em domicílio Confere os pedidos, antes de destinar as pizzas aos clientes.

Monta pizzas de receitas tradicionais – tais como napolitana, marguerita e muçarela – e não tradicionais Pode montar pizzas doces.

Pode criar novos sabores Pode preparar calzone, uma variação de pizza Após o término do horário de atendimento, realiza a higienização do ambiente, das bancadas, das louças, dos utensílios e dos equipamentos da cozinha em geral.

Zela pela conservação dos alimentos estocados, providenciando as condições necessárias para evitar deterioração e perdas Descarta os resíduos e as embalagens usadas, de acordo com as regras do estabelecimento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5136-10 deve minimizar riscos de contaminação, processar alimentos, organizar local de trabalho, manipular alimentos in natura, planejar trabalho, demonstrar competências pessoais, controlar desperdícios, verificar qualidade dos alimentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Churrasqueiros, pizzaiolos e sushiman trabalham predominantemente em restaurantes, churrascarias e pizzarias. Trabalham individualmente ou em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado , em horários diurno e noturno. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Estão expostos a ruídos intensos e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5136-10

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental seguido de cursos básicos de profissionalização que variam de duzentas a quatrocentas horas, ou experiência equivalente. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Pizzaiolo CBO 5136-10

Um Pizzaiolo (ou sinônimo) deve degustar alimentos, temperar alimentos, vestir uniforme - touca, boné, avental, luvas, etc, criar pratos / cortes novos, demonstrar criatividade, higienizar mãos e ante braços, registrar ocorrências - acidentes, incidentes, higienizar hortifrutigranjeiros, desossar carnes, aves e peixes, solicitar reposição de utensílios, retirar amostras de alimentos para análise, controlar pré-preparo, verificar material de trabalho, estimar demanda, verificar armazenamento de produtos químicos, higienizar utensílios , equipamentos e bancada, fritar alimentos, etiquetar gêneros alimentícios preparados ou in natura, verificar estado de conservação do local de trabalho, discriminar odores, descongelar alimentos, selecionar gêneros alimentícios, preparar molhos, demonstrar capacidade de improvisação, armazenar alimentos já manipulados, verificar pedidos de clientes, cortar alimentos, organizar utensílios, testar funcionamento de equipamentos, verificar quantidade de pré-preparados, demonstrar senso estético, trabalhar com segurança, contornar situações adversas, solicitar manutenção dos equipamentos, supervisionar auxiliares / ajudantes, preparar temperos, verificar acondicionamento dos alimentos, controlar intensidade do calor do forno de pizza, preparar massa de pizza, verificar prazo de validade dos alimentos, capacitar auxiliares / ajudantes, picar alimentos, lavar utensílios, equipamentos e bancada, requisitar alimentos ao estoque ou cozinha, controlar tempo de cozimento, verificar armazenamento de alimentos, demonstrar paladar apurado, guardar utensílios, solicitar compra de gêneros alimentícios, lavar hortifrutigranjeiros, assar alimentos, controlar tempo de manipulação, controlar temperatura de equipamentos de refrigeração, trabalhar em equipe, selecionar utensílios e equipamentos, estimar quantidades, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, demonstrar habilidade manual, orientar auxiliares / ajudantes, acender forno de pizza, montar pizza, triturar alimentos, liberar saída de pratos, controlar sobras e perdas, distribuir tarefas, verificar aparência dos alimentos, controlar a observância das normas técnicas de higiene e segurança, demonstrar agilidade física, verificar cheiro, aspecto, cor, textura e sabor, controlar compra de gêneros alimentícios, separar manipulação de alimentos crus e cozidos, cozinhar alimentos.

Cargos e salários CBO 5136-10 - Churrasqueiros, pizzaiolos e sushiman

Salário Pizzaiolo

Pizzaiolo: Brasil

  • 33.074
  • Brasil
  • 1.739 - 2.932
  • 42h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.739 e 2.932 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 33.074 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Rio de Janeiro

Pizzaiolo: Rio de Janeiro, RJ

  • 2.252
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.628 - 2.563
  • 42h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.628 e 2.563 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.252 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Londrina

Pizzaiolo: Londrina, PR

  • 140
  • Londrina, PR
  • 1.900 - 2.840
  • 43h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.900 e 2.840 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo São Bernardo do Campo

Pizzaiolo: São Bernardo do Campo, SP

  • 235
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 2.035 - 3.030
  • 43h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 2.035 e 3.030 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 235 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo

Pizzaiolo: Ceará

  • 961
  • Ceará
  • 1.428 - 1.995
  • 44h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.428 e 1.995 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 961 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Uberlândia

Pizzaiolo: Uberlândia, MG

  • 114
  • Uberlândia, MG
  • 1.577 - 2.237
  • 42h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.577 e 2.237 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Campo Grande

Pizzaiolo: Campo Grande, MS

  • 190
  • Campo Grande, MS
  • 1.622 - 2.539
  • 42h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.622 e 2.539 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 190 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Maringá

Pizzaiolo: Maringá, PR

  • 143
  • Maringá, PR
  • 1.862 - 2.831
  • 43h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.862 e 2.831 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 143 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Belém

Pizzaiolo: Belém, PA

  • 182
  • Belém, PA
  • 1.423 - 1.929
  • 42h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.423 e 1.929 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 182 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo

Pizzaiolo: Minas Gerais

  • 3.338
  • Minas Gerais
  • 1.604 - 2.371
  • 43h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.604 e 2.371 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Novo Hamburgo

Pizzaiolo: Novo Hamburgo, RS

  • 72
  • Novo Hamburgo, RS
  • 1.721 - 2.543
  • 41h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Novo Hamburgo - RS, ganha entre 1.721 e 2.543 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Santos

Pizzaiolo: Santos, SP

  • 125
  • Santos, SP
  • 2.004 - 3.005
  • 43h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 2.004 e 3.005 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Santana de Parnaíba

Pizzaiolo: Santana de Parnaíba, SP

  • 55
  • Santana de Parnaíba, SP
  • 1.839 - 2.630
  • 43h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Santana de Parnaíba - SP, ganha entre 1.839 e 2.630 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Fortaleza

Pizzaiolo: Fortaleza, CE

  • 618
  • Fortaleza, CE
  • 1.451 - 2.059
  • 43h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.451 e 2.059 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 618 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo

Pizzaiolo: Rio Grande do Sul

  • 1.649
  • Rio Grande do Sul
  • 1.702 - 2.566
  • 42h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.702 e 2.566 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.649 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo São Luís

Pizzaiolo: São Luís, MA

  • 81
  • São Luís, MA
  • 1.477 - 2.071
  • 43h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.477 e 2.071 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 81 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Blumenau

Pizzaiolo: Blumenau, SC

  • 169
  • Blumenau, SC
  • 2.184 - 3.329
  • 42h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.184 e 3.329 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.
Salário Pizzaiolo Mogi das Cruzes

Pizzaiolo: Mogi das Cruzes, SP

  • 118
  • Mogi das Cruzes, SP
  • 1.834 - 2.689
  • 43h
O profissional no cargo de Pizzaiolo CBO 5136-10 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 1.834 e 2.689 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5136-10.