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CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Operadores de telemarketing.

Descrição dos cargos da categoria Operadores de telemarketing

Os Operadores de telemarketing CBO 4223-15 atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Funções dos Operadores de telemarketing CBO 4223-15

Operadores de telemarketing devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • Atividades dos cargos CBO 4223-15

    Entre as principais atribuições dos Operadores de telemarketing CBO 4223-15 estão as de:

    • identificar problemas;
    • definir formas de pagamento;
    • calcular encargos do débito;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • finalizar pendências de serviços;
    • administrar conflitos;
    • consultar supervisor;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • confirmar dados cadastrais;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • consultar área técnica;
    • descrever o produto;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • orientar usuário de telefonia;
    • avaliar perfil de consumo;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • identificar-se ao cliente;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • fornecer informações;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • consultar manuais;
    • demonstrar objetividade;
    • negociar descontos;
    • registrar informações com precisão;
    • direcionar atendimento;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • negociar valores;
    • seguir o código de ética;
    • informar sanções contratuais;
    • autocontrolar-se;
    • apresentar produtos e serviços;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar empatia;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • esclarecer dúvidas;
    • oferecer vantagens;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • solicitar informações ao cliente;
    • depurar informações;
    • argumentar com o cliente;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • realizar triagem de atendimento;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • comunicar débitos;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • negociar datas de pagamento;
    • negociar valor de débitos;
    • finalizar pendência técnica;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • atualizar listas;
    • informar relação custo-benefício;
    • abordar o cliente;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • acionar serviços emergenciais;
    • oferecer soluções;
    • tomar decisões;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • finalizar contato;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • identificar clientes potenciais;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • orientar o usuário;
    • efetivar a venda;
    • consultar histórico;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • informar restrições ao crédito;
    • confirmar dados;
    • informar prazo de entrega;

    Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing

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