CBO 4223-05 - Operador de telemarketing ativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing

O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.

Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.

Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing ativo

O Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.

Examina protocolos, manuais e instruções.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.

Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.

Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.

Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.

Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.

Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.

Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-05 deve seguir roteiros e scripts, cobrar débitos, cadastrar clientes, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, atender usuários de produtos e ou serviços, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, oferecer serviços e produtos.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-05

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05

Um Operador de telemarketing ativo (ou sinônimo) deve reverter a insatisfação do cliente, consultar supervisor, demonstrar capacidade de resiliência, atualizar listas, demonstrar qualidade de voz e dicção, consultar histórico, confirmar dados cadastrais, negociar datas de pagamento, registrar respostas em papel, abordar o cliente, verificar disponibilidade de entrega, definir formas de pagamento, atualizar cadastro por telefone, consultar área técnica, oferecer alternativas de produtos e serviços, demonstrar o cliente a sua importância, administrar conflitos, evidenciar vantagens do produto ou serviço, oferecer formas e condiçoes de pagamento, ouvir mensagem do cliente/solicitante, informar disponibilidade de serviços agregados, negociar descontos, finalizar pendências de serviços, depurar informações, aplicar questionário, consultar manuais, procedimentos e etc, oferecer benefícios variados, negociar valor de débitos, demonstrar capacidade de comunicação, esclarecer dúvidas, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, pesquisar perfil do entrevistado, identificar necessidades do interlocutor, realizar triagem de atendimento, finalizar contato e/ou ocorrência, agendar retorno - follow-up, informar prazo de entrega, demonstrar atenção concentrada, oferecer vantagens, informar sanções contratuais, providenciar retirada de restrições ao crédito, comunicar débitos, informar relação custo-benefício, solicitar providências técnicas junto a área competente, demonstrar capacidade de saber ouvir, enviar mensagens pós-atendimento, demonstrar auto controle, finalizar pendência técnica, identificar clientes potenciais, registrar respostas em formulário eletrônico, avaliar perfil de consumo, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, demonstrar paciência, demonstrar objetividade, analisar reclamações com maior flexibilidade, demonstrar capacidade de tomar decisões, solicitar informações ao cliente, identificar-se ao cliente, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, informar restrições ao crédito, negociar valores, oferecer soluções, demonstrar empatia, efetivar a venda, trabalhar em equipe, identificar problemas, orientar o usuário/solicitante, demonstrar agilidade no atendimento, argumentar com o cliente/solicitante, demonstrar capacidade de persuasão, direcionar atendimento, descrever o produto, confirmar dados, calcular encargos do débito, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, fornecer informações.

Cargos e salários CBO 4223-05 - Operadores de telemarketing

Salário Operador de Telemarketing Ativo Brasília

Operador de Telemarketing Ativo: Brasília, DF

  • 1.753
  • Brasília, DF
  • 1.475 - 2.045
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.475 e 2.045 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Governador Valadares

Operador de Telemarketing Ativo: Governador Valadares, MG

  • 284
  • Governador Valadares, MG
  • 1.462 - 1.906
  • 34h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Governador Valadares - MG, ganha entre 1.462 e 1.906 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 284 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Fortaleza

Operador de Telemarketing Ativo: Fortaleza, CE

  • 1.003
  • Fortaleza, CE
  • 1.324 - 1.741
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.324 e 1.741 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.003 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Ourinhos

Operador de Telemarketing Ativo: Ourinhos, SP

  • 90
  • Ourinhos, SP
  • 1.758 - 2.225
  • 35h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Ourinhos - SP, ganha entre 1.758 e 2.225 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 90 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Campinas

Operador de Telemarketing Ativo: Campinas, SP

  • 3.477
  • Campinas, SP
  • 1.355 - 1.849
  • 34h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.355 e 1.849 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 3.477 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Mogi das Cruzes

Operador de Telemarketing Ativo: Mogi das Cruzes, SP

  • 1.699
  • Mogi das Cruzes, SP
  • 1.319 - 1.722
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 1.319 e 1.722 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.699 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: Goiás

  • 1.012
  • Goiás
  • 1.448 - 2.059
  • 39h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.448 e 2.059 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.012 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Criciúma

Operador de Telemarketing Ativo: Criciúma, SC

  • 139
  • Criciúma, SC
  • 1.546 - 2.084
  • 35h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.546 e 2.084 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 139 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: Rio de Janeiro

  • 3.774
  • Rio de Janeiro
  • 1.529 - 2.197
  • 39h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.529 e 2.197 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 3.774 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo São Paulo

Operador de Telemarketing Ativo: São Paulo, SP

  • 8.833
  • São Paulo, SP
  • 1.486 - 2.148
  • 34h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.486 e 2.148 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 8.833 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Jundiaí

Operador de Telemarketing Ativo: Jundiaí, SP

  • 142
  • Jundiaí, SP
  • 1.792 - 2.859
  • 37h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.792 e 2.859 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 142 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo São Luís

Operador de Telemarketing Ativo: São Luís, MA

  • 250
  • São Luís, MA
  • 1.366 - 1.741
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.366 e 1.741 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 250 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: Distrito Federal

  • 1.753
  • Distrito Federal
  • 1.475 - 2.045
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.475 e 2.045 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Bauru

Operador de Telemarketing Ativo: Bauru, SP

  • 2.103
  • Bauru, SP
  • 1.325 - 1.765
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.325 e 1.765 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.103 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: Minas Gerais

  • 9.349
  • Minas Gerais
  • 1.355 - 1.790
  • 36h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.355 e 1.790 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 9.349 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Ribeirão Preto

Operador de Telemarketing Ativo: Ribeirão Preto, SP

  • 799
  • Ribeirão Preto, SP
  • 1.503 - 2.100
  • 31h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.503 e 2.100 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 799 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Recife

Operador de Telemarketing Ativo: Recife, PE

  • 1.170
  • Recife, PE
  • 1.398 - 1.923
  • 35h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.398 e 1.923 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.170 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Salvador

Operador de Telemarketing Ativo: Salvador, BA

  • 659
  • Salvador, BA
  • 1.427 - 2.058
  • 34h
O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.427 e 2.058 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 659 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.