CBO 3772-35 - Árbitro de caratê
Entenda o que fazem os Árbitros desportivos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Árbitro de caratê e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Árbitro de caratê
O Árbitro de caratê atua na arbitragem de competições de caratê, conferindo o uso de equipamentos de proteção pelos caratecas, interpretando e aplicando, de forma padronizada, regras e regulamentos durante a competição, anunciando o final do combate, e declarando o vencedor. Dirige uma competição contando com o apoio de anotadores e cronometristas, considerando os votos de juízes nas decisões, sendo supervisionado pela Comissão de Arbitragem, e tendo suas ações examinadas pelo supervisor de encontro, que verifica se as decisões anunciadas estão em conformidade com o regulamento. Atua de acordo com princípios de ética e cumpre legislação desportiva, regulamentos e regras do caratê e normas regulamentares de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3772-35
Prepara-se física e psicologicamente para atuar na temporada, evidenciando seu condicionamento antes e durante cada competição, mesmo em eventos de longa jornada. Observa postura condizente com a atividade de árbitro desportivo, evitando atuar em competições que envolvam clubes e atletas com os quais mantenha vínculos.
Antes do início da competição, assegura-se de que as peças de tatame não venham a se separar durante a competição, já que os espaços entre as peças podem provocar lesões nos competidores. Examina o uso de equipamentos de proteção pelos caratecas, tais como luvas, protetor bucal, protetor corporal, protetor de pé, dentre outros. Aprova – ou não -, após ouvir o médico oficial, o uso de ataduras, bandagens ou suportes devido a lesões.
Comparece pontualmente, uniformizado, à área de combate. Sinaliza o início da competição.
Dirige o combate, interpretando e aplicando, de forma padronizada, as regras e o regulamento. Mantém-se atento às ações dos competidores, atuando com isenção e imparcialidade.
Interrompe a competição e o cronômetro quando, em sua opinião, tenha havido marcação de ponto. Observa a reação dos juízes posicionados nos cantos do tatame, com bandeiras vermelhas e azuis. Leva em conta a decisão dos juízes para outorgar os pontos.
Solicita a confirmação dos juízes nos casos de advertência ou penalização. Conduz a votação dos juízes, incluindo o seu próprio voto, e anuncia o resultado.
Pode parar o combate para corrigir uma irregularidade, quando o supervisor do encontro levantar a bandeira vermelha, após verificar que as decisões tomadas não estão de acordo com o regulamento de competição.
Interrompe a competição quando seja necessário garantir a segurança dos competidores ou tenha ocorrido lesão de carateca, durante o combate.
Controla a conduta dos treinadores, outros competidores ou quaisquer outras partes que se encontrem no perímetro imediato à área de combate.
Anuncia o final do combate, quando o cronometrista emitir sinal sonoro usando gongo ou apito. Pode encerrar antes do fim do tempo regulamentar, quando ocorrerem determinados eventos, tais como abertura de vantagem de oito pontos ou desclassificação de um dos competidores.
Declara o vencedor, considerando maior número de pontos quando do encerramento do encontro, ou vantagem de oito pontos de um competidor, ou soma de seu voto com os votos dos juízes, em caso de empate da pontuação dos competidores.
Pode explicar ao chefe de tatame, à Comissão de Arbitragem ou Júri de Apelação, a base adotada para um julgamento feito, quando necessário.
Comunica-se com os outros oficiais e com os competidores, durante o combate, por meio de gestos previstos em regulamento, tais como os que correspondem a “yuko”, “waza-ari”, “ippon”, “shikkaku”, “hikiwake”.
Participa de seminários de arbitragem, de reuniões técnicas e de cursos relacionados à sua atuação profissional.
Estuda regras e regulamentos vigentes. Atualiza-se em relação às alterações das regras de arbitragem.
Mantém-se atualizado em relação às inovações e às tecnologias criadas ou adaptadas para o caratê.
Conserva os instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE AUXÍLIO À ARBITRAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EXERCÍCIOS FÍSICOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PSICOLOGIA ESPORTIVA | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LINGUAGEM GESTUAL DO CARATÊ | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DO CARATÊ | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | PROCESSO DECISÓRIO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | PLANEJAMENTO ALIMENTAR | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | CONDICIONAMENTO FÍSICO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | MODALIDADES ESPORTIVAS | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | REGRAS ESPORTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | RENDIMENTO ESPORTIVO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ARBITRAGEM DE COMPETIÇÕES DE CARATÊ | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ATRIBUIÇÕES E DEVERES DOS ÁRBITROS DE COMPETIÇÕES DE CARATÊ | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE CARATÊ | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPAMENTOS DE TRABALHO DO ÁRBITRO DE CARATÊ | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - INFRAESTRUTURA DOS GINÁSIOS PARA COMPETIÇÕES DE CARATÊ | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - REGRAS DE CARATÊ | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE CAMPEONATOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CARATÊ | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INOVAÇÃO NA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Árbitros desportivos os profissionais trabalham nas diversas modalidades esportivas, atuando em competições, torneios, jogos e eventos oficiais, em entidades esportivas, recreativas ou associativas, no ensino etc. A grande maioria dos profissionais é autônoma e podem acumular a função de árbitro esportivo com outra ocupação na área, como atleta, professor, microempresário do esporte etc. Seu trabalho costuma se dar em datas e horários irregulares, seguindo calendário de eventos do esporte a que se vinculam. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições climáticas adversas, em posições desconfortáveis por longos períodos, sob pressão psicológica.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família requerem diferentes níveis de escolaridade formal mínima, como o ensino fundamental e o ensino médio. A formação profissional pode se dar por meio de cursos de qualificação básicos, com cerca de duzentas horas de duração. A experiência profissional prévia desejável dos titulares varia entre mais de um e cinco anos, conforme a ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Comunicar-se;
- Manter condicionamento físico e psicológico;
- Demonstrar competências pessoais;
- Atender as solicitações da sua entidade;
- Examinar a infra- estrutura geral do evento;
- Participar de atividades de conhecimento e atualização de regras de arbitragem;
- Complementar a arbitragem;
- Observar postura condizente com atividade de Árbitro desportivo;
- Administrar a competição esportiva;
- Aplicar regras e regulamentos;
- Advertir verbalmente os atletas sobre possíveis punições;
- Demonstrar objetividade;
- Requerer dispensa de escala;
- Registrar os atletas participantes da competição;
- Demonstrar experiências acumuladas como competidor na modalidade;
- Preencher a súmula da competição;
- Atender as convocações de suas entidades;
- Informar a impossibilidade de atender a escala;
- Agir sempre que a interferência externa afete o bom andamento da competição;
- Preservar a consistência no transcorrer da competição;
- Estudar regras e regulamentos vigentes;
- Demonstrar conhecimento sobre os fundamentos da modalidade;
- Demonstrar bom senso;
- Demonstrar respeito pela hierarquia;
- Utilizar equipamentos visuais;
- Comparecer uniformizado aos locais de competição;
- Punir os atletas através de sinais e verbalização;
- Estabelecer comunicação com a equipe médica;
- Solicitar o impedimento do acesso de pessoas não autorizadas a área de competição;
- Comparecer pontualmente aos locais de competição;
- Reconhecer a presença do grupo de apoio;
- Averiguar as instalações;
- Informar verbalmente o tempo final da cpompetição;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Praticar a modalidade;
- Registrar as penalidades;
- Conduzir-se com imparcialidade durante a competição;
- Reprovar o local da competição;
- Averiguar as condições dos equipamentos da competição;
- Evidenciar periodicamente a sua capacitação física e mental antes da competição;
- Confirmar participação em eventos/ competição;
- Averiguar a presença de assistência médica;
- Demonstrar capacidade de concentração;
- Registrar a pontuação;
- Participar de estágios;
- Pontuar verbalmente os atletas sobre possíveis técnicas válidas;
- Delimitar a área de atuação da imprensa;
- Participar de reuniões técnicas;
- Averiguar as condições dos equipamentos de segurança;
- Demonstrar autocontrole emocional;
- Solicitar a retirada das pessoas não autorizadas na área de competição;
- Estabelecer comunicação com a equipe de segurança;
- Conscientizar- se das responsabilidades;
- Registrar as ocorrências não previstas durante a competição;
- Reciclar-se;
- Cadastrar-se na sua entidade;
- Solicitar a regularização dos equipamentos;
- Prevenir a integridade física dos atletas;
- Dominar regras e regulamentos em vigência;
- Evidenciar a sua capacitação física e mental durante a competição;
- Executar gestos/ sinais técnicos;
- Relatar as irregularidades nas instalações/ equipamentos;
- Orientar o procedimento de atuação do grupo de apoio;
- Comportar-se de forma ética quando atuante ou não nos eventos esportivos;
- Manter a sua capacitação física e mental após a competição;
- Autorizar a participação dos atletas;
- Padronizar a aplicação das regras para a competição;
- Reconhecer as funções dos componentes da equipe de arbitragem;
- Assistir a atuação de outros árbitros para aperfeiçoamento;
- Usar as plenas condições físicas e mentais no exercício da atividade;
- Evitar a sua atuação em competições que envolvam clubes/ atletas com os quais mantenha vínculos;
- Estabelecer comunicação com a equipe de apoio;
- Demonstrar personalidade;
- Respeitar a atuação dos componentes da equipe de arbitragem;
- Demonstrar autoridade;
- Aprovar o local da competição;
- Interpretar regras e regulamentos;
- Respeitar os participantes do evento;
- Autorizar a presença do grupo de apoio;
- Utilizar equipamentos sonoros;
- Decidir os casos não especificados nas regras/regulamentos;
- Registrar as substituições;
- Demonstrar capacidade de auto-crítica;
- Controlar a cronometragem;
- Informar a disponibilidade;
- Participar de cursos para promoção de categoria;
- Conferir a documentação dos atletas e da comissão técnica;
- Planificar a forma de atuação da equipe de arbitragem;
- Desenvolver visão periférica;
- Atuar em eventos de longa jornada;
- Examinar o local de competição;
- Controlar a substituição de atletas;
- Participar de cursos de arbitragem;
- Demonstrar idoneidade;
- Realizar provas teóricas e práticas de habilitação de arbitragem;
- Preservar a disciplina durante a competição;
- Fazer a chamada ou apresentação dos competidores;
- Fazer registro de atendimentos médicos;
- Tomar decisões durante a competição;
- Julgar as ações dos competidores;
- Respeitar os atletas;
- Enviar relatórios às suas entidades;
- Fiscalizar os procedimento técnicos de cada modalidade;
- Retirar escala periódica;
- Operar o placar eletrônico ou manual;
Profissões da Família Ocupacional
- Arbitro Desportivo
- Cronometrista (karatê)
- Juiz Auxiliar (karatê)
- Cronometrista de Pólo Aquático
- Cronometrista de Trinta e Cinco Segundos (poló Aquático)
- Juiz de Gol (poloaquático)
- Oficial de Arbitragem (poloaquático)
- Apontador (vôlei)
- Controlador de Líbero (vôlei)
- Juiz de Linha (vôlei)
Divisões de categorias profissionais do CBO 3772-35
CBO 3772-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de Árbitro de caratê que pertence ao grupo dos Árbitros desportivos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
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- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
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- Atletas, desportistas
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- Árbitros desportivos
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