CBO 3113-05 - Técnico em materiais, produtos cerâmicos e vidros
Entenda o que fazem os técnicos em materiais, produtos cerâmicos e vidros no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico em materiais, produtos cerâmicos e vidros e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico em materiais, produtos cerâmicos e vidros
Coordena processos de produção de materiais cerâmicos e vidros, elaborando programação das etapas de produção, definindo matérias-primas, monitorando o funcionamento de máquinas e equipamentos, checando variáveis no processo, e controlando o trabalho da equipe. Pode operar máquinas e equipamentos. Realiza ensaios físico-químicos para controle de qualidade de matéria-prima e produto. Desenvolve produtos e melhorias no processo produtivo. Presta assistência técnica a clientes. Supervisiona equipe de trabalho, planejando e realizando treinamentos. Registra informações técnicas e administrativas. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Calcula composição do produto e define quantidade de matérias-primas para a produção. Testa novas formulações, avaliando o material formulado. Avalia custos e benefícios das matérias-primas e qualifica fornecedores.
Supervisiona o processo de produção de materiais cerâmicos e vidros, considerando metas e organizando o fluxo de produção. Controla o processo de produção, coordenando equipes de trabalho, monitorando o funcionamento de máquinas e equipamentos, checando variáveis no processo e inspecionando a qualidade do produto intermediário e acabado da produção.
Pode operar máquinas e equipamentos industriais, interpretando manuais. Prepara e regula máquinas e equipamentos. Executa controle do produto.
Realiza ensaios físico-químicos para o controle de qualidade da matéria-prima e do produto acabado, coletando e preparando amostras, mantendo equipamentos calibrados e operando instrumentos de medição e controle. Executa ensaios e testes em matérias-primas e produtos, aplicando normas técnicas. Interpreta laudos de análises físico-químicas.
Desenvolve melhorias no processo de produção, avaliando as falhas existentes, analisando dados estatísticos, criando dispositivos para otimização da produção e adaptando leiautes. Identifica novas tecnologias que trazem melhorias e eficiência ao processo, justificando a necessidade de aquisição de novos sistemas, equipamentos e materiais.
Desenvolve produto, interpretando desenhos e projetos. Define as características do produto, dimensionando-o de acordo com normas técnicas. Adequa o produto ao processo produtivo ou adequa o processo de produção ao produto desenvolvido. Realiza prova industrial e estima o custo do produto.
Mantém-se atualizado na sua área tecnológica de atuação.
Presta assistência técnica, identificando defeitos no produto, interpretando dados da produção, solicitando ensaios de produtos acabados e solucionando os problemas técnicos, para atender clientes internos ou externos.
Planeja visitas técnicas, examinando a aplicação do produto e interpretando termos de garantia. Sugere substituição do produto ou indenização para cliente. Propõe melhorias no produto.
Registra informações técnicas e administrativas, descrevendo procedimentos operacionais e elaborando ficha técnica do produto. Emite laudos técnicos. Elabora relatórios, incluindo gráficos e fluxogramas.
Administra equipe de trabalho, participando da seleção do pessoal, distribuindo tarefas, definindo período de férias, e estabelecendo trocas de pessoal. Divulga normas e procedimentos para a equipe.
Supervisiona equipe de trabalho, avaliando seu desempenho e identificando a necessidade de treinamento. Planeja o desenvolvimento da equipe, definindo conteúdo programático, preparando material didático e organizando o local da programação. Realiza treinamentos operacionais e profere palestras técnicas, avaliando o desempenho dos participantes. Analisa o impacto do programa de desenvolvimento no desempenho da equipe.
Mantém os equipamentos em condições operacionais, monitorando seu funcionamento e providenciando manutenção corretiva e preventiva.
Inspeciona a limpeza e a organização do local de trabalho. Examina a limpeza, o acondicionamento e a conservação de ferramentas e instrumentos de trabalho.
Controla parâmetros de poluição ambiental. Monitora o descarte de resíduos, verificando a conformidade em relação às normas ambientais.
Zela pela segurança, identificando situações de risco e participando na elaboração, na implementação e na avaliação de ações corretivas. Orienta e supervisiona o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - CONCEITO E MEDIÇÃO DE GRANDEZAS FÍSICAS: TEMPERATURA, PRESSÃO, VAZÃO, NÍVEL, GRANDEZAS LINEARES, PH, VISCOSIDADE, OUTRAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ÁREA DE MATERIAIS CERÂMICOS E VIDROS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA AOS MATERIAIS CERÂMICOS E VIDROS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE LEIAUTE E FLUXOGRAMAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | GESTÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTOS TÉCNICOS: RELATÓRIOS, LAUDOS, PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS, ORDEM DE PRODUÇÃO, OUTROS | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO APLICADO À ÁREA DE MATERIAIS, CERÂMICA E VIDROS | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM BATELADA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | CONTROLE DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO-BENEFÍCIO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - TREINAMENTOS DE PESSOAS: LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO, ELABORAÇÃO DE TREINAMENTOS, REALIZAÇÃO DE TREINAMENTOS, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GESTÃO DA PRODUTIVIDADE | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GESTÃO DA QUALIDADE | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PAINÉIS DE CONTROLE | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DISTRIBUÍDO (SDCD) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ACABAMENTO DE CERÂMICA | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ACABAMENTO DE VIDRO | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PREPARAÇÃO DE PRODUÇÃO DE CERÂMICA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PREPARAÇÃO DE PRODUÇÃO DE VIDRO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PRODUÇÃO DE CERÂMICA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PRODUÇÃO DE CIMENTO | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PRODUÇÃO DE VIDRO NÃO-PLANO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PRODUÇÃO DE VIDRO PLANO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM CERÂMICA E VIDRO: PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, PREPARAÇÃO DA FORMULAÇÃO DO PRODUTO EM DESENVOLVIMENTO, ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE PRODUTO EM DESENVOLVIMENTO, VALIDAÇÃO DE PRODUTOS, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS CERÂMICOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE MINERALOGIA APLICADA AOS MATERIAIS CERÂMICOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO, PADRONIZAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO CERÂMICA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DE CERÂMICA E VIDROS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - ENSAIOS CERÂMICOS: INSPEÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS, ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS, ENSAIOS FÍSICO-MECÂNICOS, ENSAIOS QUÍMICOS, ENSAIOS TÉRMICOS, ENSAIOS REOLÓGICOS, ENSAIOS DE CERTIFICAÇÃO DE PROCESSOS E PRODUTOS CERÂMICOS, OUTROS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS DE LABORATÓRIO: BALANÇAS, MISTURADORES, VIDRARIAS, BICO DE BUNSEN, BANHO MARIA, CHAPA AQUECEDORA, CAPELA, AGITADORES, PENEIRAS DE ABERTURAS VARIADAS, AGITADOR DE PENEIRAS, TERMÔMETROS, DENSÍMETOS, PEAGÂMETRO, MICROSCÓPIO, VISCOSÍMETROS, OUTROS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA PRODUÇÃO DE CERÂMICAS E VIDROS: BALANÇAS, MOINHOS, MISTURADORES, EXTRUSORAS, PRENSAS, TORNOS CERÂMICOS, SECADORES, FORNOS PARA CERÂMICA, ESTEIRAS TRANSPORTADORAS, ESMALTADEIRA, MESA SERIGRÁFICA, OUTROS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATÉRIAS-PRIMAS NATURAIS DE INTERESSE CERÂMICO: ARGILAS, CAULINS, CALCÁRIOS, QUARTZO, FELDSPATOS, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | PROGRAMAÇÃO DA MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS APLICÁVEIS À ÁREA DA CERÂMICA, VIDROS E CIMENTO | 4 | 3 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NANOMATERIAIS E BIOMATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA: AVALIAÇÃO DE SOLICITAÇÕES DOS CLIENTES, PLANEJAMENTO DE VISITAS TÉCNICAS, APLICAÇÃO DO PRODUTO, TERMOS DE GARANTIA DO PRODUTO, MÉTODOS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NO PRODUTO, OUTROS | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam em indústrias de revestimentos cerâmicos, cimento, vidros em geral, extração de matérias-primas, insumos e equipamentos para a indústria cerâmica. São profissionais assalariados, com carteira assinada e trabalham organizados em equipes, sob supervisão ocasional. Algumas das atividades por eles exercidas podem estar sujeitas a ruídos, altas temperaturas, radiação e materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações exigem trabalhadores com formação técnica de nível médio nas áreas de cerâmica e/ ou vidro. Podem exercer plenamente a profissão após atingirem de três a quatro anos de experiência na área. Trabalham em linhas de produção contínua, em células de produção e, também, em plantas industriais e laboratórios de análise e pesquisa de empresas e institutos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- definir matérias-primas para produção;
- programar produção;
- desenvolver melhorias no processo de produção;
- registrar informações técnicas e administrativas;
- operar máquinas e equipamentos;
- desenvolver produtos;
- capacitar pessoas;
- supervisionar processo de produção;
- prestar assistência técnica;
- realizar ensaios físico-químicos;
- demonstrar competências pessoais;
- solucionar problemas técnicos junto a clientes internos e externos;
- comprovar necessidade de aquisição de novos equipamenos e materiais;
- descrever procedimentos operacionais;
- elaborar relatórios;
- avaliar desempenho dos participantes;
- atuar como facilitador e negociador;
- traçar objetivos e metas;
- definir conteúdo programático de cursos/treinamentos;
- tomar decisões;
- elaborar gráficos e fluxogramas;
- controlar parâmetros de poluição ambiental;
- solicitar ensaios de produtos acabados;
- analisar dados estatísticos;
- inspecionar qualidade do produto;
- exercer capacidade de autocrítica;
- avaliar custos e benefícios das matérias-primas;
- interpretar laudos de análises físico-químicas;
- demonstrar objetividade;
- preparar máquinas e equipamentos;
- enquadrar matérias-primas na formulação;
- propor substituição do produto ou indenização para cliente;
- monitorar funcionamento de máquinas e equipamentos;
- executar controle do produto;
- elaborar cronograma de produção;
- definir características do produto;
- adequar processo de produção ao produto desenvolvido;
- interagir com outros setores da fábrica;
- avaliar solicitação dos clientes;
- definir capacidade de produção;
- ajustar peças e acessórios;
- liderar equipes;
- preparar local para treinamento;
- qualificar fornecedores;
- interpretar termos de garantia do produto;
- realizar ajustes na programação da produção;
- planejar visitas técnicas;
- identificar necessidades de treinamento;
- proferir palestras técnicas;
- regular máquinas e equipamentos;
- checar variáveis no processo de produção;
- trabalhar em equipe;
- providenciar manutenção corretiva e preventiva;
- manter-se atualizado na profissão;
- interpretar dados e informações da produção;
- executar ensaios e teste em matérias-primas e produtos;
- operar instrumentos de medição e controle;
- preparar material didático;
- realizar treinamentos operacionais;
- realizar prova industrial;
- preparar amostras;
- examinar aplicação do produto;
- avaliar material formulado;
- coletar amostras;
- coordenar equipes de trabalho;
- manter equipamentos calibrados;
- zelar pela segurança;
- adaptar leiautes;
- identificar defeitos no produto;
- demonstrar criatividade;
- organizar fluxo de produção;
- distinguir falhas no processo;
- manter controle emocional;
- programar consumo de matéria-prima;
- propor melhorias no produto;
- comunicar-se de forma clara e objetiva;
- interpretar desenhos e projetos;
- aplicar normas técnicas;
- interpretar manuais de máquinas e equipamentos;
- avaliar informações do mercado;
- testar novas formulações;
- dimensionar produtos de acordo com normas técnicas;
- criar dispositivos para otimização da produção;
- avaliar capacidade de produção da fábrica;
- adequar produto ao processo produtivo;
- agir com ética profissional;
- identificar novas tecnologias;
- elaborar ficha técnica do produto;
- manter máquinas e equipamentos em condições de uso;
- assumir responsabilidades;
- manter assiduidade;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- emitir laudos técnicos;
- selecionar matérias-primas;
- calcular composição do produto;
- atuar como bom ouvinte;
- estimar custo do produto;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3113-05
CBO 3113-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico em materiais, produtos cerâmicos e vidros que pertence ao grupo dos técnicos em materiais, produtos cerâmicos e vidros, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
-
-
- Técnico em ciências físicas e químicas
-
-
-
-
- Técnicos em materiais, produtos cerâmicos e vidros
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.