CBO 3114-05 - Técnico em borracha - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em fabricação de produtos plásticos e de borracha

O profissional no cargo de Técnico em borracha CBO 3114-05 programa e supervisiona os processos de fabricação dos produtos de borracha natural e sintética, controlando a qualidade dos produtos intermediários e acabados Realiza ensaios físico-químicos de matérias-primas e produtos.

Desenvolve processos de produção e produtos de borracha Pode projetar ferramentas e dispositivos, em função do processo e do produto Presta assistência técnica a clientes.

Supervisiona equipe de trabalho, avaliando seu desempenho e promovendo programas de treinamento Desenvolve fornecedores de produtos e serviços Participa de ações dos sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3114-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em fabricação de produtos plásticos e de borracha que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em borracha, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em fabricação de produtos plásticos e de borracha CBO 3114-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3114-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em fabricação de produtos plásticos e de borracha.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico em borracha

O Técnico em borracha CBO 3114-05 elabora programação da fabricação de produtos de borracha, interagindo com setores do estabelecimento industrial para avaliar e definir a capacidade de produção Define o cronograma de produção e programa o consumo de matéria-prima.

Realiza ajustes na programação da produção, quando necessário.

Supervisiona o processo de fabricação de produtos de borracha natural e sintética, organizando o fluxo de produção e controlando o processo de mistura das matérias-primas Monitora parâmetros do processo e soluciona problemas da produção.

Aplica ferramentas estatísticas de controle de processo Otimiza parâmetros de processo e etapas de produção.

Inspeciona a qualidade dos produtos intermediários e acabados.

Controla estoques de produtos acabados Pode preparar, regular e operar máquinas e equipamentos industriais – inclusive para demonstração e orientação aos operadores - na fabricação de produtos de borracha.

Realiza ensaios físico-químicos, coletando e preparando amostras, mantendo equipamentos calibrados, operando instrumentos de medição e controle, e executando ensaios em matérias-primas e produtos intermediários e acabados.

Supervisiona equipe de trabalho, avaliando seu desempenho e identificando a necessidade de treinamento Desenvolve programação de treinamento e avalia o desempenho dos participantes Desenvolve produto, interpretando normas técnicas, desenhos e projetos.

Define as características do produto, adequando-o às necessidades do cliente e ao processo produtivo Identifica materiais e aplicações Desenvolve protótipo.

Avalia a viabilidade técnico-econômica do produto, otimizando custos Desenvolve processos de produção, definindo etapas de produção, avaliando condições de utilização de equipamentos e ferramental, aplicando ferramentas de melhoria e desenvolvimento de processo, e simulando processos, utilizando softwares de informática.

Define arranjo físico dos equipamentos e executa testes iniciais (“tryout”) de ferramentas Elabora documentação sobre parâmetros de processo Treina operadores de processo.

Pode projetar ferramentas e dispositivos, em função do processo e do produto Elabora ou interpreta desenho técnico e seleciona materiais para construção da ferramenta e dispositivo Aplica tecnologia de processos de usinagem.

Usa instrumentos de medição e aplica princípios de termologia Desenvolve fornecedores de produtos e serviços, avaliando seu potencial técnico, seu sistema produtivo e seu sistema de controle de qualidade, e prestando-lhes orientação e apoio técnico Acompanha o desempenho de atendimento dos fornecedores, estabelecendo prazo de entrega e verificando seu cumprimento.

Presta assistência técnica a clientes, avaliando suas solicitações e planejando visitas técnicas, para solucionar os problemas identificados Treina clientes no uso dos produtos adquiridos Realiza acompanhamento técnico do produto no campo, coletando informações sobre problemas apontados pelos clientes Elabora relatórios técnicos, propondo melhorias no produto a partir das informações obtidas Participa das ações do sistema de gestão da qualidade, elaborando e implementando procedimentos e aplicando ferramentas do sistema da qualidade.

Levanta e registra dados de avaliação do nível de satisfação do cliente Controla documentação do sistema Participa das ações do sistema de gestão ambiental, aplicando os procedimentos para atendimento às normas ambientais Colabora com a avaliação dos impactos ambientais da atividade de produção Define materiais para reciclagem Monitora o descarte de resíduos, de acordo com diretrizes de preservação ambiental Mantém-se atualizado na sua área tecnológica de atuação Monitora a organização e a limpeza do local de trabalho Providencia serviços de manutenção corretiva e preventiva de máquinas e equipamentos Zela pela segurança no trabalho, utilizando e orientando o uso de equipamentos de proteção coletiva e individual Participa da elaboração do mapa de risco Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3114-05 deve demonstrar competências pessoais, desenvolver processos de produção, integrar-se ao sistema de gestão ambiental, projetar ferramentas e dispositivos, realizar atendimento ao cliente, desenvolver produtos, integrar-se ao sistema de gestão da qualidade, desenvolver fornecedores de produtos e serviços, trabalhar com segurança, acompanhar sistema de produção.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em fabricação de produtos plásticos e de borracha os trabalhadores atuam predominantemente em indústrias de fabricação de artigos de borracha e plástico, empresas de produtos têxteis, químicos e de fabricação de máquinas e equipamentos. Podem, também, atuar em laboratórios de universidades e institutos de pesquisa. Normalmente se organizam por equipes ou times de produção, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados por rodízio de turnos. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos intensos e materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3114-05

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação técnica de nível médio específico na área de borracha e/ ou plástico. Esses trabalhadores são bastante requisitados para auxiliar profissionais de nível superior, na criação e desenvolvimento de produtos e no dimensionamento das necessidades de instalação de plantas industriais. O desempenho como técnico titular ocorre normalmente entre três a quatro anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Técnico em borracha CBO 3114-05

Um Técnico em borracha (ou sinônimo) deve interpretar normas de gestão ambiental, relacionar-se com outras pessoas, realizar análises de materiais e produto, trabalhar em equipe, aplicar ferramentas de melhoria contínua da qualidade, conciliar idéias com o grupo, revisar procedimentos do sistema, implantar o sistema de gestão da qualidade, dominar o processo produtivo, buscar atualização e autodesenvolvimento profissional, simular processos utilizando aplicativos - softwares de informática, elaborar procedimentos do sistema da qualidade, participar de auditorias internas e externas, instalar produtos adquiridos pelo cliente, interpretar textos em outros idiomas, acompanhar o desempenho de atendimento do fornecedor, otimizar custos, interpretar desenho técnico, executar testes iniciais - try-out de ferramentas, auto avaliar-se, desenvolver parcerias, realizar assistencia técnica, atuar como facilitador e negociador, aplicar tecnologia de processos de usinagem, solucionar problemas de produção, definir arranjo físico dos equipamentos, identificar riscos no local de trabalho, manter canal de comunicação com fornecedor, selecionar materiais para construção da ferramenta e dispositivo, orientar sobre as conseqüências dos atos inseguros, aplicar ferramentas de melhoria e desenvolvimento de processo, desenvolver, com o cliente, novos produtos, assessorar clientes prestando serviços técnicos, definir processo de junção plástico e plástico, orientar fornecedor, levantar dados sobre satisfação do cliente, interpretar normas técnicas, desenvolver protótipos, elaborar relatórios técnicos, estabelecer prazo de entrega, identificar materiais e aplicações, aplicar os procedimentos definidos nas normas, selecionar equipamentos e ferramental, estabelecer parâmetros técnicos das reações físico-químicas, utilizar equipamento de combate a incêndio, utilizar ferramentas de melhoria na condição de trabalho, coletar informações sobre problemas do cliente para a empresa solucionar, demonstrar equilíbrio emocional, implementar açoes preventivas e corretivas, dominar equipamento e ferramental, manter canal de comunicação com o cliente, utilizar instrumentos de medição, aplicar documentação sobre plano de controle, avaliar potencial técnico do fornecedor, atuar de forma pro-ativa, definir o processo de mistura da matéria-prima, demonstrar receptividade, comunicar-se, demonstrar auto-crítica, selecionar fornecedores alternativos, treinar operadores de processo, propor alternativas de reaproveitamento de materiais, aplicar normas de segurança na empresa, aplicar especificações e procedimentos de formulação, avaliar o controle de qualidade do fornecedor, definir viabilidade técnico-econômica, desenvolver consciência de reciclagem, orientar tecnicamente o fornecedor, aplicar técnicas de automação, demonstrar capacidade de administrar, monitorar parâmetros de processo, definir os materiais para reciclagem, aplicar princípios de termologia, proporcionar meios de comunicação permanente com o fornecedor, participar da elaboração do mapa de risco, avaliar condições de utilização de equipamentos e ferramental, utilizar equipamentos de proteção coletiva e individual, definir etapas de produção, selecionar equipamentos e processos, priorizando as tecnologias limpas, aplicar ferramentas estatísticas de controle de processo, elaborar documentação sobre plano de controle, desenvolver atividades para preservar o meio- ambiente, coletar informaçoes sobre sistema produtivo da empresa - cliente, realizar acompanhamento técnico do produto no campo, manter sigilo em relação as informações da empresa, elaborar documentação sobre parâmetros de processo, definir a viabilidade técnico-econômica, apoiar tecnicamente o fornecedor, levantar sistema produtivo do fornecedor, orientar pessoas, interpretar normas do sistema de qualidade, adequar o produto às necessidades do cliente, conscientizar-se de sua importância na empresa, identificar problemas do cliente, definir tempos e métodos, aplicando cronoanálise, prestar primeiros socorros, controlar o processo de mistura da matéria-prima, utilizar ferramentas de informática aplicadas ao projeto, exercer a liderança situacional, disponibilizar equipamento e ferramental para o atendimento, registrar satisfação do cliente, controlar documentação do sistema, aplicar metodologias de análise e ferramentas de informática, solucionar problemas do cliente, otimizar parâmetros de processo e etapas de produção, treinar cliente, elaborar desenho técnico, colaborar com a avaliação dos impactos ambientais da atividade, definir a ferramenta em função do processo e do produto, avaliar o nível de satisfação do cliente.

Cargos e salários CBO 3114-05 - Técnicos em fabricação de produtos plásticos e de borracha

Salário Técnico em Borracha

Técnico em Borracha: Brasil

  • 1.184
  • Brasil
  • 2.192 - 4.078
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Borracha CBO 3114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 4.078 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.184 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3114-05.
Salário Técnico de Processos (borracha)

Técnico de Processos (borracha): Brasil

  • 1.184
  • Brasil
  • 2.192 - 4.078
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Processos (borracha) CBO 3114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 4.078 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.184 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3114-05.
Salário Técnico em Injeção (borracha)

Técnico em Injeção (borracha): Brasil

  • 1.184
  • Brasil
  • 2.192 - 4.078
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Injeção (borracha) CBO 3114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 4.078 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.184 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3114-05.
Salário Técnico em Laboratório (borracha)

Técnico em Laboratório (borracha): Brasil

  • 1.184
  • Brasil
  • 2.192 - 4.078
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Laboratório (borracha) CBO 3114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 4.078 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.184 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3114-05.
Salário Técnico Químico em Borracha

Técnico Químico em Borracha: Brasil

  • 1.184
  • Brasil
  • 2.192 - 4.078
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico Químico em Borracha CBO 3114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 4.078 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.184 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3114-05.
Salário Técnico em Borracha Franca

Técnico em Borracha: Franca, SP

  • 212
  • Franca, SP
  • 2.047 - 2.744
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Borracha CBO 3114-05 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 2.047 e 2.744 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 212 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3114-05.
Salário Técnico de Processos (borracha)

Técnico de Processos (borracha): São Paulo

  • 563
  • São Paulo
  • 2.380 - 4.013
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Processos (borracha) CBO 3114-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.380 e 4.013 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 563 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3114-05.