CBO 2515-10 - Psicólogos e psicanalistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2515-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogos e psicanalistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Psicólogos e psicanalistas CBO 2515-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Psicólogos e psicanalistas.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
Funções
educar indivíduos, grupos e instituições, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, avaliar comportamentos psíquicos, demonstrar competências pessoais, desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, participar de atividades para divulgação profissional, orientar indivíduos, grupos e instituições, realizar tarefas administrativas, coordenar equipes e atividades.
Atividades
participar de entidades de classe, investigar o psiquismo humano, pesquisar bibliografia, padronizar testes, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, supervisionar profissionais da área e áreas afins, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, planejar as atividades da equipe, escolher o instrumento de avaliação, prover suporte emocional, trabalhar a dinâmica da equipe, elaborar pareceres, laudos e perícias, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, elaborar projetos, ouvir ativamente - saber ouvir, elaborar processo de alta, construir instrumentos de pesquisa, definir metodologias de ação, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico, demonstrar capacidade de observação, fornecer subsídios a elaboração de legislação, demonstrar habilidade de questionar, providenciar aquisição de material técnico, elaborar diagnósticos, elucidar conflitos e questões, capacitar profissionais, analisar dados, publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, organizar eventos, trabalhar em equipe, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, aconselhar pessoas, grupos e famílias, preencher formulários e cadastro, manter sigilo profissional, investigar pessoas, situações e problemas, coordenar grupos de estudo, programar atividades, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, prestar consultoria/assessoria, acompanhar a evolução da intervenção, auxiliar na formulação de políticas públicas, entrevistar pessoas, levantar dados pertinentes, acompanhar impactos de intervenções, avaliar a execução das ações, respeitar os limites de atuação, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, formar especialistas da área, promover integração psíquica, supervisionar estagiários da área e áreas afins, realizar acompanhamento terapêutico, participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios, mediar conflitos, organizar prontuários, coletar dados, participar de plantão técnico, ministrar aulas, cursos e palestras, investigar comportamento animal, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, apresentar estudos de caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, facilitar grupos, promover desenvolvimento das relações interpessoais, dar devolutiva, reabilitar aspectos corporais, orientar mudança de comportamento, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, respeitar valores e crenças dos clientes, tornar consciente o inconsciente, promover desenvolvimento da percepção interna - insight, analisar resultados de instrumentos de avaliação, acompanhar resultados de projetos, orientar sobre programas de saúde pública, realizar orientação vocacional, participar de palestras, debates e entrevistas, identificar recursos da comunidade, acompanhar a evolução do caso, visitar domicílios, visitar instituições e equipamentos sociais, organizar dados, convocar pessoas, estudar casos, agendar atendimentos, sistematizar informações, fazer levantamentos estatísticos, distribuir tarefas a equipe, elaborar manuais, avaliar resultados, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, triar casos, coordenar reuniões, observar pessoas e situações, desenvolver cursos para grupos específicos, definir problema e objetivos, realizar encaminhamento, estabelecer parâmetros de pesquisa, avaliar propostas e projetos, propor intervenções, participar de comissões técnicas, interpretar conflitos e questões, participar de conselhos municipais, estaduais e federais.