CBO 2515-05 - Psicólogo educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos psicólogos e psicanalistas
O profissional no cargo de Psicólogo educacional CBO 2515-05 Estuda, avalia e intervém no comportamento humano no contexto da educação visando o desenvolvimento dos alunos, professores e demais agentes do processo escolar, a melhoria da adaptação dos indivíduos e a promoção do bem-estar e da excelência acadêmica Realiza intervenções em relação às necessidades educacionais dos alunos, aconselhamento profissional e vocacional, ações preventivas, formação e aconselhamento familiar e intervenções socioeducativas.
Orienta estudantes e professores sobre temas relevantes como bullying, drogas e relacionamento familiar Diagnostica e avalia distúrbios emocionais e de adaptação social, necessidades especiais na aprendizagem e no rendimento escolar Elucida conflitos e questões relacionadas ao processo educacional, investigando os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal.
Pode realizar pesquisas na área da psicologia educacional
CBO 2515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogos e psicanalistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Psicólogo educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Psicólogos e psicanalistas CBO 2515-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Psicólogos e psicanalistas.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Psicólogo educacional
O Psicólogo educacional CBO 2515-05 registra resultados de testes de desempenho dos alunos, informações obtidas com a equipe escolar e com a família, para estudar, elaborar e implementar estratégias e intervenções, bem como avaliar a necessidade de atendimentos especiais a alunos e membros da equipe escolar Encaminha alunos para atendimento médico especializado, quando for o caso.
Desenvolve planos e programas para atendimento de alunos especiais.
Relata, às autoridades competentes, casos de abuso, negligência ou abuso infantil Articula-se com o professor de educação física para a elaboração de programas de desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sensoriais, por faixa de idade do alunado.
Avalia comportamentos psicológicos no contexto educacional, fazendo a triagem dos casos, entrevistando pessoas, coletando dados, observando pessoas e situações Elabora diagnósticos e realiza devolutiva dos casos, mantendo sigilo profissional.
Investiga pessoas, situações e problemas, selecionando e aplicando instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.
Analisa indivíduos, grupos da equipe escolar, disponibilizando espaço para acolhimento, provendo suporte emocional, proporcionando criação de vínculo aluno-psicólogo, interpretando, mediando e elucidando conflitos e questões Promove o desenvolvimento das relações interpessoais e da percepção interna (insight).
Realiza trabalhos de estimulação (psicomotora, psicológica e neuropsicológica), reabilitando aspectos cognitivos e psicomotores.
Orienta indivíduos, grupos da equipe escolar, propondo intervenções, informando sobre desenvolvimento psicológico, orientando mudanças de comportamento, aconselhando pessoas, grupos e famílias, realizando orientação vocacional Orienta sobre programas de saúde pública, realizando encaminhamentos necessários Realiza acompanhamento de alunos, acompanhando a evolução dos casos e os impactos das intervenções realizadas, acompanhando resultados de projetos educacionais, visitando domicílios, instituições e equipamentos sociais.
Promove a educação de indivíduos e grupos, ministrando aulas, cursos e palestras, estudando e apresentando estudos de caso, providenciando recursos para desenvolver aspectos cognitivos e avaliar resultados de projetos educativos Supervisiona estagiários da área da psicologia educacional e áreas afins Coordena grupos de estudo para a formação de especialistas na área, capacitando profissionais e desenvolvendo cursos para grupos específicos.
Desenvolve pesquisas experimentais e teóricas na área da psicologia educacional Elabora projeto de pesquisa, definindo o problema e os objetivos, pesquisando bibliografia, definindo metodologias, estabelecendo parâmetros e instrumentos de pesquisa e providenciando os termos de consentimento livre e esclarecido.
Padroniza testes, coleta, organiza e analisa dados Elabora conclusões e organiza a memória documental da pesquisa Coordena equipes e atividades, planejando e programando as atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, organizando eventos, providenciando recursos necessários, avaliando propostas e projetos, avaliando a execução das ações.
Pode prestar consultoria e assessoria Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios Publica artigos, ensaios, livros científicos e notas técnicas.
Pode participar de comissões técnicas, conselhos municipais, estaduais e federais, entidades de classe, fornecendo subsídios a estratégias e políticas organizacionais e subsídios à elaboração de legislação pertinente Realiza tarefas administrativas, agendando atendimentos, preenchendo formulários e cadastro, organizando prontuários, sistematizando informações, elaborando instrumentos de avaliação administrativa, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando pareceres, laudos e perícias, providenciando aquisição de material técnico necessário às atividades.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2515-05 deve orientar indivíduos, grupos e instituições, coordenar equipes e atividades, realizar tarefas administrativas, avaliar comportamentos psíquicos, desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, educar indivíduos, grupos e instituições, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, participar de atividades para divulgação profissional, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2515-05
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Atividades exercidas por um Psicólogo educacional CBO 2515-05
Um Psicólogo educacional (ou sinônimo) deve demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, participar de entidades de classe, levantar dados pertinentes, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, coordenar reuniões, organizar prontuários, analisar dados, investigar o psiquismo humano, demonstrar habilidade de questionar, observar pessoas e situações, interpretar conflitos e questões, visitar domicílios, desenvolver cursos para grupos específicos, participar de comissões técnicas, apresentar estudos de caso, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico, aconselhar pessoas, grupos e famílias, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, elaborar processo de alta, escolher o instrumento de avaliação, agendar atendimentos, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, fazer levantamentos estatísticos, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, orientar mudança de comportamento, supervisionar profissionais da área e áreas afins, acompanhar impactos de intervenções, participar de palestras, debates e entrevistas, respeitar os limites de atuação, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios, acompanhar a evolução da intervenção, visitar instituições e equipamentos sociais, propor intervenções, elaborar manuais, padronizar testes, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, definir metodologias de ação, acompanhar resultados de projetos, acompanhar egressos de tratamento, supervisionar estagiários da área e áreas afins, construir instrumentos de pesquisa, avaliar resultados, mediar conflitos, entrevistar pessoas, acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça, pesquisar bibliografia, realizar acompanhamento terapêutico, elaborar pareceres, laudos e perícias, programar atividades, realizar trabalhos de estimulação - psicomotora, psicológica, neuropsicológica e energética, planejar as atividades da equipe, estabelecer parâmetros de pesquisa, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, definir problema e objetivos, investigar pessoas, situações e problemas, coletar dados, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, capacitar profissionais, demonstrar capacidade de observação, coordenar grupos de estudo, respeitar valores e crenças dos clientes, fornecer subsídios a elaboração de legislação, promover desenvolvimento da percepção interna - insight, publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas, distribuir tarefas a equipe, orientar sobre programas de saúde pública, triar casos, preencher formulários e cadastro, ministrar aulas, cursos e palestras, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, elaborar diagnósticos, prover suporte emocional, analisar resultados de instrumentos de avaliação, sistematizar informações, realizar encaminhamento, elaborar projetos, organizar dados, facilitar grupos, avaliar a execução das ações, estudar casos, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, prestar consultoria/assessoria, formar especialistas da área, manter sigilo profissional, promover desenvolvimento das relações interpessoais, elucidar conflitos e questões, acompanhar a evolução do caso, avaliar propostas e projetos, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, organizar eventos, trabalhar a dinâmica da equipe, reabilitar aspectos psicomotores, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, providenciar aquisição de material técnico, auxiliar na formulação de políticas públicas, dar devolutiva, desenvolver projetos educativos, ouvir ativamente - saber ouvir, identificar recursos da comunidade, trabalhar em equipe, reabilitar aspectos cognitivos, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, convocar pessoas.