CBO 2515-05 - Psicólogo educacional
Entenda o que fazem os psicólogos e psicanalistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Psicólogo educacional e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Psicólogo educacional
Estuda, avalia e intervém no comportamento humano em contexto de educação, visando o desenvolvimento dos alunos e o aperfeiçoamento do desempenho de professores e demais agentes do processo escolar. Colabora com equipe técnico-pedagógica no desenvolvimento e na implementação de projeto pedagógico e procedimentos educacionais. Propõe, aos professores, aplicação de conhecimentos de desenvolvimento emocional, cognitivo e social para melhoria do rendimento escolar dos alunos. Busca promover a qualidade de vida da comunidade escolar, propiciando o acesso à atenção psicossocial, participando da promoção da saúde mental, e enfrentando preconceitos e violência na escola ou em outros espaços de educação. Desenvolve pesquisa na área da psicologia educacional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Colabora com equipe técnico-pedagógica no desenvolvimento e na implementação de projeto pedagógico e procedimentos educacionais. Fornece subsídios para a formulação de planos escolares, utilizando métodos, técnicas e instrumentos da psicologia educacional.
Propõe intervenções psicológicas em processos de ensino-aprendizagem - de acordo com características de professores e alunos -, aplicando conhecimentos de desenvolvimento emocional, cognitivo e social, para contribuir na melhoria do rendimento escolar dos alunos.
Contribui com a promoção dos processos de aprendizagem, buscando, de forma articulada com outros profissionais, garantir o direito à inclusão escolar de todas as crianças e de todos os adolescentes.
Promove, por meio de atividades específicas, o desenvolvimento afetivo dos alunos, considerando as relações interpessoais no âmbito da instituição de ensino, da família e da comunidade.
Elabora, de forma articulada com professores e equipe técnico-pedagógica, procedimentos educacionais adequados à individualidade de alunos. Discute orientações a serem compartilhadas com alunos a respeito de temas relevantes, como “bullying”, drogas e relacionamento familiar.
Pode articular-se com professores de educação física para a elaboração de programas de desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sensoriais, por faixa de idade do alunado.
Oferece programas de orientação e de escolha profissional.
Realiza acompanhamento de alunos, monitorando a evolução dos casos e os impactos das intervenções realizadas. Analisa resultados de projetos educacionais desenvolvidos junto com outros profissionais.
Analisa situações e problemas de ensino expostos pela equipe docente, propondo desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, programas de desenvolvimento de habilidades sociais, entre outras soluções. Interpreta, faz mediação e soluciona conflitos. Propõe intervenções, informando sobre desenvolvimento psicológico e orientando mudanças de comportamento.
Busca promover a qualidade de vida da comunidade escolar (alunos, professores e outros profissionais que atuam na escola, e pais ou responsáveis pelos alunos), a partir do conhecimento psicológico. Participa da promoção da saúde mental da comunidade escolar. Atua em equipe multidisciplinar para propiciar, aos integrantes da comunidade escolar, o acesso à atenção psicossocial. Participa nas ações e nos projetos de enfrentamento dos preconceitos e da violência na escola ou em outros espaços de educação, orientando as equipes escolares na realização de ações que auxiliem na integração de família, alunado e escola.
Atua de forma articulada com profissionais de serviço social e de saúde para identificar e relatar, às autoridades competentes, casos de negligência no cuidado de criança ou abuso infantil.
Orienta sobre programas de saúde pública, realizando encaminhamentos necessários.
Pode prestar consultoria e assessoria. Elabora pareceres técnicos.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação, acompanhando inovações e novas tecnologias adotadas.
Promove a educação de indivíduos e grupos, ministrando aulas e proferindo palestras. Avalia os resultados do projeto educativo. Supervisiona estagiários. Coordena grupos de estudo para a formação de especialistas na área.
Desenvolve pesquisa na área da psicologia educacional. Prepara projeto de pesquisa, definindo o problema e os objetivos. Executa a pesquisa, analisa resultados e elabora conclusões. Pode apresentar informações sobre a pesquisa realizada em artigos, congressos, seminários e simpósios.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) RELAÇÕES DE DESIGUALDADE, DE OPRESSÃO E/OU DE EXPLORAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, DE CLASSE, DE GÊNERO E DE ORIENTAÇÃO SEXUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TERRITÓRIOS, SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | HISTÓRIA, TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | METODOLOGIA, INSTRUMENTAÇÃO E EQUIPAMENTO EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO ESTATÍSTICO, MATEMÁTICO E COMPUTACIONAL EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ESTADOS SUBJETIVOS E EMOÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMÓRIA E MOTIVAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA EXPERIMENTAL) ANÁLISE DA PERCEPÇÃO, DA EXPRESSÃO VERBAL E GRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PSICO-FISIOLÓGICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOBIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) PSICOPATOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE E RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO ESCOLAR | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) INTELIGÊNCIA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA COGNITIVA) ASPECTOS GERAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA COGNITIVA) COGNIÇÃO, NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA COGNITIVA) PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO MOTOR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA COGNITIVA) TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA: A ÓTICA PIAGETIANA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO DE PESSOAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) BASES HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) BASES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E A EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PROBLEMAS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PROJETOS DE INCLUSÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESVIOS DA CONDUTA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROGRAMAS DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) ESCUTA, ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS DAS TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: PSICANÁLISE, ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL, TERAPIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS, OUTRAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NEUROPSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS CLÍNICOS EM PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS EDUCATIVOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOFARMACOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ALFABETIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E EJA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CONFLITOS E DESAFIOS DO CONTEXTO DA ESCOLA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ENSINO A DISTÂNCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PERFIL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO VOCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS: TEXTO CIENTÍFICO, ARTIGOS, PARECER, LAUDOS, PROCEDIMENTOS, MANUAIS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 2 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 2 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.Exigências do mercado de trabalho
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- avaliar comportamentos psíquicos;
- educar indivíduos, grupos e instituições;
- orientar indivíduos, grupos e instituições;
- participar de atividades para divulgação profissional;
- acompanhar indivíduos, grupos e instituições;
- realizar tarefas administrativas;
- desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas;
- coordenar equipes e atividades;
- analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições;
- demonstrar competências pessoais;
- levantar dados pertinentes;
- propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos;
- acompanhar egressos de tratamento;
- propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta;
- investigar o psiquismo humano;
- organizar dados;
- investigar o comportamento individual, grupal e institucional;
- publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas;
- manter sigilo profissional;
- providenciar aquisição de material técnico;
- elaborar projetos;
- coordenar grupos de estudo;
- demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
- acompanhar a evolução do caso;
- demonstrar capacidade de observação;
- orientar sobre programas de saúde pública;
- participar de conselhos municipais, estaduais e federais;
- analisar dados;
- acompanhar resultados de projetos;
- padronizar testes;
- agendar atendimentos;
- demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
- coletar dados;
- promover desenvolvimento das relações interpessoais;
- realizar trabalhos de estimulação - psicomotora, psicológica, neuropsicológica e energética;
- elaborar pareceres, laudos e perícias;
- programar atividades;
- prestar consultoria/assessoria;
- fornecer subsídios a elaboração de legislação;
- demonstrar habilidade de questionar;
- reabilitar aspectos psicomotores;
- ouvir ativamente - saber ouvir;
- definir problema e objetivos;
- identificar recursos da comunidade;
- analisar resultados de instrumentos de avaliação;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- organizar eventos;
- mensurar resultados de instrumentos de avaliação;
- sistematizar informações;
- participar de palestras, debates e entrevistas;
- prover suporte emocional;
- coordenar reuniões;
- observar pessoas e situações;
- trabalhar a dinâmica da equipe;
- realizar encaminhamento;
- construir instrumentos de pesquisa;
- participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios;
- acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça;
- supervisionar profissionais da área e áreas afins;
- visitar instituições e equipamentos sociais;
- visitar domicílios;
- formar especialistas da área;
- informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano;
- definir metodologias de ação;
- elaborar manuais;
- supervisionar estagiários da área e áreas afins;
- organizar prontuários;
- trabalhar em equipe;
- propor intervenções;
- desenvolver projetos educativos;
- realizar acompanhamento terapêutico;
- planejar as atividades da equipe;
- investigar pessoas, situações e problemas;
- elaborar instrumentos de avaliação administrativa;
- promover desenvolvimento da percepção interna - insight;
- aconselhar pessoas, grupos e famílias;
- convocar pessoas;
- elaborar diagnósticos;
- mediar conflitos;
- pesquisar bibliografia;
- reabilitar aspectos cognitivos;
- distribuir tarefas a equipe;
- escolher o instrumento de avaliação;
- avaliar propostas e projetos;
- propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico;
- aplicar instrumentos e métodos de avaliação;
- orientar mudança de comportamento;
- avaliar a execução das ações;
- preencher formulários e cadastro;
- dar devolutiva;
- participar de entidades de classe;
- demonstrar interesse pela pessoa/ser humano;
- apresentar estudos de caso;
- estabelecer parâmetros de pesquisa;
- desenvolver cursos para grupos específicos;
- estudar casos;
- acompanhar impactos de intervenções;
- elaborar processo de alta;
- avaliar resultados;
- respeitar valores e crenças dos clientes;
- acompanhar a evolução da intervenção;
- auxiliar na formulação de políticas públicas;
- interpretar conflitos e questões;
- ministrar aulas, cursos e palestras;
- elucidar conflitos e questões;
- facilitar grupos;
- entrevistar pessoas;
- respeitar os limites de atuação;
- fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais;
- capacitar profissionais;
- triar casos;
- fazer levantamentos estatísticos;
- acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização;
- participar de comissões técnicas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-05
CBO 2515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogo educacional que pertence ao grupo dos psicólogos e psicanalistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências sociais e humanas
-
-
- Cientistas sociais, psicólogos
-
-
-
-
- Psicólogos e psicanalistas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2515-05 - Psicólogos e psicanalistas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 251505 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Psicólogos e psicanalistas em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2515-05 | Psicólogo da Educação | Campinas, SP | 29h | 64 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | Brasília, DF | 31h | 1.121 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | Paraná | 28h | 482 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Campinas, SP | 29h | 64 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Porto Alegre, RS | 28h | 85 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Brasília, DF | 31h | 1.121 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | São Paulo, SP | 38h | 480 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | Fortaleza, CE | 34h | 196 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Curitiba, PR | 32h | 108 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Brasil | 32h | 6.028 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Pernambuco | 32h | 198 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Campinas, SP | 29h | 64 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Recife, PE | 30h | 86 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Curitiba, PR | 32h | 108 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Brasil | 32h | 6.028 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Minas Gerais | 32h | 561 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | São Paulo, SP | 38h | 480 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Paraná | 28h | 482 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | Brasil | 32h | 6.028 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Minas Gerais | 32h | 561 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | São Paulo | 33h | 1.410 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Belo Horizonte, MG | 34h | 94 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Rio de Janeiro, RJ | 31h | 167 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Paraná | 28h | 482 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | São Paulo | 33h | 1.410 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Rio de Janeiro, RJ | 31h | 167 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | São Paulo, SP | 38h | 480 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Distrito Federal | 31h | 1.121 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Brasília, DF | 31h | 1.121 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Guarulhos, SP | 32h | 21 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Distrito Federal | 31h | 1.121 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | Belo Horizonte, MG | 34h | 94 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | São Paulo | 33h | 1.410 | |
2515-05 | Psicólogo Educacional | Porto Alegre, RS | 28h | 85 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | Rio de Janeiro, RJ | 31h | 167 | |
2515-05 | Psicólogo Escolar | Belo Horizonte, MG | 34h | 94 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | Porto Alegre, RS | 28h | 85 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | Recife, PE | 30h | 86 | |
2515-05 | Psicólogo da Educação | Minas Gerais | 32h | 561 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |