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CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-05 deve viabilizar trabalho coletivo, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, saber ouvir, pesquisar práticas educativas, articular ação da escola com outras instituições, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, acompanhar trajetória escolar do aluno, contextualizar historicamente a escola, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, planejar reuniões com equipes de trabalho, assessorar trabalho docente, estruturar os tempos pedagógicos, participar das avaliações externas, propor mudanças no projeto pedagógico, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, analisar desempenho das classes, demonstrar criatividade, observar desempenho das classes, traçar metas educacionais, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, elaborar relatórios, administrar recursos de trabalho, construir instrumentos de avaliação, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, avaliar implementação de projetos educacionais, avaliar desempenho profissional dos educadores, participar da avaliação proposta pela instituição, publicar experiências pedagógicas, verificar cumprimento das metas, promover cursos, oficinas e orientação técnica, equalizar informações, demonstrar pró-atividade, avaliar desempenho das classes/turmas, criar mecanismos de participação/interação, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, organizar encontros, congressos e seminários, detectar problemas educacionais, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, observar processo de trabalho no contexto escolar, administrar tempo, divulgar experiências pedagógicas, traçar objetivos educacionais, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, divulgar resultados de avaliação, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, avaliar instituição escolar, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, dimensionar os problemas, acompanhar produção dos alunos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, realizar entrevistas, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, organizar encontro de educandos, estimular participação dos diferentes sujeitos, construir sistema de avaliação, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, emitir pareceres, elaborar textos de orientação, organizar grupos de estudos, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, respeitar as diversidades, promover trocas de experiências, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, fornecer subsídios teóricos, selecionar bibliografia, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, demonstrar capacidade de observação, administrar conflitos, criar espaços de participação/interação, atuar em conselhos de classe e de escola, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, demonstrar flexibilidade, produzir material de apoio pedagógico, saber integrar as informações, participar de cursos, seminários e congressos, levantar necessidades educacionais e sociais, planejar ações de operacionalização, intervir na aplicação de medidas disciplinares, organizar reuniões com equipes de trabalho, administrar demanda por vagas, formar equipes de trabalho, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, selecionar referencial teórico-científico, propor soluções para problemas educacionais detectados, divulgar deliberações, caracterizar perfil dos alunos, compreender o contexto.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries

Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries: Brasil

O profissional no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.960 e 8.980 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 33.115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Auxiliar de Curso

Coordenador Auxiliar de Curso: Brasil

O profissional no cargo de Coordenador Auxiliar de Curso CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.960 e 8.980 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 33.115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Disciplina e Área de Estudo

Coordenador de Disciplina e Área de Estudo: Brasil

O profissional no cargo de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.761 e 8.304 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 32.787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: Brasil

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.761 e 8.304 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 32.787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Brasil

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.761 e 8.304 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 32.787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Brasil

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.960 e 8.980 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 33.115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Maranhão

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Maranhão, ganha entre 3.165 e 6.851 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 506 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Brasília

Coordenador Pedagógico: Brasília, DF

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 4.449 e 9.553 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 895 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico São Gonçalo

Coordenador Pedagógico: São Gonçalo, RJ

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em São Gonçalo - RJ, ganha entre 2.264 e 4.174 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 99 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Belo Horizonte

Coordenador Pedagógico: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 4.381 e 9.331 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 982 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Camaçari

Coordenador Pedagógico: Camaçari, BA

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Camaçari - BA, ganha entre 3.517 e 7.875 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 59 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Jaboatão dos Guararapes

Coordenador Pedagógico: Jaboatão dos Guararapes, PE

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Jaboatão dos Guararapes - PE, ganha entre 2.438 e 5.047 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 133 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Distrito Federal

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 4.344 e 9.239 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 920 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Curitiba

Coordenador Pedagógico: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 4.125 e 9.037 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 735 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Florianópolis

Coordenador Pedagógico: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.990 e 8.118 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Macapá

Coordenador Pedagógico: Macapá, AP

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Macapá - AP, ganha entre 2.832 e 5.324 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Ribeirão Preto

Coordenador Pedagógico: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 4.307 e 9.552 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Espírito Santo

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 3.436 e 7.559 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 730 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.