CBO 2394-35 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2394-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.

Descrição dos cargos da categoria Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Condições de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Funções dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • Atividades dos cargos CBO 2394-35

    Entre as principais atribuições dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 estão as de:

    • estimular a solidariedade;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • estimular a criatividade;
    • elaborar objetivos;
    • atualizar-se continuamente;
    • traçar objetivos educacionais;
    • selecionar referencial teórico;
    • organizar encontro de educandos;
    • socializar informações;
    • demonstrar proatividade;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • administrar conflitos;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • promover estudos de caso;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • estudar continuamente;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir estratégias de ensino;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • traçar cronograma de execução;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • acompanhar processo de revisão;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • validar material revisado;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • mapear conteúdo;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • desenvolver a autoestima;
    • respeitar a autoria do educador;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • formar equipes de trabalho;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • respeitar a alteridade;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • administrar tempo;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • criar espaços de participação/interação;
    • auto avaliar-se;
    • estimular o senso de justiça;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • assessorar o trabalho docente;
    • traçar metas educacionais;
    • acompanhar equipe de produção;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • estimular a cooperação;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • elaborar textos de orientação;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • interagir com os pais;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • elaborar atividades;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • roteirizar material;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • respeitar as diversidades;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • construir sistema de avaliação;
    • descrever atividades;
    • organizar grupos de estudos;
    • participar das avaliações externas;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • trabalhar em equipe;
    • garantir a integridade instrucional;
    • formar-se continuamente;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estimular o senso crítico;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • dimensionar os problemas;
    • entrevistar;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • expressar-se com clareza;
    • demonstrar criatividade;
    • selecionar bibliografia;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • realizar controle de qualidade;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • definir mídias;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • definir escopo;
    • pesquisar práticas educativas;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • divulgar deliberações;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • promover trocas de experiências;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • compreender o contexto;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • administrar recursos de trabalho;
    • dominar a língua portuguesa;
    • identificar público alvo;
    • definir abordagem de comunicação;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • validar produto final;
    • emitir pareceres;
    • observar o desempenho das classes;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • elaborar relatórios;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estimular valores estéticos;
    • demonstrar versatilidade;
    • analisar resultados das avaliações;
    • definir processos de avaliação;
    • estimular o respeito mútuo;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • dimensionar carga horária;
    • planejar ações de operacionalização;
    • mapear competências;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • coordenar reuniões;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • orientar equipe de produção;
    • adequar linguagem textual e imagética;

    Cargos e salários CBO 2394-35 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

    Salário Designer Educacional

    Designer Educacional: Brasil

    • 943
    • Brasil
    • 3.340 - 7.882
    • 42h
    O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.340 e 7.882 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 943 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Desenhista Instrucional

    Desenhista Instrucional: Brasil

    • 943
    • Brasil
    • 3.340 - 7.882
    • 42h
    O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.340 e 7.882 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 943 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Designer Instrucional

    Designer Instrucional: Brasil

    • 943
    • Brasil
    • 3.340 - 7.882
    • 42h
    O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.340 e 7.882 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 943 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Projetista Instrucional

    Projetista Instrucional: Brasil

    • 943
    • Brasil
    • 3.340 - 7.882
    • 42h
    O profissional no cargo de Projetista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.340 e 7.882 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 943 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Designer Educacional

    Designer Educacional: Brasil

    • 400
    • Brasil
    • 4.151 - 4.548
    • 42h
    O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.151 e 4.548 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 400 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Desenhista Instrucional

    Desenhista Instrucional: Brasil

    • 400
    • Brasil
    • 4.151 - 4.548
    • 42h
    O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.151 e 4.548 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 400 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.