CBO 2394-35 - Designer educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Designer educacional CBO 2394-35 Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
CBO 2394-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Designer educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Designer educacional
O Designer educacional CBO 2394-35 planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-35 deve promover a formação contínua dos profissionais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, elaborar projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, desenvolver projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-35
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Designer educacional CBO 2394-35
Um Designer educacional (ou sinônimo) deve realizar entrevistas, dimensionar carga horária, construir sistema de avaliação, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, acompanhar equipe de produção, definir abordagem de comunicação, levantar necessidades educacionais e sociais, saber ouvir, organizar encontro de educandos, assessorar trabalho docente, acompanhar produção dos alunos, selecionar bibliografia, criar mecanismos de participação/interação, demonstrar capacidade de observação, descrever atividades, planejar reuniões com equipes de trabalho, divulgar resultados de avaliação, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, propor estratégias de participação/interação, propor soluções para problemas educacionais detectados, elaborar objetivos, roteirizar material, compreender o contexto, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, identificar público alvo, realizar controle de qualidade, explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, demonstrar pró-atividade, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, demonstrar criatividade, formar equipes de trabalho, administrar conflitos, elaborar textos de orientação, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, validar material revisado, participar da avaliação proposta pela instituição, organizar grupos de estudos, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, saber integrar as informações, promover estudos de caso, demonstrar flexibilidade, definir escopo, assessorar escolas/instituições, administrar recursos de trabalho, definir estratégias de ensino, validar produto final, mapear competências, identificar contexto de aprendizagem, elaborar atividades, divulgar deliberações, administrar tempo, propor alocação de recursos - humanos, financeiros, materiais e tecnológicos, elaborar relatórios, criar espaços de participação/interação, mediar informações entre autor e equipe de produção, mapear conteúdo, criar mecanismos de usabilidade, pesquisar práticas educativas, trabalhar em equipe, participar da criação do projeto gráfico, produzir material de apoio pedagógico, dimensionar os problemas, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, compatibilizar carga horária por atividades, avaliar implementação de projetos educacionais, definir processos de avaliação, participar de cursos, seminários e congressos, definir mídias, organizar reuniões com equipes de trabalho, administrar progressão da aprendizagem, estimular participação dos diferentes sujeitos, traçar objetivos educacionais, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, observar desempenho das classes, elaborar roteiro visual - storyboard, construir instrumentos de avaliação, selecionar referencial teórico-científico, orientar equipe de produção, analisar resultados das avaliações, acompanhar processo de revisão, traçar metas educacionais, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, promover trocas de experiências, propor mecanismos de acessibilidade, respeitar as diversidades, verificar cumprimento das metas, traçar cronograma de execução, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, planejar ações de operacionalização, emitir pareceres, avaliar desempenho das classes/turmas, detectar problemas educacionais, estruturar os tempos pedagógicos, propor mudanças no projeto pedagógico, participar das avaliações externas, adequar linguagem textual e imagética, caracterizar perfil dos alunos, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, fornecer subsídios teóricos.