CBO 2394-35 - Designer educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Designer educacional CBO 2394-35 Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.

Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

CBO 2394-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Designer educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Designer educacional

O Designer educacional CBO 2394-35 planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).

Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.

Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.

Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.

Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.

Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.

Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-35 deve viabilizar trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais, promover a formação contínua dos profissionais, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, elaborar projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-35

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Designer educacional CBO 2394-35

Um Designer educacional (ou sinônimo) deve propor estratégias de participação/interação, saber ouvir, avaliar implementação de projetos educacionais, definir abordagem de comunicação, produzir material de apoio pedagógico, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, administrar conflitos, propor alocação de recursos - humanos, financeiros, materiais e tecnológicos, mediar informações entre autor e equipe de produção, elaborar objetivos, demonstrar criatividade, estimular participação dos diferentes sujeitos, participar da avaliação proposta pela instituição, trabalhar em equipe, validar produto final, propor soluções para problemas educacionais detectados, promover estudos de caso, verificar cumprimento das metas, levantar necessidades educacionais e sociais, observar desempenho das classes, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, organizar grupos de estudos, detectar problemas educacionais, criar espaços de participação/interação, demonstrar flexibilidade, elaborar roteiro visual - storyboard, administrar recursos de trabalho, elaborar textos de orientação, elaborar atividades, formar equipes de trabalho, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, selecionar referencial teórico-científico, realizar entrevistas, identificar contexto de aprendizagem, dimensionar carga horária, criar mecanismos de usabilidade, pesquisar práticas educativas, traçar metas educacionais, assessorar escolas/instituições, mapear competências, identificar público alvo, selecionar bibliografia, validar material revisado, orientar equipe de produção, compatibilizar carga horária por atividades, caracterizar perfil dos alunos, analisar resultados das avaliações, saber integrar as informações, descrever atividades, roteirizar material, demonstrar pró-atividade, avaliar desempenho das classes/turmas, traçar cronograma de execução, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, participar de cursos, seminários e congressos, criar mecanismos de participação/interação, propor mecanismos de acessibilidade, assessorar trabalho docente, mapear conteúdo, demonstrar capacidade de observação, adequar linguagem textual e imagética, dimensionar os problemas, definir mídias, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, respeitar as diversidades, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, construir instrumentos de avaliação, construir sistema de avaliação, definir estratégias de ensino, traçar objetivos educacionais, realizar controle de qualidade, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, divulgar deliberações, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, propor mudanças no projeto pedagógico, acompanhar produção dos alunos, organizar reuniões com equipes de trabalho, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, planejar ações de operacionalização, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, divulgar resultados de avaliação, participar da criação do projeto gráfico, explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico, administrar tempo, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, acompanhar equipe de produção, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, promover trocas de experiências, acompanhar processo de revisão, organizar encontro de educandos, administrar progressão da aprendizagem, emitir pareceres, definir processos de avaliação, elaborar relatórios, participar das avaliações externas, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, estruturar os tempos pedagógicos, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, definir escopo, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, compreender o contexto, planejar reuniões com equipes de trabalho, fornecer subsídios teóricos.

Cargos e salários CBO 2394-35 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Designer Educacional

Designer Educacional: Brasil

O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.626 e 9.666 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 884 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Desenhista Instrucional

Desenhista Instrucional: Brasil

O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.626 e 9.666 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 884 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Instrucional

Designer Instrucional: Brasil

O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.626 e 9.666 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 884 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Projetista Instrucional

Projetista Instrucional: Brasil

O profissional no cargo de Projetista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.626 e 9.666 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 884 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Educacional

Designer Educacional: São Paulo

O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.991 e 12.320 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Educacional São Paulo

Designer Educacional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.453 e 13.201 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 271 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Desenhista Instrucional

Desenhista Instrucional: São Paulo

O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.991 e 12.320 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Desenhista Instrucional São Paulo

Desenhista Instrucional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.453 e 13.201 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 271 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Instrucional São Paulo

Designer Instrucional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.453 e 13.201 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 271 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Instrucional

Designer Instrucional: São Paulo

O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.991 e 12.320 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Projetista Instrucional São Paulo

Projetista Instrucional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Projetista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.453 e 13.201 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 271 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.