CBO 2394-35 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2394-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.

Descrição dos cargos da categoria Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Condições de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Funções dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • Atividades dos cargos CBO 2394-35

    Entre as principais atribuições dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 estão as de:

    • traçar objetivos educacionais;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • compreender o contexto;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • coordenar reuniões;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • atualizar-se continuamente;
    • selecionar bibliografia;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • traçar metas educacionais;
    • observar o desempenho das classes;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • traçar cronograma de execução;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • expressar-se com clareza;
    • interagir com os pais;
    • mapear conteúdo;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • acompanhar equipe de produção;
    • demonstrar criatividade;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • selecionar referencial teórico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • dimensionar os problemas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • socializar informações;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • orientar equipe de produção;
    • estudar continuamente;
    • roteirizar material;
    • descrever atividades;
    • criar espaços de participação/interação;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • elaborar objetivos;
    • formar-se continuamente;
    • validar produto final;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • entrevistar;
    • definir processos de avaliação;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • estimular a criatividade;
    • estimular o senso de justiça;
    • formar equipes de trabalho;
    • assessorar o trabalho docente;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • estimular a cooperação;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • dimensionar carga horária;
    • validar material revisado;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • planejar ações de operacionalização;
    • pesquisar práticas educativas;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • demonstrar versatilidade;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • demonstrar proatividade;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • emitir pareceres;
    • estimular a solidariedade;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • analisar resultados das avaliações;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • definir estratégias de ensino;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • estimular o respeito mútuo;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • elaborar atividades;
    • estimular o senso crítico;
    • auto avaliar-se;
    • mapear competências;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • realizar controle de qualidade;
    • trabalhar em equipe;
    • promover trocas de experiências;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • administrar recursos de trabalho;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • definir escopo;
    • respeitar a autoria do educador;
    • garantir a integridade instrucional;
    • identificar público alvo;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • administrar conflitos;
    • respeitar as diversidades;
    • divulgar deliberações;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • administrar tempo;
    • elaborar relatórios;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • dominar a língua portuguesa;
    • participar das avaliações externas;
    • organizar grupos de estudos;
    • definir mídias;
    • estimular valores estéticos;
    • elaborar textos de orientação;
    • organizar encontro de educandos;
    • promover estudos de caso;
    • respeitar a alteridade;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • construir sistema de avaliação;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • desenvolver a autoestima;
    • definir abordagem de comunicação;
    • construir instrumentos de avaliação;

    Cargos e salários CBO 2394-35 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

    Salário Designer Educacional

    Designer Educacional: Brasil

    • 1.234
    • Brasil
    • 3.636 - 8.045
    • 42h
    O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.636 e 8.045 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.234 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Desenhista Instrucional

    Desenhista Instrucional: Brasil

    • 1.234
    • Brasil
    • 3.636 - 8.045
    • 42h
    O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.636 e 8.045 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.234 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Designer Instrucional

    Designer Instrucional: Brasil

    • 1.234
    • Brasil
    • 3.636 - 8.045
    • 42h
    O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.636 e 8.045 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.234 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Projetista Instrucional

    Projetista Instrucional: Brasil

    • 1.234
    • Brasil
    • 3.636 - 8.045
    • 42h
    O profissional no cargo de Projetista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.636 e 8.045 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.234 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Designer Educacional

    Designer Educacional: São Paulo

    • 562
    • São Paulo
    • 4.315 - 4.529
    • 41h
    O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.315 e 4.529 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 562 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Designer Educacional São Paulo

    Designer Educacional: São Paulo, SP

    • 433
    • São Paulo, SP
    • 4.574 - 9.383
    • 41h
    O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.574 e 9.383 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 433 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Desenhista Instrucional

    Desenhista Instrucional: São Paulo

    • 562
    • São Paulo
    • 4.315 - 4.529
    • 41h
    O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.315 e 4.529 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 562 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Designer Instrucional São Paulo

    Designer Instrucional: São Paulo, SP

    • 433
    • São Paulo, SP
    • 4.574 - 9.383
    • 41h
    O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.574 e 9.383 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 433 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Designer Instrucional

    Designer Instrucional: São Paulo

    • 562
    • São Paulo
    • 4.315 - 4.529
    • 41h
    O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.315 e 4.529 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 562 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
    Salário Projetista Instrucional São Paulo

    Projetista Instrucional: São Paulo, SP

    • 433
    • São Paulo, SP
    • 4.574 - 9.383
    • 41h
    O profissional no cargo de Projetista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.574 e 9.383 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 433 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.