CBO 2332-15 - Instrutores de ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou similar) planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções

O funcionário CBO 2332-15 deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais, prestar serviços a comunidade, elaborar material pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, comunicar-se.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, participar da captação de recursos financeiros e físicos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, ministrar palestras para públicos de fora da escola, confeccionar apostilas para apoio às aulas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, fixar metas educacionais para a escola, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, demonstar capacidade de avaliação, verificar o estado dos equipamentos de segurança, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, tomar providências em casos de emergência, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, conferir a execução da manutenção, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, dialogar com os alunos, estimular os alunos na busca de conhecimento, integrar-se em eventos da área, propor cronograma de atividades pedagógicas, selecionar recursos didáticos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, registrar controles de estoque, dialogar com membros e instituições da comunidade, dialogar com os outros professores, analisar as avaliações, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, promover intercâmbios institucionais, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, preencher planilhas de custo, criar relacionamentos de confiabilidade, sistematizar os termos técnicos da área, revisar as metodologias e técnicas de ensino, limpar os equipamentos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, divulgar idéias através de projetos de ensino, demonstrar flexibilidade, negociar projetos e cursos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, tomar parte na elaboração do calendário escolar, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, especificar equipamentos para manutenção e reposição, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, programar a utilização de material didático-pedagógico, participar de atividades de elaboração do plano de curso, elaborar os planos de aula, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, agir eticamente na profissão, prestar assessoria técnica a comunidade, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, demonstrar liderança, expressar-se com clareza, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, orientar os alunos, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, programar calendário de atividades para estágios de alunos, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demonstrar criatividade, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, demonstrar perseverança, demonstrar capacidade de aprendizagem, identificar novas fontes para atualização, identificar características e interesses pessoais dos alunos, revisar material pedagógico, dialogar com outros setores ou unidades da escola, organizar exposições de produtos, sistematizar as mudanças tecnológicas, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, preparar recursos audio-visuais, fixar critérios de avaliação dos alunos, comprovar certificação das competências, participar de ações institucionais com objetivo social, encaminhar alunos para atendimentos específicos, registrar as tarefas executadas pelos alunos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, sistematizar a produção científica da área, promover a exposição e venda de produtos do curso, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, controlar o estoque de peças de reposição, dialogar com os meios de comunicação de massa, corrigir trabalhos, provas, exercícios, utilizar refernciais de avaliação normatizados, criar situações operacionais de atividades, demonstrar capacidade de organização, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, estabelecer referenciais de avaliação, sistematizar a legislação na sua área, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, sistematizar as normas técnicas, autoavaliar-se, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, adequar material pedagógico, investigar diferentes recursos didáticos, tomar parte na organização do currículo escolar, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, executar a manutenção preventiva, criar situações interativas com o mercado de trabalho, simular situações atuais de trabalho, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, processar materiais para a utilização em ensino, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, preparar material didático, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, preencher diários de classe ou similares, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, criar situações de trabalho em equipe, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, selecionar material pedagógico, consultar manual do equipamento para manutenção, comprovar experiência na área específica, participar de campanhas educativas, avaliar competências adquiridas anteriormente, definir metodologias e técnicas de ensino, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho.

Cargos e salários CBO 2332-15 - Instrutores de ensino profissional

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