CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-15 deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, comunicar-se, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços a comunidade, demonstrar competências pessoais, elaborar material pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve demonstrar liderança, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, sistematizar a produção científica da área, comprovar experiência na área específica, registrar controles de estoque, identificar novas fontes para atualização, fixar critérios de avaliação dos alunos, criar situações de trabalho em equipe, dialogar com os meios de comunicação de massa, participar de ações institucionais com objetivo social, ministrar palestras para públicos de fora da escola, conferir a execução da manutenção, elaborar os planos de aula, dialogar com membros e instituições da comunidade, encaminhar alunos para atendimentos específicos, consultar manual do equipamento para manutenção, revisar as metodologias e técnicas de ensino, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, organizar exposições de produtos, programar a utilização de material didático-pedagógico, sistematizar os termos técnicos da área, tomar parte na organização do currículo escolar, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, orientar os alunos, dialogar com os outros professores, demonstrar flexibilidade, demonstrar tolerância e paciência, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, adequar material pedagógico, demonstrar perseverança, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, fixar metas educacionais para a escola, simular situações atuais de trabalho, comprovar qualificação profissional na área de atuação, expressar-se com clareza, tomar parte na elaboração do calendário escolar, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, controlar o estoque de peças de reposição, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preparar recursos audio-visuais, demonstrar criatividade, preparar material didático, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de aprendizagem, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, participar de campanhas educativas, investigar diferentes recursos didáticos, agir eticamente na profissão, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, promover a exposição e venda de produtos do curso, corrigir trabalhos, provas, exercícios, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, demonstar capacidade de avaliação, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preencher diários de classe ou similares, analisar as avaliações, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, selecionar recursos didáticos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, participar de atividades de elaboração do plano de curso, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, integrar-se em eventos da área, criar situações interativas com o mercado de trabalho, verificar o estado dos equipamentos de segurança, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, negociar projetos e cursos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, especificar equipamentos para manutenção e reposição, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, utilizar refernciais de avaliação normatizados, avaliar competências adquiridas anteriormente, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, criar situações operacionais de atividades, registrar as tarefas executadas pelos alunos, divulgar idéias através de projetos de ensino, propor cronograma de atividades pedagógicas, limpar os equipamentos, prestar assessoria técnica a comunidade, promover intercâmbios institucionais, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, revisar material pedagógico, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, dialogar com outros setores ou unidades da escola, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, dialogar com os alunos, estabelecer referenciais de avaliação, participar da captação de recursos financeiros e físicos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, processar materiais para a utilização em ensino, comprovar certificação das competências, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, estimular os alunos na busca de conhecimento, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, preencher planilhas de custo, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, executar a manutenção preventiva, sistematizar as normas técnicas, identificar características e interesses pessoais dos alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, programar calendário de atividades para estágios de alunos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, criar relacionamentos de confiabilidade, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, demonstrar capacidade de organização, autoavaliar-se, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, selecionar material pedagógico, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, definir metodologias e técnicas de ensino, tomar providências em casos de emergência, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho.