Piso salarial – Saiba o que é, como é definido e os conceitos do salário profissional

Muitas vezes ao olharmos ofertas de emprego, encontramos a expressão “piso da categoria”, no que se refere ao salário oferecido. Mas você sabe exatamente o que isso significa?

Como é definido e quais são as regras para composição de um piso salarial?

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, esse é o momento perfeito para acabar com todas elas!

Sabe por quê?

Porque hoje vamos falar sobre o piso salarial e suas particularidades e assim levar a você todo conhecimento necessário tanto na hora de contratar, como na hora de ser contratado.

Acompanhe e confira!

Piso salarial conceitos

O que é piso salarial?

É caracterizado como piso salarial o menor salário pago a um empregado dentro de uma determinada categoria profissional, essa é formada por trabalhadores de diversas funções em um mesmo setor de atividade econômica.

Para facilitar a visualização, segue algumas categorias profissionais:

Como é estabelecido o piso salarial por categoria?

Como é definido o piso salarial
A definição do piso salarial se dá por instrumentos de negociação coletiva como acordos e convenções coletivas, além do dissídio em casos que necessitem da Justiça do Trabalho para mediação de conflitos.

Geralmente o valor do piso salarial é estabelecido através de um acordo coletivo de trabalho, discutido e decidido em negociação entre patrão e trabalhadores e que deve ser realizado na data-base da categoria (uma data definida para ajustes salariais e de outras ordens).

O resultado é a assinatura de uma convenção ou acordo coletivo chamado também de instrumentos normativos, onde são estabelecidos regras e ajustes entre as partes (confira um artigo completo para entender as diferenças entre acordo coletivo, convenção coletiva e dissídio).

É importante lembrar que o piso salarial de uma função pode sofrer alterações de valores de um estado, cidade e até mesmo de uma empresa para outra.

Sabe por que isso acontece?

Pelo fato dos pisos salariais serem definidos através de acordos coletivos e dessa forma atingirem apenas os colaboradores compreendidos pelo documento estabelecido em tal convenção.

Outro ponto importante é a questão de diferentes pisos para profissões dentro de uma mesma categoria, por exemplo, dentro da área da saúde existem pisos diferenciados para médicos, técnicos, enfermeiros, etc.

O valor é atualizado a cada ano, dentro da data-base e alguns incluem as importâncias de vale transporte e vale alimentação.

A data-base é definida pela justiça do trabalho e cada categoria pode ter um dia específico no ano para realizar seus acordos.

Quais as vantagens de se estabelecer um piso salarial para cada categoria?

Tanto para patrões, quanto para empregados, existe sim vantagens ao ser acordado um piso salarial para cada categoria.

Ter um piso salarial determinado garante uma maior estabilidade e segurança ao trabalhador que consegue se organizar e ter um planejamento financeiro, sabendo qual será a sua renda mensal.

O mesmo acontece com a empresa que pode se programar diante do acordo coletivo para suas despesas com salários do ano todo.

Além disso, o trabalhador tem a possibilidade de estabelecer metas e realizar projetos que dependam de sua renda fixa.

Já para a empresa, a vantagem está em ter uma menor rotatividade de colaboradores podendo formar uma equipe sólida, capaz de crescer e se desenvolver cada vez mais.

Como saber o piso de sua categoria?

É importante que você saiba que nem todas as profissões tem um piso salarial válido em todo território nacional, existem profissionais que tem seus salários com base nas leis estaduais e também com apoio de seus sindicatos e federações.

Para você saber qual é o piso salarial de sua profissão o primeiro passo é descobrir qual a sua categoria, depois basta acessar o site do respectivo sindicato e entrar em acordo coletivo e piso salarial.

Para chegarmos ao valor do piso salarial, nós do Salario.com.br utilizamos um complexo cálculo que utiliza milhares de negociações coletivas registradas no Mediador do Ministério do Trabalho e utilizando o resultado como base, estimamos o piso salarial de cada cargo.

Pesquise por uma profissão e confira.

Mas atenção! Existem categorias profissionais que não tem piso salarial concreto, nesses casos o empregado terá direito a pelo menos o salário mínimo que vigora no Brasil.

Comente sobre Piso salarial – Saiba o que é, como é definido e os conceitos do salário profissional

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here