Veja como descobrir se existe um sindicato da sua profissão

Saber o sindicato da sua categoria permite buscar informações importantes não só de reajustes salariais através de dissídios, acordos e convenções coletivas como também da regulamentação da sua ocupação como funções desempenhadas, jornada de trabalho, etc.

Você sabe qual é o sindicato da sua profissão e como ele funciona? E ainda mais, você sabia que o trabalhador é livre para escolher o sindicato que melhor se encaixa nas suas atividades profissionais?

Por exemplo, se trabalha em uma indústria, contudo, exerce a função de médico do trabalho, o colaborador pode tanto contribuir para o sindicato de indústrias e comércio, quanto dos profissionais da saúde e ainda tem a opção de não contribuir com nenhum sindicato.

Se você não sabia disso, não se apavore, a maioria dos profissionais e até mesmo algumas empresas ainda não tem esse conhecimento.

É exatamente por isso que hoje estamos aqui com propósito de levar para você o maior número de informações possíveis, para que assim você possa fazer suas escolhas de maneira assertiva e consciente.

Então nosso convite é para que você conosco entender como descobrir se existe um sindicato da sua profissão e qual é a sua função junto ao trabalhador.

Como saber o sindicato da minha profissão

Minha profissão tem ou não um sindicato?

Se tiver acesso à internet já poderá saber se a sua profissão tem ou não um sindicato.

Isso porque o site do ministério do trabalho oferece uma lista de sindicatos das categorias profissionais e econômicas e se acaso houver dúvidas ao consultar, basta se dirigir a sede da sua cidade e pedir essa informação. Clique aqui e no formulário clique em “consulta analítica” para listar todos os sindicatos, busque pelo seu estado.

Outra alternativa é perguntar a colegas de trabalho da mesma empresa ou de outras empresas concorrentes sobre o sindicato da categoria. Em alguns casos quando a relação trabalhador/empregador é feita de forma respeitosa e cristalina a própria empresa pode informar o sindicato da sua categoria através do departamento de recursos humanos por exemplo.

Mas antes de buscar saber qual sindicato, você precisa entender a qual categoria a profissão pertence, pois cada uma tem possui suas particularidades.

Como saber em qual atividade econômica a minha profissão se enquadra?

De uma maneira bem simples, a categoria econômica a qual a profissão se encaixa está relacionada com a atividade desenvolvida pelo empregador ou de forma autônoma.

Por exemplo, se trabalha em um hotel, automaticamente estará na categoria de profissionais de hotéis, assim passando a ter os direitos daquela categoria.

Contudo, é importante ressaltar que mesmo que trabalhe em um hotel e exerça a profissão de engenheiro, pode optar por contribuir tanto com um quanto com outro sindicato.

Qual é a função de cada sindicato?

Cabe aos sindicatos buscar junto aos empregadores acordos coletivos ou convenções coletivas que visem beneficiar todas as partes.

Seu principal objetivo é defender os interesses de seus associados e contribuintes, sejam eles econômicos, políticos, sociais e profissionais (pelo menos essas SERIAM suas funções, infelizmente sabemos que na prática em várias entidades isso não se aplica) .

Muitos se dedicam a realização de atividades voltadas ao aperfeiçoamento profissional de seus associados, através de palestras, reuniões e cursos.

Além disso é através dos sindicatos que se organiza e realiza greves e manifestações com foco em melhoria das condições de trabalho e aumento salarial.

O que mudou para os sindicatos após a reforma trabalhista?

O principal ponto de impacto para os sindicatos após a reforma trabalhista implantada em 2017 é que agora a contribuição sindical deixou de ser obrigatória e passou a ser opcional, onde o trabalhador decide se quer ou não contribuir.

Outra coisa que precisa saber é qual a diferença entre contribuir e se associar ao sindicato da sua categoria e nós vamos te contar agora!

Ao contribuir com a taxa anual que tem valor fixado em um dia de trabalho durante o período, você terá o acompanhamento para:

Ou seja, o sindicato irá acompanhar a vida do profissional e tentar proteger seus direitos e interesses.

Ao se associar a um sindicato, o trabalhador passa a ter vantagens que podem variar de uma instituição para outra, alguns desses benefícios são:

  • Acesso a médicos e dentistas por valores acessíveis.
  • Clube para lazer.
  • Colônias de férias.
  • Entre outros.

Agora que já tem as informações, faça suas escolhas!

Comente sobre Veja como descobrir se existe um sindicato da sua profissão

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

16 comentários em Veja como descobrir se existe um sindicato da sua profissão

  1. Sou vendedor de peças automotivas, meu cracha esta como balconista e na minha carteira esta registrado como vendedor.
    Isso pode dar alguma complicação pra mim ?
    E outra coisa a empresa que trabalho ”parece que esconde” dos funcionarios o dia de levar a carta ao sindicato para não descontar a contribuiçao sindical. Acho meio estranho.

  2. Sou auxiliar de serviços gerais em uma panificadora e trabalho com produtos que queimou meu olho e com tudo passei ter bronquite alérgica a médica disse que já não posso trabalhar com nem um produto que contém soda cáustica, nem água sanitária , passei o laudo médico no RH e nada foi mudado , continuo com o mesmo função , e agora fui mandada embora não recebo insalubridade, já cumpri o aviso e até agora eu não assinei nada ,uma amiga falou do sindicato pra mim , mas eu não pago acho que eles não pagam, estou lá há vc um ano e meio, meu acerto eles disseram que ficou 1.889,00 já to desesperada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui