Veja como descobrir se existe um sindicato da sua profissão

Saber o sindicato da sua categoria permite buscar informações importantes não só de reajustes salariais através de dissídios, acordos e convenções coletivas como também da regulamentação da sua ocupação como funções desempenhadas, jornada de trabalho, etc.

Você sabe qual é o sindicato da sua profissão e como ele funciona? E ainda mais, você sabia que o trabalhador é livre para escolher o sindicato que melhor se encaixa nas suas atividades profissionais?

Por exemplo, se trabalha em uma indústria, contudo, exerce a função de médico do trabalho, o colaborador pode tanto contribuir para o sindicato de indústrias e comércio, quanto dos profissionais da saúde e ainda tem a opção de não contribuir com nenhum sindicato.

Se você não sabia disso, não se apavore, a maioria dos profissionais e até mesmo algumas empresas ainda não tem esse conhecimento.

É exatamente por isso que hoje estamos aqui com propósito de levar para você o maior número de informações possíveis, para que assim você possa fazer suas escolhas de maneira assertiva e consciente.

Então nosso convite é para que você conosco entender como descobrir se existe um sindicato da sua profissão e qual é a sua função junto ao trabalhador.

Como saber o sindicato da minha profissão

Minha profissão tem ou não um sindicato?

Se tiver acesso à internet já poderá saber se a sua profissão tem ou não um sindicato.

Isso porque o site do ministério do trabalho oferece uma lista de sindicatos das categorias profissionais e econômicas e se acaso houver dúvidas ao consultar, basta se dirigir a sede da sua cidade e pedir essa informação. Clique aqui e no formulário clique em “consulta analítica” para listar todos os sindicatos, busque pelo seu estado.

Outra alternativa é perguntar a colegas de trabalho da mesma empresa ou de outras empresas concorrentes sobre o sindicato da categoria. Em alguns casos quando a relação trabalhador/empregador é feita de forma respeitosa e cristalina a própria empresa pode informar o sindicato da sua categoria através do departamento de recursos humanos por exemplo.

Mas antes de buscar saber qual sindicato, você precisa entender a qual categoria a profissão pertence, pois cada uma tem possui suas particularidades.

Como saber em qual atividade econômica a minha profissão se enquadra?

De uma maneira bem simples, a categoria econômica a qual a profissão se encaixa está relacionada com a atividade desenvolvida pelo empregador ou de forma autônoma.

Por exemplo, se trabalha em um hotel, automaticamente estará na categoria de profissionais de hotéis, assim passando a ter os direitos daquela categoria.

Contudo, é importante ressaltar que mesmo que trabalhe em um hotel e exerça a profissão de engenheiro, pode optar por contribuir tanto com um quanto com outro sindicato.

Qual é a função de cada sindicato?

Cabe aos sindicatos buscar junto aos empregadores acordos coletivos ou convenções coletivas que visem beneficiar todas as partes.

Seu principal objetivo é defender os interesses de seus associados e contribuintes, sejam eles econômicos, políticos, sociais e profissionais (pelo menos essas SERIAM suas funções, infelizmente sabemos que na prática em várias entidades isso não se aplica) .

Muitos se dedicam a realização de atividades voltadas ao aperfeiçoamento profissional de seus associados, através de palestras, reuniões e cursos.

Além disso é através dos sindicatos que se organiza e realiza greves e manifestações com foco em melhoria das condições de trabalho e aumento salarial.

O que mudou para os sindicatos após a reforma trabalhista?

O principal ponto de impacto para os sindicatos após a reforma trabalhista implantada em 2017 é que agora a contribuição sindical deixou de ser obrigatória e passou a ser opcional, onde o trabalhador decide se quer ou não contribuir.

Outra coisa que precisa saber é qual a diferença entre contribuir e se associar ao sindicato da sua categoria e nós vamos te contar agora!

Ao contribuir com a taxa anual que tem valor fixado em um dia de trabalho durante o período, você terá o acompanhamento para:

Ou seja, o sindicato irá acompanhar a vida do profissional e tentar proteger seus direitos e interesses.

Ao se associar a um sindicato, o trabalhador passa a ter vantagens que podem variar de uma instituição para outra, alguns desses benefícios são:

  • Acesso a médicos e dentistas por valores acessíveis.
  • Clube para lazer.
  • Colônias de férias.
  • Entre outros.

Agora que já tem as informações, faça suas escolhas!

Comente sobre Veja como descobrir se existe um sindicato da sua profissão

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here