Planeja pedir um aumento de salário pro seu chefe? Conheça as 10 melhores dicas pra isso

Você já está a algum tempo na empresa, e percebeu que suas funções não estão tendo uma remuneração adequada? Pois saiba que uma simples conversa com o seu superior pode mudar isso. Nesse post, separamos algumas dicas para pedir um aumento de salário.

Afinal de contas, não basta apenas chegar para o seu supervisor e solicitar um reajuste em sua remuneração.

É necessário mostrar que o seu pedido é consistente e que seu ganho atual já não está mais compatível com as suas responsabilidades e habilidades profissionais dentro da empresa.

Agora, se não faz ideia de como chegar no seu chefe para pedir um aumento de salário, então confira a seguir as dicas que reunimos para lhe ajudar nessa missão.

Dicas para pedir aumento de salario

Dicas para pedir um aumento de salário: Treine a sua argumentação

Para fazer esse tipo de pedido ao seu superior, é necessário ter os argumentos na ponta da língua.

Se você chegar sem uma preparação adequada, há grandes chances de sair sem nenhum resultado favorável, e ainda acabar passando por uma situação constrangedora.

Por isso, prepare a sua argumentação com antecedência. Com os argumentos corretos, o seu supervisor ou gestor se convencerá que essa atitude é extremamente benéfica não só para você, mas também para a empresa.

Saiba avaliar o momento da empresa

Uma das dicas para pedir um aumento de salário que pode lhe ajudar a se sair bem nesse pedido, é ficar de olho na curva de crescimento e desempenho do negócio. Solicitar uma remuneração maior em um momento de crise, por exemplo, é um grande erro.

O ideal é fazer esse tipo de solicitação quando o empreendimento apresentar sinais de expansão. Mais contratações, ampliação das unidades, investimentos em novos processos. Observe se tudo isso está acontecendo para avaliar se esse é o melhor momento. 

Mostre que você tem capacidade e interesse de assumir outras responsabilidades

Avaliar o momento para pedir aumento

Nenhum gestor dará qualquer tipo de aumento se isso não significar algum benefício para a empresa. Logo, para ter uma incrementada na sua renda, é necessário demonstrar que você está disposto a agregar ainda mais valor ao seu local de trabalho.

Demonstre o desejo de assumir novas atividades e até mesmo de gerenciar alguns projetos. Enumere tudo aquilo que você passará a fazer e demonstre que a empresa terá um profissional multifuncional e totalmente motivado. 

Não fique se vitimizando

Outro conselho para pedir um aumento de salário que deve seguir é evitar fazer o papel de vítima nesse tipo de situação. Usar argumentos como:

  • “Eu tenho filhos pequenos”;
  • “Estou passando por um momento difícil”;
  • “Preciso quitar meu carro”.

É um erro grave e que precisa estar fora da sua lista de formas para pedir um aumento salarial.

Tenha em mente que a sua remuneração está diretamente relacionada as suas habilidades e cargo exercido dentro da empresa. Logo, os eventos fora disso não tem qualquer tipo de interferência no seu salário.

Além disso, ficar se fazendo de vítima só demonstra falta de profissionalismo. 

Pense em negociar os benefícios ao invés da remuneração em si

Uma das dicas para pedir um aumento de salário que também pode ser útil para você é apostar na negociação de benefícios.

Muitas vezes eles são mais vantajosos. Por exemplo, ter um Vale Alimentação ou Vale Refeição maior é extremamente benéfico para a sua vida pessoal, principalmente para quem filhos.

Itens como plano de saúde, auxílio creche, vale transporte entre outros também podem ser negociáveis. Esse tipo de aumento compensa tanto para a empresa quanto para você. 

Fale sobre as ofertas de outras empresas

Mencionar as ofertas que você têm recebido de outras empresas também é uma das dicas para pedir um aumento de salário. Mas só fale isso se você realmente tiver recebido propostas.

Esse tipo de informação deixa o seu supervisor ciente de que outros empreendimentos tem interesse no seu potencial, e que ele pode perder um excelente profissional.

Faça o gerente entender que uma bonificação um pouco mais elevada é muito mais vantajoso para a empresa do que ter que treinar um novo colaborador do zero e esperar que ele atinja o mesmo nível de profissionalismo que o seu. 

Não deixe de fazer a solicitação formalmente

Um pedido de aumento não deve ser feito no horário de almoço, depois do expediente e muito menos pelo celular. Entenda que esse tipo de solicitação é um assunto sério, que precisa ser tratado de maneira formal.

Sendo assim, o ideal é pedir uma reunião com seu chefe para abordar esse assunto específico.

Mesmo que o ambiente empresarial seja mais dinâmico e permita uma comunicação mais solta, tratar esse tipo de assunto com a seriedade que ele demanda é fundamental. 

Mostre confiança, mas não banque o esnobe

Acredite, toda a conversa relacionada a remuneração causa um pouco de constrangimento e nervosismo e precisa ser encarada de forma confiante.

Mas, é preciso medir o seu nível de confiança para que você não banque o esnobe. Não se mostre como alguém insubstituível e não dê a entender que você está fazendo algum tipo de favor para o seu superior.

Não fique pressionando o seu supervisor

Você já teve uma reunião com o seu gestor e ele pediu um tempo para avaliar a solicitação. Deixe ele ponderar e não fique pressionando-o. Muitos profissionais querem uma resposta imediata, o que dificilmente vai acontecer.

O supervisor precisa avaliar todos os pontos indicados por você, assim como consultar a administração sobre a possibilidade do aumento. Ficar apressando essa decisão pode surtir um efeito extremamente negativo.

Por isso, respire fundo e também mantenha a calma. Se a empresa realmente aceitar os seus argumentos a resposta virá logo. 

Aprenda a aceitar o não

Saiba como aceitar um não para o pedido de aumento salarial

Por fim, uma das dicas para pedir um aumento de salário é saber aceitar o não. As vezes a empresa realmente não está em um momento bom ou você já atingiu um nível dentro dela que não é possível expandir mais.

Ao invés de ficar desmotivado, use esse não para repensar a sua carreira. Avalie também se você realmente está dando de si no trabalho, se vale a pena continuar no lugar onde está trabalhando, ou, até mesmo, se não existem outras maneiras de complementar a renda.

Muitas vezes a falta de uma remuneração maior é o sinal para você expandir os seus horizontes.

Aproveite essas dicas para pedir um aumento de salário para buscar uma bonificação mais adequada no seu trabalho. E também para reavaliar a sua carreira profissional.

Comente sobre Planeja pedir um aumento de salário pro seu chefe? Conheça as 10 melhores dicas pra isso

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here