CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou similar) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções
O funcionário CBO 2312-10 deve organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, avaliar os alunos, demonstrar competências pessoais, participar na elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, comunicar-se, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, preparar aulas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, ministrar aulas.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, comunicar-se com diferentes faixas etárias, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, organizar visitas a espaços culturais, anotar ocorrências anômalas, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, registrar conteúdos e atividades ministrados, empregar atividades de recuperação paralela, conversar com os pais dos alunos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, divulgar os eventos da escola, estabelecer conteúdos mínimos por série, divulgar a produção da escola na comunidade, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, apresentar relatórios às autoridades competentes, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, programar pauta das reuniões, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, revisar conteúdos, divulgar os trabalhos dos alunos, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, sugerir formas para qualificação do docente, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, ajustar planejamento a classe, preparar o cronograma dos eventos, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, proceder com criatividade, trocar experiências com os pares e especialistas, discutir o conteúdo científico com os alunos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, atualizar-se, definir temas transversais e interdisciplinares, criar atividade paralela de reforço, determinar objetivo da aula, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, monitorar trabalhos em grupo, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, relacionar os conteúdos aos temas transversais, definir metodologias de ensino, estabelecer cronograma de atividades, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, estabelecer estratégias de avaliação, preencher fichas descritivas, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, sugerir projetos para a comunidade escolar, discutir conceitos de religiosidade, preparar instrumentos para registro do evento, opinar sobre propostas pedagógicas, registrar conceitos e notas dos alunos, produzir material didático, escolher temas para reuniões, dominar a modalidade escrita da língua, instruir os alunos para participar dos eventos, consultar legislação educacional, selecionar material didático, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, interagir com a comunidade escolar, acompanhar trabalho diário do aluno, sugerir metodologias de ensino, definir critérios de avaliação, relatar evasão escolar, pesquisar material didático e paradidático, propor atividades de comunicação oral ao aluno, corrigir trabalhos dos alunos, traçar os objetivos dos eventos, expressar-se em vários níveis de linguagem, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, analisar material didático e paradidático, aplicar instrumentos diversos de avaliação, propor trabalhos e atividades, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, convencionar regras de convivência, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, planejar as atividades periódicas da área, trabalhar conceitos de família e cidadania, formar grupos para atuação nos eventos, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, dialogar com os alunos, preparar roteiro de observação para os alunos, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, registrar frequência dos alunos, propor situações-problema aos alunos, atuar em reuniões de pais, exercer autoridade com critério, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, contatar instituições para viabilização de atividades, definir estratégias de ensino, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, atuar em reuniões de professores, notificar os pais sobre a situação dos alunos, criar material didático, manter vínculos afetivos com os alunos, sugerir objetivos gerais e específicos, fixar objetivos de avaliação, registrar aulas previstas e dadas, listar fontes de pesquisa para o aluno, proceder com ética e moral, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, organizar palestras, apresentar capacidade de trabalho em equipe, orientar o aluno para atitudes de convívio social, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, redigir relatório sobre alunos com problemas, proceder com clareza.