Entenda o que faz um Biomédico, área de atuação e atividades dentro da Biomedicina

Você sabia que a Biomedicina é uma profissão relativamente nova? O primeiro curso de graduação em biomedicina começou no Brasil em 1966 e foi reconhecido em 1983, se comparado com a medicina, por exemplo, que começou em 1808 essa profissão dá agora seus primeiros passos!

Mas de lá para cá, muitas coisas mudaram e o profissional de biomedicina já ganha um grande espaço no mercado de trabalho.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre o que faz um biomédico

Qual sua área de atuação?

Quais as atividades desempenhadas?

Como é a vida profissional de um biomédico na prática?

Acredite, essas são algumas questões que todos deveriam saber antes de optar por uma profissão.

Você concorda com isso?

E foi pensando nisso que escrevemos esse artigo especialmente para aqueles que desejam saber o que faz um biomédico e outras particularidades da profissão.

Fique conosco e descubra mais sobre essa, que promete ser a profissão dos próximos anos!

O que faz um Biomédico

As atividades que a biomedicina engloba

De uma forma bem simplificada, um biomédico (a) é aquele responsável por realizar e interpretar exames de:

  • Bioquímica.
  • Hematologia.
  • Parasitologia.
  • Imunologia.
  • Hormônios.

Dessa forma ele pode entregar os resultados das análises clínicas para diagnóstico sobre diversas doenças.

Além disso é o biomédico (a) que cuida das pesquisas sobre prevenção e cura de diversas enfermidades.

Entende, a grandiosidade dessa profissão?

Mas, não pense você que é apenas isso que a biomedicina pode oferecer a quem decide escolher essa profissão, existem muitas outras possibilidades e nós vamos te mostrar no próximo tópico.

Escolha a sua área de atuação na biomedicina de acordo com o seu perfil!

E se você pensa que um profissional de biomedicina se concentra apenas nas enfermidades, que diga – se de passagem já é algo grandioso, está enganado (a)!

Um profissional de biomedicina pode desempenhar uma infinidade de atividades. A nossa dica é para que você pesquise a fundo todas as possibilidades e busque aquela que se adeque melhor ao seu perfil.

Agora convidamos você a conhecer as áreas dentro da biomedicina que mais crescem no mercado de trabalho e assim entender qual delas é exatamente a sua cara!

  • Pericia criminal: Nessa área da biomedicina, os profissionais trabalham com foco em analisar vestígios como sangue, ou tecidos humanos para resolver crimes, atuando em institutos de criminalísticas.
  • Biomedicina genética: Além de exames de DNA, aqui os biomédicos trabalham na pesquisa de doenças hereditárias, além de todos os outros assuntos ligados a genética.
  • Biomedicina na indústria alimentícia: O profissional que optar por essa área irá atuar nas pesquisas de qualidade e possíveis contaminações de alimentos, desde o processo produtivo, até o armazenamento final.
  • Biomedicina clínica: Uma das áreas de atuação dentro da biomedicina consideradas mais comuns e escolhidas pelos estudantes, através dela o profissional irá desempenhar análises de sangue, urina e tecidos e a partir disso conseguir entender diagnósticos sobre possíveis doenças.
  • Biomedicina estética: Aqui a principal atividade do biomédico (a) é desenvolver técnicas e buscar tratamentos inovadores para disfunções dermatológicas, fisiológicas e também ligadas ao metabolismo.

Qual é melhor atividade para um biomédico?

Pesquisa de salários do cargo de Biomédico no Brasil

Olha, sabe aquela máxima que a melhor atividade a ser desempenhada é aquela que dá prazer a quem a realiza?

É a mais pura verdade e também se aplica a biomedicina!

É importante que sejam analisadas todas as particularidades de cada área dentro da biomedicina para que assim a atividade ideal seja escolhida de forma certeira!

Essa é uma maneira de manter o foco e a dedicação durante todo o curso e levar para a a profissão a excelência que apenas um profissional que ama o que faz é capaz de entender e oferecer!

Entenda sua verdadeira vocação e transforme a biomedicina em uma carreira fantástica, além de um bem comum à humanidade!

Ficou com dúvidas? Deixe um comentário logo abaixo.

Comente sobre Entenda o que faz um Biomédico, área de atuação e atividades dentro da Biomedicina

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here