CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou similar) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções
O funcionário CBO 2312-10 deve avaliar os alunos, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, preparar aulas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, comunicar-se, ministrar aulas, participar na elaboração do projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve listar fontes de pesquisa para o aluno, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, divulgar os eventos da escola, definir metodologias de ensino, opinar sobre propostas pedagógicas, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, estabelecer cronograma de atividades, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, apresentar relatórios às autoridades competentes, registrar aulas previstas e dadas, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, preparar instrumentos para registro do evento, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, manter vínculos afetivos com os alunos, anotar ocorrências anômalas, programar pauta das reuniões, estabelecer conteúdos mínimos por série, ajustar planejamento a classe, revisar conteúdos, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, organizar visitas a espaços culturais, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, definir critérios de avaliação, redigir relatório sobre alunos com problemas, monitorar trabalhos em grupo, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, comunicar-se com diferentes faixas etárias, produzir material didático, trabalhar conceitos de família e cidadania, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, planejar as atividades periódicas da área, exercer autoridade com critério, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, preparar o cronograma dos eventos, propor trabalhos e atividades, orientar o aluno para atitudes de convívio social, interagir com a comunidade escolar, traçar os objetivos dos eventos, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, atuar em reuniões de pais, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, dialogar com os alunos, conversar com os pais dos alunos, aplicar instrumentos diversos de avaliação, relacionar os conteúdos aos temas transversais, registrar frequência dos alunos, divulgar os trabalhos dos alunos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, propor atividades de comunicação oral ao aluno, acompanhar trabalho diário do aluno, apresentar capacidade de trabalho em equipe, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, discutir o conteúdo científico com os alunos, analisar material didático e paradidático, escolher temas para reuniões, criar atividade paralela de reforço, sugerir metodologias de ensino, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, registrar conceitos e notas dos alunos, proceder com ética e moral, sugerir formas para qualificação do docente, preparar roteiro de observação para os alunos, empregar atividades de recuperação paralela, dominar a modalidade escrita da língua, corrigir trabalhos dos alunos, atuar em reuniões de professores, propor situações-problema aos alunos, preencher fichas descritivas, estabelecer estratégias de avaliação, proceder com criatividade, relatar evasão escolar, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, consultar legislação educacional, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, contatar instituições para viabilização de atividades, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, instruir os alunos para participar dos eventos, definir temas transversais e interdisciplinares, organizar palestras, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, discutir conceitos de religiosidade, sugerir objetivos gerais e específicos, registrar conteúdos e atividades ministrados, atualizar-se, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, pesquisar material didático e paradidático, expressar-se em vários níveis de linguagem, divulgar a produção da escola na comunidade, definir estratégias de ensino, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, proceder com clareza, notificar os pais sobre a situação dos alunos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, sugerir projetos para a comunidade escolar, fixar objetivos de avaliação, determinar objetivo da aula, criar material didático, selecionar material didático, convencionar regras de convivência, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, trocar experiências com os pares e especialistas, formar grupos para atuação nos eventos.