quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Início Carreira O que se estuda num curso de Enfermagem - Grade Curricular

O que se estuda num curso de Enfermagem – Grade Curricular

O relógio não para e cada hora que passa fica um pouco mais perto do momento de escolher uma profissão. E escolher um curso de graduação é o primeiro e mais importante passo para o futuro profissional de qualquer pessoa.

Por esse motivo, quanto mais informações você tiver na hora de decidir que curso irá fazer, mais fácil será de não errar na escolha!

E se você tem como habilidade cuidar das pessoas e acredita que tem muito a oferecer como profissional da enfermagem, esse texto foi feito pensado em você!

Hoje nós iremos te dar uma ajudinha para entender o que exatamente se estuda em um curso de enfermagem pra ajudar você na entrada para o mercado de trabalho.

Que tal, vamos descobrir?

O que se estuda no curso de enfermagem

O curso de enfermagem como um todo

O enfermeiro é aquele que cuida das pessoas dentro da área da saúde, é responsável por:

  • Prestar primeiros socorros.
  • Administrar medicação.
  • Auxiliar em preparação para exames.
  • Fazer curativos.
  • Prestar todo tipo de auxílio a médicos em procedimentos.

Em outras palavras, prestação de assistência médica e cuidados a pacientes. Assim sendo, o curso de enfermagem prepara seus profissionais para muito além dessas atividades que citamos.

Formando e capacitando enfermeiros para trabalhar em atendimentos domiciliares, resgate de urgências e emergências, pesquisas, gestão de equipes, planejamento, entre muitas outras possibilidades.

Dito isso, que tal conhecer a grade de um curso de enfermagem?

Grade curricular de um curso de enfermagem

  1. Atendimento Pré-hospitalar

Essa matéria aborda técnicas de atendimento a vítimas de diversos acidentes, como por exemplo, queimaduras, afogamentos e quedas.

É estudando essa área que o aluno poderá entender se tem perfil para ser um enfermeiro socorrista ou não.

  1. Anatomia

Aqui o estudante de enfermagem terá acesso a tudo que se refere ao estudo do corpo humano, com foco em relação estrutural dos sistemas e órgãos.

  1. Histologia

Essa matéria apresenta atividades práticas referentes a preparação de lâminas laboratoriais para serem analisadas. Além de claro, servir de base para a prática, que é o estudo de tecidos fundamentais para o corpo humano em aspectos microscópicos.

  1. Psicologia

Essa é uma matéria fundamental para todo estudante de enfermagem, através dela é possível formar um enfermeiro capaz de ter uma relação profissional e humana com seus pacientes.

Além de ajudar o profissional de enfermagem a lidar com os desafios que a área exige, traz uma visão mais empática sobre a relação entre todos envolvidos em tratamentos médicos.

  1. Biossegurança

Apresenta ao futuro profissional de enfermagem, as medidas que devem ser adotadas como forma de assegurar o bem-estar e segurança, tanto individual, quanto coletiva.

Aqui são estudados riscos químicos, físicos e biológicos aos quais os pacientes e profissionais podem ser expostos.

  1. Enfermagem clínica

Matéria da enfermagem que aborda os aspectos hospitalares e a assistência aos pacientes nesse contexto, explicando a função do enfermeiro nos procedimentos como procedimentos de diagnóstico, análise das condições de saúde, tratamento clínico, entre outros.

  1. Farmacologia

Ensina o efeito dos medicamentos no organismo de uma pessoa, a ação esperada e suas reações adversas, formas de administrar, indicações e restrições e os protocolos que devem ser seguidos.

  1. Enfermagem na saúde coletiva

Contato do futuro enfermeiro com técnicas de assistência de enfermagem, aplicadas no contexto de programas e políticas públicas de saúde.

Além dessas matérias, ainda existem os estágios supervisionados, onde os profissionais poderão ampliar a sua percepção quanto a aplicação da enfermagem na prática, além de poder ganhar experiência e autoconfiança na hora de realizar a teoria aplicada durante todo o curso!

Consegue observar o quanto o conteúdo é rico em conhecimento e as matérias são diversificadas? Daí é possível concluir o tamanho da importância de um profissional de enfermagem.

Algumas áreas da Enfermagem

Ficou mais alguma dúvida?

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezados,

    gostaria de tirar 3 dúvidas:

    1) Existe um piso salarial para a função de gerente de marketing?

    2) Se a resposta acima for sim, como posso identificar se o meu sindicato rege este piso?

    3) Gostaria de saber a média salarial de gerente de marketing para Shopping Center em MG. Vocês possuem algum dado?

    Desde já agradeço e ficarei no aguardo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here

Trabalhista

DSR – Descanso Semanal Remunerado: Entenda as regras e como funciona o cálculo

O DSR - Descanso Semanal Remunerado ou folga remunerada é um direito do trabalhador garantido em lei, visando a qualidade de vida deste e que...

Carteira de trabalho Digital – Veja como funciona, como instalar e como usar o app CTPS

Os avanços tecnológicos trouxeram uma série de facilidades para o nosso dia a dia. Hoje, podemos facilitar uma série de tarefas através de arquivos...

Veja como descobrir se existe um sindicato da sua profissão

Você sabe qual é o sindicato da sua profissão e como ele funciona? E ainda mais, você sabia que o trabalhador é livre para...

Jornada de trabalho noturna – Veja como funciona o cômputo de horas

A jornada de trabalho noturna é uma das modalidades que possui regras bem específicas em nossas leis trabalhistas. Isso porque, o ser humano possui...

Salário líquido – Veja como calcular seu salário e os descontos

Ao começar um novo emprego, é natural que as pessoas fiquem ansiosas, recebam propostas salarias ou até mesmo um aumento e não se atentem...

Nova Lei trabalhista – Veja as principais mudanças

A Consolidação da Lei Trabalhista foi uma das grandes conquistas do trabalhador brasileiro. Ela trata da relação entre empregado e empregador estabelecendo normas de relacionamento e...

Nova Lei Trabalhista – Veja o que mudou nos processos na Justiça do Trabalho

Seja você empregado ou empregador certamente já ouviu a expressão “Vou procurar meus direitos. ” Mas será que após ser implantada a nova reforma...

Jornada de Trabalho Parcial – Entenda como funciona na Nova Lei Trabalhista

Você já parou para pensar na quantidade de mudanças que foram feitas na nova reforma trabalhista? A jornada de trabalho, por exemplo, conta com...

Home Office – Regulamentação, jornada de trabalho e remuneração de acordo com a Nova CLT

Atualmente o Brasil tem ganho destaque com o trabalho home office. Com a alta de desemprego, um dos recursos encontrados para driblar a falta...

Trabalho Intermitente – Veja as regras e como ficam salário, férias e décimo terceiro

Você sabia que o trabalho intermitente é uma modalidade nova no Brasil? A modalidade passou a ser aceita após a reforma trabalhista que entrou...