CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-10 deve planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, participar na elaboração do projeto pedagógico, ministrar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, preparar aulas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar os alunos, efetuar registros burocráticos pedagógicos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve relatar evasão escolar, proceder com clareza, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, contatar instituições para viabilização de atividades, apresentar relatórios às autoridades competentes, atuar em reuniões periódicas de planejamento, pesquisar material didático e paradidático, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, apresentar capacidade de trabalho em equipe, exercer autoridade com critério, instruir os alunos para participar dos eventos, divulgar os eventos da escola, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, propor situações-problema aos alunos, proceder com criatividade, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, sugerir metodologias de ensino, fixar objetivos de avaliação, preparar o cronograma dos eventos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, dialogar com os alunos, manter vínculos afetivos com os alunos, definir estratégias de ensino, preparar roteiro de observação para os alunos, redigir relatório sobre alunos com problemas, registrar aulas previstas e dadas, corrigir trabalhos dos alunos, proceder com ética e moral, trabalhar conceitos de família e cidadania, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, acompanhar trabalho diário do aluno, dominar a modalidade escrita da língua, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, preencher fichas descritivas, propor trabalhos e atividades, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, revisar conteúdos, atuar em reuniões de pais, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, escolher temas para reuniões, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, estabelecer cronograma de atividades, divulgar a produção da escola na comunidade, orientar o aluno para atitudes de convívio social, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, anotar ocorrências anômalas, listar fontes de pesquisa para o aluno, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, organizar palestras, registrar conceitos e notas dos alunos, traçar os objetivos dos eventos, sugerir objetivos gerais e específicos, produzir material didático, estabelecer conteúdos mínimos por série, discutir conceitos de religiosidade, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, opinar sobre propostas pedagógicas, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, trocar experiências com os pares e especialistas, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, ajustar planejamento a classe, preparar instrumentos para registro do evento, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, selecionar material didático, expressar-se em vários níveis de linguagem, definir temas transversais e interdisciplinares, formar grupos para atuação nos eventos, organizar visitas a espaços culturais, propor atividades de comunicação oral ao aluno, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, convencionar regras de convivência, atualizar-se, registrar conteúdos e atividades ministrados, consultar legislação educacional, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, comunicar-se com diferentes faixas etárias, estabelecer estratégias de avaliação, interagir com a comunidade escolar, atuar em reuniões de professores, aplicar instrumentos diversos de avaliação, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, divulgar os trabalhos dos alunos, criar atividade paralela de reforço, registrar frequência dos alunos, criar material didático, planejar as atividades periódicas da área, determinar objetivo da aula, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, relacionar os conteúdos aos temas transversais, programar pauta das reuniões, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, conversar com os pais dos alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, discutir o conteúdo científico com os alunos, sugerir projetos para a comunidade escolar, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, monitorar trabalhos em grupo, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, notificar os pais sobre a situação dos alunos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, analisar material didático e paradidático, definir metodologias de ensino, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, definir critérios de avaliação, sugerir formas para qualificação do docente, empregar atividades de recuperação paralela.

Cargos e salários CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Salário Professor Das Séries Iniciais Volta Redonda

Professor Das Séries Iniciais: Volta Redonda, RJ

  • 22
  • Volta Redonda, RJ
  • 1.957 - 3.745
  • 34h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Volta Redonda - RJ, ganha entre 1.957 e 3.745 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Santa Maria

Professor Das Séries Iniciais: Santa Maria, RS

  • 89
  • Santa Maria, RS
  • 2.830 - 5.338
  • 22h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Santa Maria - RS, ganha entre 2.830 e 5.338 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 89 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Minas Gerais

  • 2.344
  • Minas Gerais
  • 2.586 - 4.868
  • 24h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.586 e 4.868 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 2.344 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais São Paulo

Professor Das Séries Iniciais: São Paulo, SP

  • 3.885
  • São Paulo, SP
  • 3.841 - 8.396
  • 30h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.841 e 8.396 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 3.885 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Rio Branco

Professor Das Séries Iniciais: Rio Branco, AC

  • 108
  • Rio Branco, AC
  • 2.329 - 4.155
  • 31h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 2.329 e 4.155 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais João Pessoa

Professor Das Séries Iniciais: João Pessoa, PB

  • 100
  • João Pessoa, PB
  • 1.827 - 3.417
  • 35h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.827 e 3.417 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 100 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Gaspar

Professor Das Séries Iniciais: Gaspar, SC

  • 219
  • Gaspar, SC
  • 4.071 - 5.696
  • 36h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Gaspar - SC, ganha entre 4.071 e 5.696 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 219 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Praia Grande

Professor Das Séries Iniciais: Praia Grande, SP

  • 43
  • Praia Grande, SP
  • 1.956 - 2.833
  • 27h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Praia Grande - SP, ganha entre 1.956 e 2.833 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 43 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Distrito Federal

  • 937
  • Distrito Federal
  • 3.329 - 6.828
  • 27h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 3.329 e 6.828 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 937 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Porto Alegre

Professor Das Séries Iniciais: Porto Alegre, RS

  • 397
  • Porto Alegre, RS
  • 3.364 - 6.236
  • 22h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.364 e 6.236 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Curitiba

Professor Das Séries Iniciais: Curitiba, PR

  • 495
  • Curitiba, PR
  • 2.274 - 4.341
  • 29h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.274 e 4.341 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 495 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Pernambuco

  • 871
  • Pernambuco
  • 2.744 - 5.835
  • 33h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 2.744 e 5.835 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 871 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Maringá

Professor Das Séries Iniciais: Maringá, PR

  • 129
  • Maringá, PR
  • 1.880 - 3.111
  • 29h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.880 e 3.111 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 129 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Maceió

Professor Das Séries Iniciais: Maceió, AL

  • 219
  • Maceió, AL
  • 1.852 - 3.384
  • 32h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.852 e 3.384 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 219 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Pelotas

Professor Das Séries Iniciais: Pelotas, RS

  • 52
  • Pelotas, RS
  • 2.162 - 3.119
  • 20h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Pelotas - RS, ganha entre 2.162 e 3.119 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Bahia

  • 1.445
  • Bahia
  • 2.161 - 4.251
  • 30h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.161 e 4.251 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.445 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Londrina

Professor Das Séries Iniciais: Londrina, PR

  • 407
  • Londrina, PR
  • 2.414 - 4.373
  • 36h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.414 e 4.373 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 407 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Vitoria

Professor Das Séries Iniciais: Vitoria, ES

  • 84
  • Vitoria, ES
  • 2.661 - 5.138
  • 29h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.661 e 5.138 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.