CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou similar) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções

O funcionário CBO 2312-10 deve ministrar aulas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, avaliar os alunos, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, comunicar-se, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico, preparar aulas.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve empregar atividades de recuperação paralela, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, discutir o conteúdo científico com os alunos, programar pauta das reuniões, fixar objetivos de avaliação, revisar conteúdos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, manter vínculos afetivos com os alunos, formar grupos para atuação nos eventos, preparar instrumentos para registro do evento, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, atuar em reuniões de professores, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, discutir conceitos de religiosidade, relatar evasão escolar, instruir os alunos para participar dos eventos, criar material didático, preparar o cronograma dos eventos, registrar conceitos e notas dos alunos, preencher fichas descritivas, ajustar planejamento a classe, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, sugerir objetivos gerais e específicos, conversar com os pais dos alunos, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, propor trabalhos e atividades, propor situações-problema aos alunos, sugerir formas para qualificação do docente, trabalhar conceitos de família e cidadania, listar fontes de pesquisa para o aluno, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, criar atividade paralela de reforço, dominar a modalidade escrita da língua, analisar material didático e paradidático, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, propor atividades de comunicação oral ao aluno, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, sugerir projetos para a comunidade escolar, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, contatar instituições para viabilização de atividades, definir temas transversais e interdisciplinares, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, divulgar a produção da escola na comunidade, proceder com ética e moral, consultar legislação educacional, anotar ocorrências anômalas, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, proceder com clareza, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, estabelecer cronograma de atividades, dialogar com os alunos, divulgar os eventos da escola, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, apresentar capacidade de trabalho em equipe, relacionar os conteúdos aos temas transversais, registrar conteúdos e atividades ministrados, monitorar trabalhos em grupo, selecionar material didático, proceder com criatividade, planejar as atividades periódicas da área, divulgar os trabalhos dos alunos, exercer autoridade com critério, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, determinar objetivo da aula, redigir relatório sobre alunos com problemas, atuar em reuniões de pais, interagir com a comunidade escolar, convencionar regras de convivência, traçar os objetivos dos eventos, orientar o aluno para atitudes de convívio social, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, trocar experiências com os pares e especialistas, registrar aulas previstas e dadas, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, opinar sobre propostas pedagógicas, organizar visitas a espaços culturais, estabelecer estratégias de avaliação, atualizar-se, registrar frequência dos alunos, expressar-se em vários níveis de linguagem, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, aplicar instrumentos diversos de avaliação, notificar os pais sobre a situação dos alunos, corrigir trabalhos dos alunos, apresentar relatórios às autoridades competentes, escolher temas para reuniões, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, preparar roteiro de observação para os alunos, sugerir metodologias de ensino, comunicar-se com diferentes faixas etárias, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, atuar em reuniões periódicas de planejamento, estabelecer conteúdos mínimos por série, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, organizar palestras, definir critérios de avaliação, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, definir metodologias de ensino, produzir material didático, acompanhar trabalho diário do aluno, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, pesquisar material didático e paradidático, definir estratégias de ensino, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno.

Cargos e salários CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

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