CBO 2238-10 - Fonoaudiólogo geral
Entenda o que fazem os fonoaudiólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Fonoaudiólogo geral e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Fonoaudiólogo geral
Presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em recuperação e reabilitação na área de comunicação – que abrange, inclusive, voz e audição -, e promovendo o aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz. Realiza consulta, analisa distúrbios com outros profissionais, define diagnóstico fonoaudiológico, estabelece plano terapêutico, executa tratamento, e prescreve alta fonoaudiológica de paciente. Realiza atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida. Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à comunicação. Pode efetuar ações de gerenciamento de serviços de saúde. Supervisiona equipes. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Realiza o acolhimento de paciente em consulta. Faz anamnese. Avalia problemas de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição, motricidade orofacial, entre outros distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico. Realiza exames, interpretando os resultados. Avalia o impacto dos distúrbios na qualidade de vida de paciente.
Analisa o caso com outros profissionais – tais como fisioterapeutas, psicólogos e dentistas –, priorizando a saúde integral de paciente. Pode encaminhar paciente a outros profissionais, quando necessário.
Define diagnóstico fonoaudiológico e estabelece plano terapêutico. Prepara material e seleciona procedimentos para tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade. Estabelece critérios para a alta fonoaudiológica.
Presta esclarecimentos – em linguagem apropriada - sobre o processo terapêutico, dirime dúvidas e orienta paciente, seus familiares e seu cuidador. Pode fazer visitas em domicílios, instituições e locais de trabalho de paciente. Pode fazer atendimento e orientação a paciente de modo remoto.
Executa tratamento dos distúrbios identificados no campo fonoaudiológico, utilizando tecnologias e recursos terapêuticos. Desenvolve procedimentos para reabilitar paciente com distúrbios de comunicação. Avalia resultados do tratamento, acompanha evolução clínica e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.
Registra, no prontuário - de papel (físico) ou eletrônico - de paciente, as informações relativas à consulta, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento. Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto.
Trabalha a potência, a emissão e o controle da voz de atores e outros profissionais da área cultural, avaliando os efeitos da intervenção fonoaudiológica realizada.
Pode atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, sinais, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano. Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pacientes com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, testando e incorporando inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico.
Planeja, organiza e executa atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida.
Pode realizar ações de gerenciamento de serviços de saúde, aplicando e administrando recursos.
Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Pode elaborar relatórios, material informativo e artigos.
Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à área de comunicação.
Participa nas discussões e nos debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde voltados ao atendimento de indivíduo, família e grupos sociais, respeitando as diversidades socioculturais, históricas e regionais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA PARA FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA ATENDIMENTO NÃO PRESENCIAL EM FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 2 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 2 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | NEUROFISIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA DO SISTEMA AUDITIVO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | NEUROPSICOFARMACOLOGIA | 2 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | NEUROPSICOFARMACOLOGIA | 2 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | SUPRIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) BIOSSEGURANÇA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | FISIATRIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AUDIOLOGIA CLÍNICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DE LEITURA E DE ESCRITA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS FONOAUDIOLÓGICOS: FONOLÓGICO, DA FONAÇÃO, DA FLUÊNCIA, DA MOTRICIDADE OROFACIAL, OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FUNÇÕES E HABILIDADES NOS CICLOS DA VIDA: DA AUDIÇÃO, DA FALA, DA FLUÊNCIA, DA LINGUAGEM (ORAL E ESCRITA), DA VOZ, DOS SISTEMAS MIOFUNCIONAL, OROFACIAL E CERVICAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) MÉTODOS E PROCEDIMENTOS EM FONOAUDIOLOGIA: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO, HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PATOLOGIAS AUDIOLÓGICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCEDIMENTOS PRINCIPAIS NOS ATENDIMENTOS EM FONOAUDIOLOGIA: CONSULTAS, ANÁLISE DE DISTÚRBIOS, DIAGNÓSTICOS, PLANOS TERAPÊUTICOS, TRATAMENTOS, PRESCRIÇÕES DE ALTA, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS BIOLÓGICOS NORMAIS E ALTERADOS, ESTRUTURAS E FUNÇÕES DE ÓRGÃOS E SISTEMAS, RELACIONADOS À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS PSICOSSOCIOCULTURAIS, LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS QUE AUXILIAM A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO HUMANA E DAS ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) RECURSOS TECNOLÓGICOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A ALTERAÇÕES DA FALA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A DISTÚRBIOS DA VOZ | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A MOTRICIDADE OROFACIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITO DA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA-CAA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) LEGISLAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PSICO-FISIOLÓGICOS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOBIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO DE PESSOAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FATORES HUMANOS NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA PARA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) TREINAMENTO E REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | PSICOLINGUÍSTICA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | PSICOLINGUÍSTICA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- avaliar pacientes e clientes;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- trabalhar em equipe;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
- preparar material terapêutico;
- participar de comissões técnico-científicas;
- planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais - gestantes, neonatos, idosos, etc.;
- dar alta;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- avaliar resultados do tratamento;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- caracterizar população-alvo;
- ministrar cursos e palestras;
- esclarecer dúvidas;
- divulgar trabalhos;
- acompanhar evolução clínica;
- elaborar laudos;
- demonstrar organização;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- implementar programas de prevenção às deficiências;
- realizar exames complementares;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- orientar hábitos de saúde;
- supervisionar profissionais;
- participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- transmitir segurança;
- avaliar fala;
- prestar consultoria ou assessoria;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo;
- organizar eventos técnico-científicos;
- tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
- avaliar deglutição;
- gerenciar programas e campanhas;
- elaborar material educativo e informativo;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- demonstrar capacidade de observação;
- tratar alterações da fala;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- realizar anamnese;
- habilitar sistema auditivo;
- estabelecer parâmetros de alta;
- orientar pesquisas;
- orientar condutas terapêuticas;
- desenvolver habilidades auditivas;
- tratar distúrbios vocais;
- tomar decisões;
- participar de programas e campanhas de prevenção e promoção;
- analisar exames;
- explicar procedimentos e rotinas;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- planejar programas e campanhas de prevenção e promoção;
- solicitar exames complementares;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- emitir atestados;
- demonstrar iniciativa;
- estabelecer prognóstico;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- registrar dados em prontuário;
- demonstrar criatividade;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- dar devolutiva da avaliação;
- tratar alterações das funções orofaciais;
- tratar alterações de fluência;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- eleger instrumentos para avaliação;
- aplicar testes e provas;
- elaborar relatórios;
- mediar reuniões clínicas;
- participar na elaboração do diagnóstico situacional;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- avaliar postura corporal;
- organizar publicações;
- demonstrar objetividade;
- supervisionar estágios;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- verificar a compreensão da orientação;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- planejar estratégias e atividades educativas;
- discutir casos com outros profissionais;
- capacitar profissionais;
- participar de programas institucionais;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- prescrever terapêutica;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- trabalhar com biossegurança;
- auditorar programas e serviços;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- avaliar voz;
- estabelecer plano terapêutico;
- avaliar funções orofaciais;
- realizar pesquisas;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- contornar situações adversas;
- realizar perícia;
- implementar programas de promoção da saúde;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-10
CBO 2238-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogo geral que pertence ao grupo dos fonoaudiólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da medicina, saúde
-
-
-
-
- Fonoaudiólogos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2238-10 - Fonoaudiólogos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 223810 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 223810 em todos os estados e cidades do Brasil.