CBO 2238-15 - Fonoaudiólogo educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fonoaudiólogos
O profissional no cargo de Fonoaudiólogo educacional CBO 2238-15 presta atendimento em fonoaudiologia educacional, contribuindo para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, atuando na criação de ambientes físicos adequados à comunicação e à educação, integrando equipe para diagnóstico fonoaudiológico de alunos, promovendo saúde auditiva e vocal de educadores, e contribuindo para inclusão escolar e social de alunos Mantém-se atualizado em sua área de atuação.
Pode realizar pesquisas Pode atuar em gestão na área educacional Pode supervisionar equipes.
Pode prestar consultoria e assessoria fonoaudiológica no âmbito educacional Participa em debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde e qualidade de vida Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2238-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fonoaudiólogo educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fonoaudiólogos CBO 2238-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fonoaudiólogos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Fonoaudiólogo educacional
O Fonoaudiólogo educacional CBO 2238-15 presta atendimento em fonoaudiologia educacional, atuando em programas e ações de educação dirigidas à população escolar nos diferentes ciclos de vida Participa no planejamento educacional, colaborando na realização do diagnóstico institucional para identificar e caracterizar os problemas de aprendizagem.
Participa na elaboração, na execução e no acompanhamento de projetos e propostas educacionais, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem por meio da aplicação de conhecimentos do campo fonoaudiológico.
Atua de modo integrado à equipe escolar a fim de criar ambientes físicos adequados à comunicação e ao processo de ensino-aprendizagem Desenvolve ações institucionais, decorrentes do planejamento educacional, a fim de criar condições favoráveis para desenvolvimento do ensino e consecução de efetivo processo de aprendizagem.
Atua em parceria com educadores, contribuindo para identificação de situações que possam facilitar o sucesso escolar de alunos Colabora com a equipe pedagógica na identificação e na condução das demandas relativas a problemas fonoaudiológicos apresentados pela comunidade escolar.
Integra equipe de diagnóstico fonoaudiológico de alunos, aplicando testes e provas, analisando exames e resultados de avaliações e clínicas, e avaliando audição, fluência, fala, linguagem oral, leitura e escrita, deglutição, postura corporal, entre outros itens.
Executa rastreio auditivo, para identificação de escolares com suspeita de alterações auditivas que não foram identificadas no nascimento ou com perda auditiva desenvolvida posteriormente Informa aos educadores dos problemas detectados, com o intuito de orientá-los acerca de estratégias auxiliares no ambiente escolar.
Identifica situações de risco para a saúde auditiva e vocal de educadores, promovendo ações que minimizam (e, se possível, eliminam) essas situações e seus efeitos.
Auxilia os professores a lidar com problemas de fala Contribui para a inclusão efetiva de alunos Participa nas ações do Atendimento Educacional Especializado (AEE), identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Sensibiliza e capacita educandos, educadores e familiares para utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, à inclusão escolar e social e ao aprendizado No caso de alunos com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), sensibiliza e capacita para utilização de Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos No caso de alunos surdos, sensibiliza e capacita para utilização de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e recursos tecnológicos necessários.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, testando e incorporando inovações tecnológicas em suas atividades Desenvolve ações educativas e informativas sobre a interface entre comunicação e aprendizagem, para os diferentes atores envolvidos no processo educacional, tais como gestores, equipes técnicas, professores e educandos.
Pode atuar em gestão na área educacional Pode supervisionar equipes, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Pode desenvolver ações voltadas à consultoria e à assessoria fonoaudiológica no âmbito educacional.
Pode realizar e divulgar pesquisas que contribuam para a consolidação da atuação fonoaudiológica no âmbito educacional Participa em debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde e qualidade de vida, voltados à comunidade escolar, às famílias de alunos e aos grupos sociais que moram nas cercanias da instituição de ensino.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2238-15 deve realizar diagnóstico fonoaudiológico, comunicar-se, realizar tratamento fonoaudiológico, aplicar procedimentos fonoaudiológicos, atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, exercer atividades técnico-científicas e administrativas, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, avaliar pacientes e clientes, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2238-15
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Atividades exercidas por um Fonoaudiólogo educacional CBO 2238-15
Um Fonoaudiólogo educacional (ou sinônimo) deve realizar pesquisas, demonstrar organização, adaptar tecnologia assistiva, aplicar testes e provas, explicar procedimentos e rotinas, introduzir formas alternativas de comunicação, trabalhar com biossegurança, levantar hipóteses diagnósticas, desenvolver habilidades cognitivas, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, participar de comissões técnico-científicas, participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita, gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros, contornar situações adversas, desenvolver metodologias e recursos tecnológicos, registrar dados em prontuário, participar de programas institucionais, visitar domicílios, instituições e locais de trabalho, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, avaliar linguagem oral, leitura e escrita, redigir artigos, capítulos e livros, divulgar trabalhos, demonstrar iniciativa, solicitar laudos, relatórios, pareceres, solicitar exames complementares, avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional, indicar tecnologia assistiva, avaliar fluência, demonstrar dinamismo, dar devolutiva da avaliação, avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida, elaborar relatórios, avaliar fala, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, prestar consultoria ou assessoria, discutir casos com outros profissionais, supervisionar estágios, transmitir segurança, orientar pesquisas, demonstrar objetividade, encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais, elaborar laudos, capacitar profissionais, trabalhar em equipe, organizar publicações, orientar hábitos de saúde, demonstrar criatividade, apreciar trabalhos técnico-científicos, elaborar manuais técnico-administrativos, analisar avaliações clínicas de outros profissionais, caracterizar população-alvo, avaliar aspectos socioculturais e ambientais, elaborar material educativo e informativo, auditorar programas e serviços, demonstrar capacidade de análise e síntese, demonstrar procedimentos e técnicas, emitir atestados, supervisionar profissionais, esclarecer dúvidas, detectar expectativas de pacientes e clientes, verificar a compreensão da orientação, organizar eventos técnico-científicos, avaliar postura corporal, estimular adesão e continuidade do tratamento, analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo, demonstrar capacidade de adaptação, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, analisar resultados da avaliação fonoaudiológica, analisar exames, ministrar cursos e palestras, eleger instrumentos para avaliação, avaliar habilidades cognitivas, participar de diagnóstico interdisciplinar, tomar decisões.