CBO 2238-10 - Fonoaudiólogo geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fonoaudiólogos
O profissional no cargo de Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em recuperação e reabilitação na área de comunicação – que abrange, inclusive, voz e audição -, e promovendo o aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz Realiza consulta, analisa distúrbios com outros profissionais, define diagnóstico fonoaudiológico, estabelece plano terapêutico, executa tratamento, e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.
Realiza atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à comunicação Pode efetuar ações de gerenciamento de serviços de saúde.
Supervisiona equipes Mantém-se atualizado em sua área de atuação Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2238-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fonoaudiólogo geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fonoaudiólogos CBO 2238-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fonoaudiólogos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Fonoaudiólogo geral
O Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em consultórios, hospitais, creches, escolas, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, estabelecimentos da área cultural (como rádio, televisão e teatro), entre outros locais Reconhece a saúde como direito e atua de forma a garantir a integralidade da assistência prestada, por intermédio de ações e serviços preventivos e terapêuticos, individuais e coletivos.
Compreende determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais do processo saúde-doença-cuidado.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta Faz anamnese.
Avalia problemas de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição, motricidade orofacial, entre outros distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico Realiza exames, interpretando os resultados.
Avalia o impacto dos distúrbios na qualidade de vida de paciente.
Analisa o caso com outros profissionais – tais como fisioterapeutas, psicólogos e dentistas, priorizando a saúde integral de paciente Pode encaminhar paciente a outros profissionais, quando necessário.
Define diagnóstico fonoaudiológico e estabelece plano terapêutico.
Prepara material e seleciona procedimentos para tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade Estabelece critérios para a alta fonoaudiológica Presta esclarecimentos – em linguagem apropriada - sobre o processo terapêutico, dirime dúvidas e orienta paciente, seus familiares e seu cuidador.
Pode fazer visitas em domicílios, instituições e locais de trabalho de paciente Pode fazer atendimento e orientação a paciente de modo remoto Executa tratamento dos distúrbios identificados no campo fonoaudiológico, utilizando tecnologias e recursos terapêuticos.
Desenvolve procedimentos para reabilitar paciente com distúrbios de comunicação Avalia resultados do tratamento, acompanha evolução clínica e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.
Registra, no prontuário - de papel (físico) ou eletrônico - de paciente, as informações relativas à consulta, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto Trabalha a potência, a emissão e o controle da voz de atores e outros profissionais da área cultural, avaliando os efeitos da intervenção fonoaudiológica realizada.
Pode atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, sinais, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pacientes com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros Mantém-se atualizado na sua área de atuação, testando e incorporando inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico.
Planeja, organiza e executa atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode realizar ações de gerenciamento de serviços de saúde, aplicando e administrando recursos Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Pode elaborar relatórios, material informativo e artigos Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à área de comunicação Participa nas discussões e nos debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde voltados ao atendimento de indivíduo, família e grupos sociais, respeitando as diversidades socioculturais, históricas e regionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2238-10 deve realizar diagnóstico fonoaudiológico, demonstrar competências pessoais, realizar tratamento fonoaudiológico, aplicar procedimentos fonoaudiológicos, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, comunicar-se, atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, exercer atividades técnico-científicas e administrativas, avaliar pacientes e clientes.
Condições de trabalho dessas profissões
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2238-10
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Atividades exercidas por um Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10
Um Fonoaudiólogo geral (ou sinônimo) deve esclarecer prognóstico de tratamento, preparar material terapêutico, elaborar laudos, eleger procedimentos terapêuticos, orientar hábitos de saúde, estabelecer parâmetros de alta, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, detectar expectativas de pacientes e clientes, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, contornar situações adversas, habilitar sistema auditivo, tratar alterações de fluência, avaliar aspectos socioculturais e ambientais, prestar consultoria ou assessoria, auditorar programas e serviços, elaborar manuais técnico-administrativos, demonstrar capacidade de análise e síntese, analisar exames, informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção, participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva, caracterizar população-alvo, organizar publicações, acompanhar evolução clínica, analisar resultados da avaliação fonoaudiológica, implementar programas de promoção da saúde, demonstrar capacidade de adaptação, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz, explicar procedimentos e rotinas, tratar alterações das funções orofaciais, ministrar cursos e palestras, avaliar postura corporal, participar de diagnóstico interdisciplinar, discutir casos com outros profissionais, estabelecer critérios de elegibilidade, gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros, tratar distúrbios vocais, estabelecer plano terapêutico, desenvolver habilidades auditivas, demonstrar procedimentos e técnicas, demonstrar organização, supervisionar profissionais, visitar domicílios, instituições e locais de trabalho, planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais - gestantes, neonatos, idosos, etc., realizar pesquisas, coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados, participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos, verificar a compreensão da orientação, capacitar profissionais, registrar dados em prontuário, desenvolver metodologias e recursos tecnológicos, aplicar testes e provas, encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais, analisar avaliações clínicas de outros profissionais, avaliar linguagem oral, leitura e escrita, solicitar laudos, relatórios, pareceres, tratar alterações da fala, elaborar material educativo e informativo, estabelecer prognóstico, avaliar deglutição, eleger instrumentos para avaliação, estimular adesão e continuidade do tratamento, avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida, demonstrar objetividade, tomar decisões, trabalhar em equipe, realizar anamnese, elaborar relatórios, mediar reuniões clínicas, participar na elaboração do diagnóstico situacional, apreciar trabalhos técnico-científicos, dar alta, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita, analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo, avaliar fala, esclarecer dúvidas, demonstrar criatividade, transmitir segurança, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, realizar perícia, tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita, participar de comissões técnico-científicas, avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional, divulgar trabalhos, emitir atestados, dar devolutiva da avaliação, avaliar resultados do tratamento, demonstrar dinamismo, trabalhar com biossegurança, avaliar voz, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, gerenciar programas e campanhas, redigir artigos, capítulos e livros, orientar pesquisas, planejar programas e campanhas de prevenção e promoção, solicitar exames complementares, orientar condutas terapêuticas, demonstrar capacidade de observação, implementar programas de prevenção às deficiências, definir indicadores de evolução do tratamento/ação, participar de programas e campanhas de prevenção e promoção, avaliar funções orofaciais, organizar eventos técnico-científicos, realizar exames complementares, supervisionar estágios, prescrever terapêutica, participar de programas institucionais, planejar estratégias e atividades educativas, levantar hipóteses diagnósticas, demonstrar iniciativa.