CBO 2238-10 - Fonoaudiólogo geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fonoaudiólogos
O profissional no cargo de Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em recuperação e reabilitação na área de comunicação – que abrange, inclusive, voz e audição -, e promovendo o aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz Realiza consulta, analisa distúrbios com outros profissionais, define diagnóstico fonoaudiológico, estabelece plano terapêutico, executa tratamento, e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.
Realiza atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à comunicação Pode efetuar ações de gerenciamento de serviços de saúde.
Supervisiona equipes Mantém-se atualizado em sua área de atuação Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2238-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fonoaudiólogo geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fonoaudiólogos CBO 2238-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fonoaudiólogos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Fonoaudiólogo geral
O Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em consultórios, hospitais, creches, escolas, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, estabelecimentos da área cultural (como rádio, televisão e teatro), entre outros locais Reconhece a saúde como direito e atua de forma a garantir a integralidade da assistência prestada, por intermédio de ações e serviços preventivos e terapêuticos, individuais e coletivos.
Compreende determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais do processo saúde-doença-cuidado.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta Faz anamnese.
Avalia problemas de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição, motricidade orofacial, entre outros distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico Realiza exames, interpretando os resultados.
Avalia o impacto dos distúrbios na qualidade de vida de paciente.
Analisa o caso com outros profissionais – tais como fisioterapeutas, psicólogos e dentistas, priorizando a saúde integral de paciente Pode encaminhar paciente a outros profissionais, quando necessário.
Define diagnóstico fonoaudiológico e estabelece plano terapêutico.
Prepara material e seleciona procedimentos para tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade Estabelece critérios para a alta fonoaudiológica Presta esclarecimentos – em linguagem apropriada - sobre o processo terapêutico, dirime dúvidas e orienta paciente, seus familiares e seu cuidador.
Pode fazer visitas em domicílios, instituições e locais de trabalho de paciente Pode fazer atendimento e orientação a paciente de modo remoto Executa tratamento dos distúrbios identificados no campo fonoaudiológico, utilizando tecnologias e recursos terapêuticos.
Desenvolve procedimentos para reabilitar paciente com distúrbios de comunicação Avalia resultados do tratamento, acompanha evolução clínica e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.
Registra, no prontuário - de papel (físico) ou eletrônico - de paciente, as informações relativas à consulta, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto Trabalha a potência, a emissão e o controle da voz de atores e outros profissionais da área cultural, avaliando os efeitos da intervenção fonoaudiológica realizada.
Pode atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, sinais, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pacientes com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros Mantém-se atualizado na sua área de atuação, testando e incorporando inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico.
Planeja, organiza e executa atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode realizar ações de gerenciamento de serviços de saúde, aplicando e administrando recursos Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Pode elaborar relatórios, material informativo e artigos Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à área de comunicação Participa nas discussões e nos debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde voltados ao atendimento de indivíduo, família e grupos sociais, respeitando as diversidades socioculturais, históricas e regionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2238-10 deve avaliar pacientes e clientes, realizar tratamento fonoaudiológico, exercer atividades técnico-científicas e administrativas, comunicar-se, atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, aplicar procedimentos fonoaudiológicos, demonstrar competências pessoais, realizar diagnóstico fonoaudiológico, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis.
Condições de trabalho dessas profissões
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2238-10
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Atividades exercidas por um Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10
Um Fonoaudiólogo geral (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de adaptação, supervisionar estágios, trabalhar em equipe, prescrever terapêutica, detectar expectativas de pacientes e clientes, organizar publicações, avaliar aspectos socioculturais e ambientais, analisar resultados da avaliação fonoaudiológica, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita, analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo, divulgar trabalhos, tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita, participar de diagnóstico interdisciplinar, demonstrar organização, avaliar deglutição, desenvolver habilidades auditivas, implementar programas de prevenção às deficiências, visitar domicílios, instituições e locais de trabalho, realizar exames complementares, avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida, acompanhar evolução clínica, tratar distúrbios vocais, orientar condutas terapêuticas, solicitar exames complementares, levantar hipóteses diagnósticas, demonstrar iniciativa, analisar avaliações clínicas de outros profissionais, desenvolver metodologias e recursos tecnológicos, avaliar funções orofaciais, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz, informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção, realizar perícia, verificar a compreensão da orientação, elaborar material educativo e informativo, gerenciar programas e campanhas, participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos, coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados, realizar pesquisas, definir indicadores de evolução do tratamento/ação, estimular adesão e continuidade do tratamento, demonstrar capacidade de análise e síntese, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, implementar programas de promoção da saúde, redigir artigos, capítulos e livros, estabelecer plano terapêutico, demonstrar dinamismo, realizar anamnese, caracterizar população-alvo, participar na elaboração do diagnóstico situacional, avaliar fala, aplicar testes e provas, planejar estratégias e atividades educativas, tratar alterações da fala, explicar procedimentos e rotinas, registrar dados em prontuário, avaliar voz, trabalhar com biossegurança, demonstrar procedimentos e técnicas, contornar situações adversas, participar de comissões técnico-científicas, demonstrar objetividade, orientar pesquisas, estabelecer prognóstico, organizar eventos técnico-científicos, avaliar resultados do tratamento, encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais, orientar hábitos de saúde, transmitir segurança, esclarecer prognóstico de tratamento, estabelecer critérios de elegibilidade, tomar decisões, mediar reuniões clínicas, eleger instrumentos para avaliação, elaborar manuais técnico-administrativos, tratar alterações das funções orofaciais, avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional, capacitar profissionais, gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros, prestar consultoria ou assessoria, ministrar cursos e palestras, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, emitir atestados, participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, participar de programas e campanhas de prevenção e promoção, dar alta, dar devolutiva da avaliação, tratar alterações de fluência, elaborar relatórios, elaborar laudos, habilitar sistema auditivo, supervisionar profissionais, planejar programas e campanhas de prevenção e promoção, preparar material terapêutico, avaliar linguagem oral, leitura e escrita, auditorar programas e serviços, participar de programas institucionais, avaliar postura corporal, apreciar trabalhos técnico-científicos, esclarecer dúvidas, analisar exames, demonstrar criatividade, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de observação, discutir casos com outros profissionais, solicitar laudos, relatórios, pareceres, estabelecer parâmetros de alta, eleger procedimentos terapêuticos, planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais - gestantes, neonatos, idosos, etc..