CBO 2238-10 - Fonoaudiólogo geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fonoaudiólogos
O profissional no cargo de Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em recuperação e reabilitação na área de comunicação – que abrange, inclusive, voz e audição -, e promovendo o aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz Realiza consulta, analisa distúrbios com outros profissionais, define diagnóstico fonoaudiológico, estabelece plano terapêutico, executa tratamento, e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.
Realiza atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à comunicação Pode efetuar ações de gerenciamento de serviços de saúde.
Supervisiona equipes Mantém-se atualizado em sua área de atuação Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2238-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fonoaudiólogo geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fonoaudiólogos CBO 2238-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fonoaudiólogos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Fonoaudiólogo geral
O Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em consultórios, hospitais, creches, escolas, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, estabelecimentos da área cultural (como rádio, televisão e teatro), entre outros locais Reconhece a saúde como direito e atua de forma a garantir a integralidade da assistência prestada, por intermédio de ações e serviços preventivos e terapêuticos, individuais e coletivos.
Compreende determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais do processo saúde-doença-cuidado.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta Faz anamnese.
Avalia problemas de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição, motricidade orofacial, entre outros distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico Realiza exames, interpretando os resultados.
Avalia o impacto dos distúrbios na qualidade de vida de paciente.
Analisa o caso com outros profissionais – tais como fisioterapeutas, psicólogos e dentistas, priorizando a saúde integral de paciente Pode encaminhar paciente a outros profissionais, quando necessário.
Define diagnóstico fonoaudiológico e estabelece plano terapêutico.
Prepara material e seleciona procedimentos para tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade Estabelece critérios para a alta fonoaudiológica Presta esclarecimentos – em linguagem apropriada - sobre o processo terapêutico, dirime dúvidas e orienta paciente, seus familiares e seu cuidador.
Pode fazer visitas em domicílios, instituições e locais de trabalho de paciente Pode fazer atendimento e orientação a paciente de modo remoto Executa tratamento dos distúrbios identificados no campo fonoaudiológico, utilizando tecnologias e recursos terapêuticos.
Desenvolve procedimentos para reabilitar paciente com distúrbios de comunicação Avalia resultados do tratamento, acompanha evolução clínica e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.
Registra, no prontuário - de papel (físico) ou eletrônico - de paciente, as informações relativas à consulta, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto Trabalha a potência, a emissão e o controle da voz de atores e outros profissionais da área cultural, avaliando os efeitos da intervenção fonoaudiológica realizada.
Pode atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, sinais, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pacientes com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros Mantém-se atualizado na sua área de atuação, testando e incorporando inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico.
Planeja, organiza e executa atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode realizar ações de gerenciamento de serviços de saúde, aplicando e administrando recursos Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Pode elaborar relatórios, material informativo e artigos Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à área de comunicação Participa nas discussões e nos debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde voltados ao atendimento de indivíduo, família e grupos sociais, respeitando as diversidades socioculturais, históricas e regionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2238-10 deve comunicar-se, aplicar procedimentos fonoaudiológicos, exercer atividades técnico-científicas e administrativas, demonstrar competências pessoais, avaliar pacientes e clientes, atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, realizar diagnóstico fonoaudiológico, realizar tratamento fonoaudiológico.
Condições de trabalho dessas profissões
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2238-10
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Atividades exercidas por um Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10
Um Fonoaudiólogo geral (ou sinônimo) deve tratar alterações das funções orofaciais, estimular adesão e continuidade do tratamento, demonstrar objetividade, elaborar manuais técnico-administrativos, gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros, demonstrar dinamismo, tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita, orientar hábitos de saúde, participar de programas institucionais, solicitar exames complementares, avaliar funções orofaciais, analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo, demonstrar procedimentos e técnicas, analisar avaliações clínicas de outros profissionais, realizar exames complementares, definir indicadores de evolução do tratamento/ação, avaliar linguagem oral, leitura e escrita, transmitir segurança, avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida, analisar resultados da avaliação fonoaudiológica, mediar reuniões clínicas, realizar pesquisas, discutir casos com outros profissionais, dar devolutiva da avaliação, participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva, encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais, tratar alterações da fala, realizar anamnese, solicitar laudos, relatórios, pareceres, analisar exames, demonstrar organização, apreciar trabalhos técnico-científicos, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, preparar material terapêutico, tomar decisões, realizar perícia, elaborar relatórios, coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados, tratar distúrbios vocais, esclarecer dúvidas, prestar consultoria ou assessoria, verificar a compreensão da orientação, elaborar laudos, elaborar material educativo e informativo, estabelecer plano terapêutico, contornar situações adversas, planejar estratégias e atividades educativas, informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção, planejar programas e campanhas de prevenção e promoção, avaliar voz, gerenciar programas e campanhas, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita, estabelecer prognóstico, implementar programas de promoção da saúde, capacitar profissionais, participar de diagnóstico interdisciplinar, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, divulgar trabalhos, organizar eventos técnico-científicos, orientar condutas terapêuticas, detectar expectativas de pacientes e clientes, levantar hipóteses diagnósticas, desenvolver metodologias e recursos tecnológicos, auditorar programas e serviços, demonstrar capacidade de análise e síntese, implementar programas de prevenção às deficiências, participar na elaboração do diagnóstico situacional, esclarecer prognóstico de tratamento, avaliar resultados do tratamento, habilitar sistema auditivo, participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos, tratar alterações de fluência, demonstrar criatividade, caracterizar população-alvo, trabalhar com biossegurança, ministrar cursos e palestras, trabalhar em equipe, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz, participar de comissões técnico-científicas, visitar domicílios, instituições e locais de trabalho, avaliar fala, acompanhar evolução clínica, organizar publicações, orientar pesquisas, registrar dados em prontuário, eleger procedimentos terapêuticos, demonstrar capacidade de observação, demonstrar iniciativa, supervisionar estágios, emitir atestados, participar de programas e campanhas de prevenção e promoção, desenvolver habilidades auditivas, avaliar deglutição, estabelecer parâmetros de alta, supervisionar profissionais, avaliar aspectos socioculturais e ambientais, eleger instrumentos para avaliação, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, dar alta, estabelecer critérios de elegibilidade, aplicar testes e provas, redigir artigos, capítulos e livros, avaliar postura corporal, demonstrar capacidade de adaptação, planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais - gestantes, neonatos, idosos, etc., explicar procedimentos e rotinas, avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional, prescrever terapêutica, demonstrar capacidade de comunicação não verbal.