CBO 2238-10 - Fonoaudiólogos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2238-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Fonoaudiólogo geral presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em recuperação e reabilitação na área de comunicação – que abrange, inclusive, voz e audição -, e promovendo o aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz Realiza consulta, analisa distúrbios com outros profissionais, define diagnóstico fonoaudiológico, estabelece plano terapêutico, executa tratamento, e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.

Realiza atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à comunicação Pode efetuar ações de gerenciamento de serviços de saúde.

Supervisiona equipes Mantém-se atualizado em sua área de atuação Atua com base em princípios de ética profissional.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fonoaudiólogos CBO 2238-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Fonoaudiólogos.
      • Profissionais das ciências biológicas, da saúde.

O que faz um Fonoaudiólogo geral

O Fonoaudiólogo geral (ou similar) presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em consultórios, hospitais, creches, escolas, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, estabelecimentos da área cultural (como rádio, televisão e teatro), entre outros locais Reconhece a saúde como direito e atua de forma a garantir a integralidade da assistência prestada, por intermédio de ações e serviços preventivos e terapêuticos, individuais e coletivos.

Compreende determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais do processo saúde-doença-cuidado.

Realiza o acolhimento de paciente em consulta Faz anamnese.

Avalia problemas de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição, motricidade orofacial, entre outros distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico Realiza exames, interpretando os resultados.

Avalia o impacto dos distúrbios na qualidade de vida de paciente.

Analisa o caso com outros profissionais – tais como fisioterapeutas, psicólogos e dentistas, priorizando a saúde integral de paciente Pode encaminhar paciente a outros profissionais, quando necessário.

Define diagnóstico fonoaudiológico e estabelece plano terapêutico.

Prepara material e seleciona procedimentos para tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade Estabelece critérios para a alta fonoaudiológica Presta esclarecimentos – em linguagem apropriada - sobre o processo terapêutico, dirime dúvidas e orienta paciente, seus familiares e seu cuidador.

Pode fazer visitas em domicílios, instituições e locais de trabalho de paciente Pode fazer atendimento e orientação a paciente de modo remoto Executa tratamento dos distúrbios identificados no campo fonoaudiológico, utilizando tecnologias e recursos terapêuticos.

Desenvolve procedimentos para reabilitar paciente com distúrbios de comunicação Avalia resultados do tratamento, acompanha evolução clínica e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.

Registra, no prontuário - de papel (físico) ou eletrônico - de paciente, as informações relativas à consulta, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto Trabalha a potência, a emissão e o controle da voz de atores e outros profissionais da área cultural, avaliando os efeitos da intervenção fonoaudiológica realizada.

Pode atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, sinais, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pacientes com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros Mantém-se atualizado na sua área de atuação, testando e incorporando inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico.

Planeja, organiza e executa atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode realizar ações de gerenciamento de serviços de saúde, aplicando e administrando recursos Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.

Pode elaborar relatórios, material informativo e artigos Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à área de comunicação Participa nas discussões e nos debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde voltados ao atendimento de indivíduo, família e grupos sociais, respeitando as diversidades socioculturais, históricas e regionais.

Funções

O funcionário CBO 2238-10 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, exercer atividades técnico-científicas e administrativas, atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, realizar diagnóstico fonoaudiológico, avaliar pacientes e clientes, aplicar procedimentos fonoaudiológicos, realizar tratamento fonoaudiológico.

Atividades exercidas por um Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10

Um Fonoaudiólogo geral (ou sinônimo) deve estabelecer prognóstico, supervisionar estágios, demonstrar criatividade, acompanhar evolução clínica, esclarecer dúvidas, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, divulgar trabalhos, avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita, analisar exames, organizar publicações, tratar alterações das funções orofaciais, eleger procedimentos terapêuticos, avaliar linguagem oral, leitura e escrita, eleger instrumentos para avaliação, estabelecer critérios de elegibilidade, transmitir segurança, planejar programas e campanhas de prevenção e promoção, aplicar testes e provas, planejar estratégias e atividades educativas, participar de programas e campanhas de prevenção e promoção, organizar eventos técnico-científicos, analisar avaliações clínicas de outros profissionais, elaborar laudos, demonstrar procedimentos e técnicas, tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita, avaliar aspectos socioculturais e ambientais, trabalhar com biossegurança, orientar condutas terapêuticas, definir indicadores de evolução do tratamento/ação, mediar reuniões clínicas, discutir casos com outros profissionais, estabelecer parâmetros de alta, preparar material terapêutico, auditorar programas e serviços, desenvolver habilidades auditivas, registrar dados em prontuário, dar alta, avaliar funções orofaciais, habilitar sistema auditivo, supervisionar profissionais, solicitar laudos, relatórios, pareceres, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, redigir artigos, capítulos e livros, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz, coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais - gestantes, neonatos, idosos, etc., demonstrar capacidade de observação, realizar pesquisas, elaborar manuais técnico-administrativos, contornar situações adversas, analisar resultados da avaliação fonoaudiológica, realizar anamnese, avaliar fala, detectar expectativas de pacientes e clientes, realizar exames complementares, tratar distúrbios vocais, verificar a compreensão da orientação, esclarecer prognóstico de tratamento, gerenciar programas e campanhas, implementar programas de promoção da saúde, participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos, estimular adesão e continuidade do tratamento, tomar decisões, avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida, implementar programas de prevenção às deficiências, avaliar voz, desenvolver metodologias e recursos tecnológicos, emitir atestados, apreciar trabalhos técnico-científicos, prescrever terapêutica, ministrar cursos e palestras, orientar hábitos de saúde, gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros, prestar consultoria ou assessoria, avaliar postura corporal, estabelecer plano terapêutico, participar de diagnóstico interdisciplinar, realizar perícia, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção, encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais, tratar alterações de fluência, participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva, demonstrar dinamismo, tratar alterações da fala, elaborar relatórios, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de adaptação, analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo, capacitar profissionais, solicitar exames complementares, levantar hipóteses diagnósticas, demonstrar objetividade, participar na elaboração do diagnóstico situacional, demonstrar capacidade de análise e síntese, demonstrar iniciativa, participar de comissões técnico-científicas, explicar procedimentos e rotinas, avaliar deglutição, caracterizar população-alvo, elaborar material educativo e informativo, dar devolutiva da avaliação, avaliar resultados do tratamento, visitar domicílios, instituições e locais de trabalho, orientar pesquisas, participar de programas institucionais, demonstrar organização.

Cargos e salários CBO 2238-10 - Fonoaudiólogos

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