CBO 1415-15 - Gerente de bar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de bar CBO 1415-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de bares ou de unidade de rede de franquia, por conta própria ou por representação do proprietário Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em bares e outros serviços semelhantes Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de bar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
O que faz um Gerente de bar
O Gerente de bar CBO 1415-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em bares e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia serviços em bares e outros estabelecimentos de bebidas e alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.
Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor.
Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de bares e assemelhados, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.
Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando a carta de bebidas e o cardápio, pesquisando novas receitas de alimentos e de drinques, supervisiona a preparação de receitas, degustando bebidas e alimentos.
Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de bebidas e alimentos, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões Executa rotinas administrativas, definindo critérios de avaliação dos serviços, elaborando relatórios gerenciais, controlando documentações, inventários e estoque do almoxarifado, atendendo fiscalizações e auditorias.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de trabalhadores Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Controla fluxo de caixa do estabelecimento ou de uma rede.
Participa da definição cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da política de marketing e da elaboração de planos de segurança e de emergência Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-15 deve prestar assessoria, demonstrar competências pessoais, administrar Área de alimentos e bebidas, gerenciar compras, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, administrar pessoal, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, executar rotinas administrativas, promover vendas de produtos e serviços, administrar recursos financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-15
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de bar CBO 1415-15
Um Gerente de bar (ou sinônimo) deve supervisionar serviços de recepção, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, monitorar treinamento de funcionários, degustar alimentos e bebidas, viabilizar treinamento, avaliar relatórios de atividades financeiras, participar da elaboração de normas e procedimentos, definir critérios de avaliação dos serviços, supervisionar atividades de recreação e lazer, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, assumir responsabilidade, elaborar cardápio, controlar desperdícios, definir produtos, serviços e preços, definir critérios de seleção de pessoal, propor investimentos, participar da promoção de ações sociais, controlar inventários, supervisionar serviços de reservas, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, administrar andamento de questões trabalhistas, acompanhar aplicações financeiras, acompanhar fluxo de caixa, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, supervisionar preparação de receitas, participar na elaboração do plano estratégico, demonstrar senso de organização, elaborar carta de bebidas, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, pesquisar novas receitas, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, atender auditorias, atender fornecedores, elaborar orçamento, avaliar necessidade treinamento, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, definir prioridades de execução dos serviços, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, definir equipes de trabalho, demonstrar capacidade de negociação, controlar documentação, participar na definição da política financeira da empresa, definir parcerias com outras empresas, alocar recursos, demonstrar fluência verbal, participar na avaliação da política de marketing, atender fiscalizações, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, supervisionar serviços de eventos, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, promover reuniões da equipe, administrar conflitos, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, definir políticas de atendimento a clientes, medir satisfação do cliente, coordenar logística para recebimento de produtos, elaborar relatórios gerenciais, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, definir benefícios aos funcionários, liderar equipes, montar cadastro de fornecedores, tomar decisões, participar na elaboração de planos de emergência, autorizar compras, motivar equipes, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, avaliar produtos e serviços adquiridos, controlar qualidade dos serviços, controlar reposição de uniformes, criar planos de incentivo, analisar previsões de mercado, relacionar-se com a mídia, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, tratar sugestões e reclamações de clientes, propor reformas de instalações, avaliar relatórios de desempenho, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, demonstrar dinamismo, coordenar execução de obras, controlar estoque do almoxarifado, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, definir fornecedores, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços.