CBO 1415-10 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de restaurante Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções
O funcionário CBO 1415-10 deve gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, administrar recursos financeiros, prestar assessoria, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, administrar Área de alimentos e bebidas, executar rotinas administrativas, gerenciar compras, promover vendas de produtos e serviços, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve atender fiscalizações, controlar padrões de alimentos e bebidas, criar planos de incentivo, avaliar relatórios de desempenho, elaborar orçamento, coordenar logística para recebimento de produtos, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, controlar estoque do almoxarifado, supervisionar serviços de recepção, supervisionar serviços de eventos, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, definir prioridades de execução dos serviços, definir fornecedores, tratar sugestões e reclamações de clientes, participar na elaboração de planos de emergência, controlar reposição de uniformes, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar senso de organização, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, verificar arrumação de salões, motivar equipes, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, propor reformas de instalações, montar cadastro de fornecedores, relacionar-se com a mídia, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, supervisionar atividades de recreação e lazer, tomar decisões, definir critérios de seleção de pessoal, definir equipes de trabalho, definir benefícios aos funcionários, participar na definição da política financeira da empresa, demonstrar fluência verbal, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, coordenar execução de obras, atender auditorias, participar da elaboração de normas e procedimentos, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, definir políticas de atendimento a clientes, promover reuniões da equipe, definir produtos, serviços e preços, supervisionar serviços de reservas, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, autorizar compras, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, participar na elaboração do plano estratégico, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, administrar conflitos, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, propor investimentos, degustar alimentos e bebidas, medir satisfação do cliente, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, assumir responsabilidade, monitorar treinamento de funcionários, elaborar carta de bebidas, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, definir parcerias com outras empresas, controlar desperdícios, avaliar necessidade treinamento, analisar previsões de mercado, viabilizar treinamento, controlar documentação, acompanhar fluxo de caixa, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, controlar qualidade dos serviços, acompanhar aplicações financeiras, participar da promoção de ações sociais, demonstrar dinamismo, liderar equipes, demonstrar capacidade de negociação, administrar andamento de questões trabalhistas, alocar recursos, avaliar produtos e serviços adquiridos, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, elaborar cardápio, avaliar relatórios de atividades financeiras, controlar inventários, participar na avaliação da política de marketing, supervisionar preparação de receitas, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, pesquisar novas receitas, atender fornecedores, definir critérios de avaliação dos serviços, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações.