CBO 1115-05 - Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg
Entenda o que fazem os gestores públicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg
Planeja, gerencia e coordena atividades relacionadas à formulação, à implementação e à avaliação de políticas públicas do governo federal. Identifica prioridades e analisa alternativas de solução para a tomada de decisão, realizando estudos técnicos e propondo alternativas estratégicas, linhas de ação e regramentos jurídicos. Modela políticas públicas e planos governamentais. Analisa processos de execução e resultados das políticas públicas, considerando impactos, custo-benefício, escala e efetividade. Acompanha discussão e tramitação de propostas governamentais no poder legislativo. Assessora autoridades no processo de tomada de decisões. Identifica e analisa redes para o estabelecimento de parcerias. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Participa de processos de planejamento, gestão e coordenação, atuando nas diversas fases do ciclo de políticas públicas e de administração governamental, de acordo com a função específica ocupada em órgão do governo federal.
Participa do processo de planejamento governamental, projetando cenários, fornecendo subsídios para definição de objetivos setoriais e de governo, definindo metas, programas e ações, e estabelecendo os indicadores para controle. Modela políticas públicas e planos governamentais.
Projeta parâmetros macroeconômicos. Seleciona e desenvolve ferramentas de gestão de organização e de política pública.
Gerencia a implementação de políticas públicas e as ações e os programas relacionados. Aloca e administra pessoal e recursos materiais e financeiros. Coordena equipes de trabalho e atividades. Administra orçamento, detalhando, executando e monitorando a programação orçamentária. Revisa parâmetros, receitas, despesas e cenário fiscal. Propõe alterações orçamentárias.
Realiza consultas públicas, analisa cenários e executa diagnóstico de problemas. Mapeia e interage com partes interessadas.
Avalia processos de execução e resultados das políticas públicas, considerando impactos, custo-benefício, escala, efetividade, entre outros aspectos. Controla implementação das políticas públicas e realiza prestação de contas. Prepara relatórios de avaliação de receitas, despesas e metas alcançadas.
Analisa e revisa plano plurianual. Realiza revisão orçamentária, de programas e de ações.
Promove articulações institucionais. Identifica e analisa redes para o estabelecimento de parcerias – como concessões, parcerias público-privadas, contratos de gestão, convênios, consórcios, entre outras modalidades de acordos – entre diferentes níveis de organizações governamentais, da sociedade civil e do setor privado, visando aumentar o impacto das políticas públicas e dos programas governamentais.
Assessora autoridades no processo de tomada de decisões, elaborando pareceres, notas técnicas e informativas. Presta informações às autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados. Pode representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados.
Acompanha discussão e tramitação no poder legislativo de propostas relacionadas à sua área de atuação, especialmente orçamento e plano plurianual. Verifica decisões do poder judiciário que possam trazer impacto à administração pública federal.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação, levantando inovações tecnológicas, avaliando novas técnicas de gestão e realizando interlocução com especialistas de diferentes áreas na busca de solução de problemas complexos.
Faz uso de plataformas digitais e sistemas integrados na administração pública federal, bem como fornece subsídios para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento desses recursos.
Valoriza práticas democráticas, em suas atividades. Participa na promoção do desenvolvimento sustentável, com transparência, responsabilidade fiscal e social, e ações de proteção ao meio ambiente.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS DIGITAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS INTEGRADOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DE PROCESSOS E ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA GESTÃO PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | TEORIA DO DIREITO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | TEORIA DO ESTADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | TEORIA DO DIREITO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | TEORIA GERAL DO DIREITO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | TEORIA DO DIREITO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DO DIREITO) FORMAS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO ADMINISTRATIVO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) FUNDAMENTOS DO DIREITO PÚBLICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÕES APLICADAS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) NORMAS TÉCNICAS APLICÁVEIS AO SERVIÇO PÚBLICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | POLÍTICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS, PANORAMA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, OUTROS ASPECTOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE INDICADORES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) DESEMPENHO E ACCOUNTABILITY NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) GESTÃO DE ORÇAMENTO PÚBLICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) GESTÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS PÚBLICOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) GESTÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) GESTÃO GOVERNAMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) GOVERNANÇA MULTINÍVEL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) MODALIDADES DE ACORDOS ADMINISTRATIVOS: CONCESSÕES, PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS, CONTRATOS DE GESTÃO, CONVÊNIOS E CONSÓRCIOS ADMINISTRATIVOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) PARADIGMAS DA GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) PROCESSO ADMINISTRATIVO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) REGIME JURÍDICO DA LICITAÇÃO E DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) REGULAÇÃO E DEFESA DA CONCORRÊNCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) TEORIA GERAL DO ATO ADMINISTRATIVO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA ECONÔMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) ECONOMIA: CONCEITOS, ECONOMIA BRASILEIRA, INTERNACIONAL E DO SETOR PÚBLICO, OUTROS ASPECTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) RELAÇÕES DE DESIGUALDADE, DE OPRESSÃO E/OU DE EXPLORAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, DE CLASSE, DE GÊNERO E DE ORIENTAÇÃO SEXUAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE E ESTADO NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TERRITÓRIOS, SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) REALIDADE HISTÓRICA E CONTEMPORÂNEA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA REGIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA REGIONAL) DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA REGIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA REGIONAL) RELAÇÃO ENTRE CAMPO E CIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | ESTADO E GOVERNO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTADO E GOVERNO) DEMOCRACIA E CIDADANIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | ESTADO E GOVERNO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTADO E GOVERNO) ESTADO CONTEMPORÂNEO E SUAS TRANSFORMAÇÕES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | ESTADO E GOVERNO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTADO E GOVERNO) FORMAÇÃO E DESAFIOS DO ESTADO BRASILEIRO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | ESTADO E GOVERNO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTADO E GOVERNO) MOBILIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS PROCESSOS DE GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DO ESTADO: CONSELHOS, CONFERÊNCIAS, OUTROS FÓRUNS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | COMPORTAMENTO POLÍTICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (COMPORTAMENTO POLÍTICO) SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | ANÁLISE DO PROCESSO DECISÓRIO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | ANÁLISE INSTITUCIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | TÉCNICAS DE ANTECIPAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: CUSTO-BENEFÍCIO, ESCALA, EFETIVIDADE, IMPACTO, OUTROS ASPECTOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) GOVERNANÇA E POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) MODALIDADES DE ACORDOS ADMINISTRATIVOS: CONCESSÕES, PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS, CONTRATOS DE GESTÃO, CONVÊNIOS E CONSÓRCIOS ADMINISTRATIVOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS E PROGRAMAS NACIONAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS: SUS, FUNDEB, SUAS, OUTROS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS PÚBLICAS: CONCEITOS, PROCESSO DE ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICA INTERNACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICA INTERNACIONAL) PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICA INTERNACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) ESTADO, SOCIEDADE E TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA POLÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) REALIDADE BRASILEIRA: PERFIL DEMOGRÁFICO, INDICADORES SOCIAIS, DESENVOLVIMENTO URBANO, POLÍTICA EXTERNA, BIOMAS, OUTROS ASPECTOS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ESCRITA EM GOVERNO: CORRESPONDÊNCIA OFICIAL, LINGUAGEM DOS ATOS NORMATIVOS, ESTRUTURA E MODELOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS, OUTROS ASPECTOS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 2 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 2 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO | 5 |
Condições de Trabalho
Os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil e administrativa. Realizam suas atividades em equipe,geralmente assumindo as funções de coordenação. Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício desses cargos, é exigida escolaridade de nível superior, geralmente o provimento dos cargos é via concurso público.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- avaliar políticas públicas;
- formular políticas públicas;
- elaborar orçamento;
- assessorar autoridades;
- gerenciar a implementação de políticas;
- administrar orçamento;
- coordenar planejamento governamental;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar conflitos;
- trabalhar sob pressão;
- monitorar implementação das políticas públicas;
- preparar relatório de avaliação de receitas e despesas;
- propor regramentos jurídicos;
- alocar recursos - materiais, humanos e financeiros;
- propor distribuição dos recursos;
- realizar consultas públicas;
- subsidiar definição de objetivos de governo;
- demonstrar flexibilidade;
- mapear partes interessadas;
- subsidiar definição de objetivos setoriais;
- selecionar ferramentas de gestão;
- administrar recursos - materiais, humanos e financeiros;
- realizar prestação de contas;
- definir metas;
- avaliar impactos de políticas públicas;
- definir programas e ações;
- municiar autoridade com informações;
- diagnosticar problemas;
- revisar orçamento;
- propor alterações orçamentárias;
- elaborar pareceres, notas técnicas e informativas;
- realizar estudos técnicos;
- propor alternativas estratégicas;
- demonstrar sensibilidade política;
- representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados;
- promover articulações intra e inter institucionais;
- trabalhar em equipe;
- monitorar implementação do ppa;
- acompanhar discussão e tramitação do orçamento e do ppa no legislativo;
- orientar autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados;
- projetar parâmetros macroeconômicos;
- aferir execução das políticas públicas;
- demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita;
- acompanhar tramitação de propostas no legislativo;
- avaliar processos de execução das políticas públicas;
- capacidade de articulação;
- modelar planos;
- desdobrar planejamento;
- projetar cenários;
- verificar consistência dos objetivos setoriais com os objetivos estratégicos;
- analisar cenário;
- revisar plano plurianual;
- buscar apoio político e institucional;
- acompanhar decisões do poder judiciário;
- propor instrumentos de contratação;
- promover a realização de parcerias e acordos;
- executar orçamento;
- assessorar tomada de decisões;
- gerenciar programas e ações;
- demonstrar pró-atividade;
- revisar parâmetros, receitas, despesas, despesas não obrigatórias e cenário fiscal;
- identificar prioridades;
- desenvolver sistema de indicadores;
- propor linhas de ação;
- avaliar plano plurianual;
- demonstrar liderança;
- estabelecer programação orçamentária;
- demonstrar capacidade de negociação;
- interagir com as partes interessadas;
- desenvolver ferramentas de gestão;
- detalhar programação orçamentária;
- demonstrar capacidade de organização;
- avaliar programas e ações;
- modelar políticas;
- demonstrar criatividade;
- revisar programas e ações;
- gerenciar equipes e atividades;
- monitorar execução orçamentária;
- articular recursos e processos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 1115-05
CBO 1115-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg que pertence ao grupo dos gestores públicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
-
- Membros superiores e dirigentes do poder público
-
-
- Membros superiores do poder legislativo, executivo e judiciário
-
-
-
-
- Gestores públicos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 1115-05 - Gestores públicos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 111505 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 111505 em todos os estados e cidades do Brasil.