Salário do Jovem Aprendiz em 2024 tem reajuste com aumento do salário mínimo vigente

O programa de Jovem Aprendiz tem se tornado uma forma popular de proporcionar oportunidades de trabalho e capacitação para jovens em todo o Brasil. Com o objetivo de inserir esses jovens no mercado de trabalho, o programa oferece uma série de benefícios, incluindo um salário mínimo adequado. Entenda como funciona o aumento do salário mínimo para os jovens aprendizes em 2024:

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do governo brasileiro que visa capacitar jovens entre 14 e 24 anos, por meio de cursos de formação técnica e prática profissional. Esses cursos são oferecidos em conjunto com empresas que contratam jovens aprendizes e fornecem a eles experiência prática de trabalho. O programa é regido pela Lei do Aprendiz, que estabelece as regras e diretrizes para a contratação de jovens aprendizes.

Regras para contratação de jovens aprendizes

Existem algumas regras claras que as empresas devem seguir ao contratar jovens aprendizes. Primeiro, a empresa deve ter pelo menos 5% e no máximo 15% de sua força de trabalho composta por jovens aprendizes. Além disso, os aprendizes devem ter entre 14 e 24 anos, estar matriculados em uma instituição de ensino regular e frequentar regularmente as aulas.

Além disso, há uma série de atividades que são proibidas para os jovens aprendizes, como trabalhar em ambientes perigosos ou insalubres, operar máquinas perigosas, trabalhar em horários noturnos ou realizar atividades que não estejam relacionadas ao seu curso de formação. É importante que as empresas estejam cientes dessas regras para garantir que estejam cumprindo todas as exigências legais ao contratar jovens aprendizes.

Como calcular o salário de um jovem aprendiz

Salario Jovem Aprendiz 2024 tem reajuste

O salário dos jovens aprendizes é calculado com base no salário mínimo vigente. Em 2024, é importante estar ciente de qualquer aumento no salário mínimo, pois isso afetará diretamente o valor do salário dos jovens aprendizes. O salário mínimo é reajustado anualmente e é importante que as empresas estejam atualizadas sobre essas mudanças.

Para calcular o salário de um jovem aprendiz, é necessário multiplicar o valor do salário mínimo pelo número de horas trabalhadas. De acordo com a Lei do Aprendiz, a jornada de trabalho dos jovens aprendizes não pode exceder 6 horas diárias. Portanto, é importante garantir que o salário seja calculado corretamente, levando em consideração o número correto de horas trabalhadas.

O salário de jovem aprendiz deve ser calculado utilizando como base o valor do salário mínimo vigente. No caso utilizaremos o valor da hora do salário mínimo para a fórmula, sendo que o valor da hora para 2024 é de R$ 6,42:

Valor do salário mínimo por hora

Para calcular o valor do salário mínimo por hora utiliza-se a referência 220 que é o total máximo de horas trabalhadas no mês:

  • 1.412 / 220 = R$ 6,42 (seis reais e quarenta e dois centavos).

Fórmula para calcular o salário de jovem aprendiz

(valor da hora x horas trabalhadas x nº semanas do mês x 7)÷6

Dessa forma o cálculo ficará da seguinte maneira para 2024:

Mês com 28 dias (4 semanas)

  • 20h semanais (4h seg a sex) = 599,20
  • 24h semanais (4h seg a sab) = 719,04
  • 30h semanais (6h seg a sex) = 898,80
  • 36h semanais (6h seg a sab) = 1.078,56

Mês com 29 dias (4,1428 semanas)

  • 20h semanais (4h seg a sex) = 620,59
  • 24h semanais (4h seg a sab) = 744,71
  • 30h semanais (6h seg a sex) = 930,89
  • 36h semanais (6h seg a sab) = 1.117,06

Mês com 30 dias (4,2857 semanas)

  • 20h semanais (4h seg a sex) = 642,00
  • 24h semanais (4h seg a sab) = 770,40
  • 30h semanais (6h seg a sex) = 963,00
  • 36h semanais (6h seg a sab) = 1.155,60

Mês com 31 dias (4,4285 semanas)

  • 20h semanais (4h seg a sex) = 663,39
  • 24h semanais (4h seg a sab) = 796,07
  • 30h semanais (6h seg a sex) = 995,08
  • 36h semanais (6h seg a sab) = 1.194,10

Seg a sex ou seg a sab é somente para exemplo. O jovem aprendiz pode trabalhar 4 dias e estudar 1, ou trabalhar 5 dias e estudar 1. O importante é sempre incluir o período de estudos dentro da jornada de trabalho (jornada de trabalho exclui intervalos, entenda).

Direitos trabalhistas dos aprendizes

Os jovens aprendizes têm direito a uma série de benefícios e direitos trabalhistas. Além do salário mínimo adequado, eles também têm direito a férias remuneradas, 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). É importante que as empresas estejam cientes desses direitos e garantam que estejam sendo cumpridos para os jovens aprendizes.

Além disso, o menor aprendiz também têm direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável, assim como qualquer outro trabalhador. As empresas devem fornecer treinamento adequado e garantir que os jovens aprendizes estejam protegidos contra qualquer forma de discriminação ou assédio no local de trabalho.

Benefícios para as empresas que contratam jovens aprendizes

Existem vários benefícios para as empresas que contratam jovens aprendizes. Além de cumprir com suas responsabilidades sociais, as empresas também se beneficiam ao investir no desenvolvimento de jovens talentos. Os jovens aprendizes trazem uma perspectiva fresca e novas ideias para as empresas, além de serem uma fonte potencial de futuros funcionários qualificados.

Além disso, as empresas que contratam jovens aprendizes também podem se beneficiar de incentivos fiscais. O governo brasileiro oferece uma série de incentivos para empresas que contratam jovens aprendizes, como a redução de impostos e benefícios fiscais. Esses incentivos podem ser uma grande vantagem para as empresas que estão em busca de mão de obra jovem e qualificada.

Conclusão

O aumento do salário mínimo para jovens aprendizes em 2024 tem implicações significativas para as empresas que participam do Programa Jovem Aprendiz. É importante que as empresas estejam cientes das regras e regulamentos relacionados ao programa, bem como das responsabilidades e benefícios que acompanham a contratação de jovens aprendizes. Ao entender e cumprir essas diretrizes, as empresas podem se beneficiar de uma força de trabalho jovem e qualificada, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento e sucesso desses jovens no mercado de trabalho.