Afastamento do trabalho para o INSS interfere nas férias e décimo terceiro?

Entenda a nova Legislação Trabalhista para efeito de férias e décimo terceiro salário em casos de afastamento do trabalhador para o INSS.

Qual trabalhador hoje não conta com suas férias e 13º salário, não é mesmo? Um tempo para refrescar as ideias e um dinheirinho para aliviar o aperto da crise! Mas e se no meio do caminho houver algum problema e você precisar se afastar por doença ou acidente pelo INSS? Como será que ficam esses dois benefícios?

E a reforma trabalhista na lei 13.467/2017, será que afetou em alguma coisa esses direitos tão esperados e merecidos pelo trabalhador?

Uma coisa nós podemos te afirmar com toda certeza, a reforma trabalhista não alterou esses dois benefícios, todo trabalhador TEM DIREITO a férias e 13º salário proporcional ao ano trabalhado.

Mas então o que mudou?

Isso e outros detalhes sobre afastamento, férias e 13º salário, você descobre agora!

Por isso, reserve um tempinho e acompanhe essa leitura que trará a você informações valiosas!

Direitos trabalhistas em caso de afastamento para o INSS

13° salário e afastamento médico, vou receber?

Antes de qualquer informação queremos te mostrar como é feito o cálculo do 13º salário e quem tem direito a recebê-lo.

Se você trabalhou pelo menos por 15 dias durante o último ano, com carteira TEM direito ao benefício no valor de 1 mês e se foi menos receberá o valor proporcional ao tempo trabalhado.

Depois da reforma o total poderia ser parcelado em no máximo duas vezes, isso mudou e hoje pode ser parcelado em 3 vezes, uma parcela em fevereiro, outra em novembro e a última até 20 de dezembro.

Lembrando que as datas e números de parcela podem ser acordadas entre patrões e empregados de maneira que beneficie a todos!

Dito isso, voltamos a nossa principal dúvida.

Tem ou não tem direito ao 13º salário quem esteve ou está afastado por doença ou acidente pelo INSS?

A Regra é clara! Todos os trabalhadores com carteira assinada têm o direito ao 13º salário, o que pode mudar é a forma como será pago e por quem.

Se o afastamento foi de no máximo 15 dias, nada muda e você irá receber conforme informamos acima.

Se acaso o período de afastamento for superior a 15 dias, o empregador paga os dias trabalhados e a quinzena afastada. Já o INSS fica responsável pelo restante do período!

Ou seja, o seu direito de recebimento continua intacto, portanto, não o deixe passar!

Mas e as férias hein? Essa nós vamos te explicar agora!

Como ficam as férias se houver afastamento pelo INSS?

As férias também continuam sendo um direito do trabalhador e não pode ser negado, contudo, esse ao contrário do 13º salário, sofreu alterações depois da reforma trabalhista.

A grande mudança está em COMO e o PERÍODO que o colaborador irá gozar de seu período de férias, que agora é decidido pela modalidade do contrato sob o qual o empregado é registrado e também pelas faltas INJUSTIFICADAS.

Para ficar mais claro, segue alguns exemplos:

  • Regime integral de trabalho com até 5 faltas o trabalhador terá direito a 30 dias corridos.
  • Se houver mais faltas o período terá alterações, podendo chegar a 12 dias corridos.

Mas e se houver afastamento?

Bem, se o empregado esteve afastado (a) por no mínimo 6 meses pelo INSS, seja por auxílio doença ou acidente de trabalho, mesmo que de maneira descontinuada, o seu direito de férias é PERDIDO, isso é o que diz o inciso IV do artigo 133 de lei 13.467/2017.

Portanto, sem intercorrências durante o ano de trabalho, você poderá usufruir de seus benefícios, contudo, se houver afastamento, as regras devem ser revistas junto ao contratante e ao INSS, para que o que seja de direito continue a ser válido e assim você possa ter os benefícios de férias e 13º salário.

190 COMENTÁRIOS

  1. Meu esposo da encostado a 1 anos e 2 meses ano passado receber tudo certinho da empresa esse ano ele só recebe pelo inss o décimo a empresa não paga mais nada esse ano né

  2. Boa noite me chamo Patrícia dia 15 de janeiro me afastei do trabalho por conta de uma gravidez de alto risco retornando ao trabalho 5 meses depois hoje me encontro na licença maternidade devo voltar no próximo dia 28 de novembro sendo assim gostaria de saber quem paga meu décimo terceiro salário tendo em vista que já estou de férias pois juntei com a licença maternidade

  3. Oi gostaria de saber sobre o meu 13° e minhas ferias entrei na empresa 1/02/2019 fui afastada por auxílio doença dia 12/09/2019 e meu beneficio acaba dia 26/11/2019 como fica meus pagamentos de 13° e ferias? Quem paga

    • Oi Daiana, férias ainda está contando normal, pois você não ficou mais de 6 meses afastada. Décimo terceiro a empresa paga até o mês de setembro e o INSS o proporcional dos 2 meses de afastamento.

  4. Fiquei afastando por quase sete meses e voltei a trabalhar, gostaria de saber se perco os meses que trabalhei antes do afastamento , e como começo a contar para férias, pois a empresa me disse que tenho que trabalhar mais um ano pra ter ferias novamente. Ex de 09/2018 a 02/2019 trabalhei de 03/2019 a 09/2019 afastei como contar as férias

    • Oi Thiago, se você ficou mais de 180 dias afastado perde o direito as férias, daí no retorno ao trabalho começa um novo ciclo de aferição das férias, então começa tudo de novo e você tem que trabalhar um ano pra ter direito a férias novamente.

  5. Boa tarde! Meu nome é Marcela!
    Eu me afastei da empresa no dia 6/9/2019 entrei para caixa pelo INSS.
    Volto no dia 1/12/2019
    Gostaria de saber se tenho direito ao 13º Terceiro? A minha dúvida é quem paga a empresa ou o INSS?

    • Oi Sidney, o valor do benefício é resultado de cálculo de tempo de contribuição pelo INSS, então depende quanto você contribuiu e por quanto tempo, mas você pode solicitar uma revisão de valores na agência do INSS que você deu entrada.

  6. Bom dia eu mim afastei do 26/10/2019 e so volto em 30/01/2020 vou receber o décimo 13 quem vai mim pagar e minhas férias já em janeiro tenho direito a receber mesm o estando afadtada

    • Oi Valdelaine, vai receber o 13º praticamente completo pela empresa já que se afastou agora. As férias só quando retornar, um funcionário afastado não tira férias no período de afastamento.

  7. A data da minha admissão é 20/06/2008. Saí de férias dia 01/01/2019, me acidentei no dia 15/01/2019, ainda de férias.
    Fiquei afastada, retornando em 22/07/2019. Eu perco minhas férias. Deu exatamente 5meses e 22 dias de afastamento.
    E o Décimo terceiro? Como fica. Obrigado

  8. Oi. Trabalho na empresa desde janeiro, em junho entrei com auxílio doença, fiquei julho e agosto, mas minha bebê nasceu no começo de agosto então comecei logo a licença maternidade. Queria saber como vai ficar meu décimo e minhas férias??

    • Oi Evelyn, décimo terceiro a empresa paga até o mês do afastamento e o INSS assume daí em diante. Férias tem que ver as datas, pois acima de 180 dias perde-se o direito as férias porque o contrato de trabalho ficou muito tempo suspenso. Agora se as férias venceram antes do afastamento recebe normal.

  9. Oi meu marido tá afasto desde 1 de agosto 2019 no mesmo dia q fez 2 ano na empresa queria saber como fica sobre o décimo terceiro ele pergunto no escritório eles disseram q é o INSS q paga
    E os primeiros 15 dias de atestado não pagaram ele disse q não é obrigatório é vdd ???

    • Oi Vanessa, sim o INSS paga a partir do afastamento, até agosto quem paga é a empresa. Sobre os 15 dias de atestado quem paga é a empresa, não tem como INSS assumir o pagamento de alguém que não ultrapassou os 15 dias de afastamento.

  10. Olá. Trabalho na empresa desde março/2019, agora em outubro entrei na perícia por auxilio doença e ficarei recebendo pelo INSS até janeiro/2020 ou ate antes, depende de quando meu bebê nascer. Sei que tenho direito a 13 salário, mas como ele é pago? A empresa deposita na minha conta ou o INSS que paga? Logo em seguida entro de licença maternidade, mas será que tenho direito a férias? Como fica?

    • Oi Gabriela, são datas muito justas e como sabemos o INSS não tem toda essa pontualidade. Primeiro que o pagamento do auxílio doença pode demorar até 60 dias pra sair, apesar do INSS falar em 45. Só nisso já chegaria em dezembro na sua licença maternidade, daí pra frente vigora a licença maternidade de 120 dias. Se juntar todo esse afastamento não ultrapassará 180 dias, então você ainda terá direito a férias normalmente. Sobre o décimo terceiro você mesma respondeu, os 2 pagam proporcionalmente e a empresa vai depositar normal na sua conta.

  11. Boa tarde, trabalho de carteira assinada ia fazer 2 anos em abril deste ano,mas no dia primeiro janeiro deste ano quando voltaria de recesso no dia 3 de janeiro levei um tombo em minha casa e fraturei duas vértebras, e afastei pelo INSS, e seu término acaba agora dia 15 de novembro, em agosto recebi um valor a mais no benefício, ai soube que era uma parte do décimo terceiro salário, nem sabia que tinha direito estando afastada, o que eu queria saber se vou receber a segunda parte do décimo terceiro,recebi 288 reais de décimo terceiro, será que tenho mais algum valor de décimo terceiro para receber nesse último mês?

  12. bom dia!
    eu afastei do trabalho em junho ..
    e vou ficar até dezembro.. .
    antes de afastar estava de férias marcada para o mês de agosto quando sofri o acidente ..completei 1 ano antes do acidente..
    queria perguntar se por ainda tenho direito nas férias e décimo terceiro normal ..???

    • Oi Flavio, se já estavam programadas provavelmente você vai voltar do afastamento e já emendar as férias. O décimo terceiro você recebe da empresa até o mês de junho e em diante o INSS te paga.

  13. Bom dia
    eu afastei pelo INSS em junho e vou ficar até agosto..eu tinha completado 1 ano em maio
    e já estava de férias marcada quando acidente ser a se eu recebo as férias e décimo terceiro normal nesse caso. ??

  14. Estou afastado desde agosto. Sei que o inss vai pagar uma parte do decimo terceiro e o empregador a outra. O x da questão é se,a empresa vai pagar o décimo só quando eu retornar pro trabalho ou agora junto com todos da empresa? Obrigado

    • Oi Heloisa, você terá que esperar o resultado do recurso, se reverter e for deferido receberá normalmente. Mas veja que ainda há o décimo terceiro proporcional pela empresa para receber até o mês do seu afastamento.

  15. Boa noite. Me afastei pelo inss do dia 10/04 até 25/07, depois voltei a trabalhar e no dia 09/09 me afastei novamente pelo mesmo Cid e ficarei afastada até 10/11. Gostaria de saber referente ao 13 salario e férias. ( no caso ja tenho ferias q venceu em março, e ja iria vencer a segunda).
    Além disso, esse ultimo salário a empresa me pagou do dia 01/09 à 09/09 e o inss pagou do dia 25/09 à 30/09. A empresa disse que não tem responsabilidade dos dias faltantes entre esse período, que seria responsabilidade do Inss por eu ter me afastado em menos de 60 dias. Se possível me ajudar a tirar essa dúvida

    • Oi Estefani, o intervalo de afastamento ser de menos de 60 dias não interfere em nada o cálculo. A empresa te paga ao retornar ao trabalho e o INSS assume do 16º dia de afastamento em diante. O problema é que muitas vezes o INSS erra mesmo nesse cálculo, daí precisa entrar com pedido de revisão de valores. As férias de março a empresa precisa pagar normalmente já que venceu antes do afastamento, agora com relação ao segundo período de férias você ainda terá direito se esses períodos de afastamento juntos não somarem 180 dias (6 meses), se ultrapassar antes de você retornar o período aquisitivo de férias ficará zerado.

  16. Bom dia fiquei afastado da empresa do dia 31/07/2019 e vouto a trabalhar dia 28/10/2019 bom como li nos comentários sobre décimo terceiro a empresas paga uma parte e o INSS outra ok. Minha dúvida é nesse caso como vou receber do INSS a parte deles se vouto trabalhar na segunda no vaso te ebi em um banco chamado mercantil com uma código de barras

    • Oi Anai, décimo terceiro sim normalmente, uma parte paga pela empresa e outra pelo INSSS. Já para as férias, se venceu antes do afastamento terá direito normalmente, já durante o afastamento se ultrapassar 6 meses você perderá o direito a segunda férias, pois o contrato de trabalho estará suspenso durante o afastamento. Está explicado no texto.

  17. Oi estou com uma dúvida . Me acidentei indo para o serviço dia 20/08 fiquei 15 dias de atestado . E fui para o inss . Vou ficar até 02/02 a principio . Sobre o décimo terceiro recebo da empresa e do inss isso? Outra coisa tenho férias atrazada perco a férias igual.?

    • Oi Junior, sim recebe o décimo terceiro da empresa até agosto e o INSS paga o restante. Se as férias estão vencidas você não perde elas, só perde direito se ficar afastado por mais de 6 meses, mas isso vale para a contagem das férias, o período de aferição e não para as férias que já venceram.

  18. Ola meu esposo recebia trabalhando com decontos 2100 limpo agora q ele teve q se afastar por auxilio doenca caiu para 1680 por diminuiu tanto assim o salario bruto daria muito mais

    • Oi Camila, se vocês acham que o valor está errado, entre com um pedido de revisão de valores numa agência do INSS, mas saiba que o valor do auxílio doença não é sempre o valor do salário, o INSS utiliza um cálculo para conceder o benefício.

  19. Olá, tive uma queda em casa e o INSS me afastou por 3 meses, Ja retornei ao trabalho e recebi tudo certinho, minha duvida é completei 1 ano na empresa dia 1 setembro quando estava afastada, e a empresa sempre da as ferias quando se completa 1 ano, por conta do afastamento minhas ferias pula 3 meses pra frente ? e o meu Decimo Terceiro eu vou receber proporcional ou completo ?

  20. Bom dia. Me afastei agora no mês de setembro pelo INSS, eu terei férias e décimo terceiro salário pagos normalmente? Pois se contar até dezembro dará 3 meses de afastamento.

    • Oi Robson, décimo terceiro será pago quase que totalmente pela empresa, já que o afastamento foi perto do final do ano. As férias depende da data da sua alta, já que acima de 6 meses de afastamento perde-se o direito a férias.

  21. Oi boa tarde então.. No meu caso precisei levar um atestado que a imprensa considerou todos os mesmo sid e deu totalizando 16 dias… Minhas férias estavam agendadas para outubro. Agr desse ano ou seja em menos de 1 mês eles me afastaram por inss porém estou gestante e irei ganhar nenem em novembro.. Eu tenho direito a minhas férias e ao meu 10 terceiro?

  22. Oi boa mi chamo Igor mi afastei dia 16/05/19 por doença volto a trabalhar no dia 11/01/20 tenho direito a o décimo terceiro integral e quem paga a empresa ou INSS.

  23. Olá boa noite mim afastei da empresa no dia 27/05/19 fiz a perícia médica no dia dia 24/07/19 e só voltarei para o trabalho no dia 31/01/20 estou com 6 anos na empresa tenho direito ao décimo terceiro salário e féria e que é o responsável pelo o pagamento.

    • Oi Elton, férias com certeza não, agora o décimo terceiro teria que calcular tudo bem certinho porque me parece que você ficará com 6 meses de afastamento em novembro e com 6 meses ou mais de afastamento perde-se o direito ao décimo terceiro pela empresa. Mas veja que você receberá o décimo terceiro do INSS referente a esses meses.

  24. Boa tarde, entrei na empresa dia 04/02 desse ano e me acidentei dia 09/02, a empresa me pagou os primeiros 15 dias, entrei na caixa por 3 vezes sendo que a última indeferiu e voltei agora dia 13/09 ao trabalho, tenho direito ao 13• completo?

  25. Oi meu nome é carliane fui encaminhada pela empresa para o inss no dia 20/08 a pericia ainda vai ser no dia 01/11 nesse período de espera posso receber o décimo terceiro

  26. Olá boa tarde
    Esse mês recebi décimo terceiro salário pago pelo INSS , só que o pagamento não veio o 50 % isso e certo? Pois estou afastado deste mês 6 de 2017
    Deste ja agradeço

    • Oi Marlon, já verificou se existe data para o fim do afastamento? Acesse o app Meu INSS e veja, pode ser isso. Caso não tenha nada melhor agendar atendimento numa agência da Previdência Social.

  27. Bom dia ,gostaria de saber sobre 10°terceiro,sofri acidente de trabalho desce dia 17de julho e dei entrada no inss dia 02 de agosto termina no dia 31 de dezembro,vou ter direito receber 10°terceiro da empresa?

  28. Oi meu nome e lais . estou afastada por 3 meses desde 12 de agosto e minhas ferias ira vencer dia 29 de setembro terei direito a elas ? E irei receber o 10 terceiro ?

  29. Boa noite em outubro vai fazer 1 ano que estou afastado da empresa por conta de um acidente mas não foi de trabalho eu recebo 13 e quem me paga o inss ou a empresa

  30. Olá boa tarde meu padrasto vai se afasta por motivo de doença sendo que ele já estava com 14 dias de atesto que terminou ontem domingo mas hoje sentindo muita dor voltou ao hospital e deram hoje 2 dias para ir direto para o inss sendo que sexta feira ele fez 1 ano de tempo de trabalho ele ira recebe férias? Quem tem que pagar? Ira receber décimo tbm? Quem tem que pagar me ajuda para não lesarem ele

  31. digitei errado no comentario abaixo, me desculpe….. pensei que nao havia respondido minha duvida, mas era minha pagina que nao estava atualizada.
    Mesmo depois de cessado o beneficio, vou receber na mesma conta do banco vinculado, e quando é normalmente pago o decimo terceiro para afastamento previdenciario.

  32. Ola to afastado deis do dia 20 04 2019 vou fica ate dia30 de setembro afastado nao vai fechar 6 meses de afastamento eo nao perco mhs ferias ne ….outra pergunta recebo decimo terceiro quando pelo inss …

    • Oi Marcio, não érde. O link no artigo é bem claro “IV – tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos”.
      Já o 13º será pago proporcionalmente o período pelo INSS e sua empresa pagará pelos dias de setembro em diante.

  33. Bom dia, gostaria de saber em referência ao décimo terceiro proporcional fique afastado de acidente cod 31 e passei 1 ano 5meses 4 dias. Então o INSS só me pagou o décimo terceiro dos 1a5meses e os 4 dias no entra para pagamento do décimo não???

  34. Estou afastado desde 15.08.18, a empresa pagou os 15 dias, e pagou o decimo ref aos 8 meses trabalhados, e os 4 meses restante ( do decimo ) recebi pelo inss.. Volto a trabalhar agora dia 31.08.19, no entanto minha duvida é: Vou receber o decimo todo? no entanto, se sim, por quem? Inss ou empresa? se pelo Inss, irão me pagar o decimo no ultimo pagamento feito por eles a mim?

  35. Bom dia, estou afastado desde o dia 22 outubro de 2018 pelo INSS. em dezembro eu recebi um valor de decimo terceiro do INSS. meu afastamento foi prorrogado até o dia 12 de agosto 2019. portanto terei direito a receber decimo terceiro do INSS nesses meses de 2019 que estou afastado ?

  36. Olá…fiquei afastada do emprego durante um ano, sendo que tinha 6meses trabalhados…
    Agora fui liberada da perícia neste mês de julho.
    Minha pergunta eh se irei receber o décimo referente a esses meses que estive encostada de janeiro a julho?

  37. Olá bom dia fui diagnosticada com síndrome de Burnout e fui afastada do trabalho em 11/09 fiquei até abril recebendo do INSS quando voltei passei pelo médico do trabalho ele me classificou como inapta ao trabalho. Desde então estou sem receber de ambos os lados eu tenho direito as férias que seria agora em julho e a porcentagem do meu décimo?

    • Oi Shirley, durante o afastamento seu contrato de trabalho é suspenso, portanto não conta para tempo de férias. O décimo terceiro é devido pelo INSS até abril, você só tem direito ao 13º pela empresa caso retorne ao trabalho. Você precisa entrar com uma ação de revisão de cessão de benefício junto ao INSS ou ainda uma ação judicial contra o órgão, nesse caso consulte um advogado.

  38. Boa noite! Estou afastada do trabalho do dia 11/04 até 30/06, então esses três meses de afastamento o INSS que irá fazer o pagamento do décimo terceiro ? E os outros meses é a empresa que paga? Como são 12 meses e fiquei afastada 3 meses os outros 7 meses a empresa irá me pagar ?

  39. Oi bom dia trabalho na prefeitura da minha cidade trabalhei 11 meses sofrir um acidente figuei pela perícia INSS 4 meses e 20 dia o INSS mim pagou uma parte do décimo terceiro dia 2 de maio o INSS ainda vai mim paga a outra parte ou e a prefeitura q vai mim paga a outra parte

  40. Bom dia, a dúvida é se os meses que fiquei afastado recebo décimo terceiro ou esses meses são descontados? fiquei afastada por 3 meses.

  41. Ola minha esposa afastada por 1 ano a empresa continua depositar o inss dela e o pis ela tem direito e as ferias e decimo terceiro tambem tem direito
    Aguardo ansioso as respostas

  42. Bom Dia!
    Eu sou servidor publico municipal e fui submetido a uma cirurgia em fevereiro de 2018 ficando afastado pelo o INSS até 15/07/2018 quando retornei ao trabalho. Em março de 2018, (mês do meu aniversário), em afastamento, a Prefeitura me pagou o décimo-terceiro integral (a Prefeitura modificou a data de pagamento de todos os funcionários, pagando no mês de aniversário). Acontece que agora, em fevereiro de 2019, a Prefeitura resolveu descontar o que ela alega ter pago a mais pelo o período que fiquei afastado. A pergunta que eu faço é: como eu devo fazer para receber do INSS o décimo-terceiro correspondente ao período de afastamento? Como devo proceder nesse caso? Muito grato, Gilenio Camilo

  43. Olá
    Em 2017 fiquei afastado dois meses, mês que vem entrarei de férias relativos desse ano eles podem descontar esses dois meses das férias?
    Grato…

  44. OLá,
    Sofri acidente de trabalho no dia 12/11/2018 a Empresa pagou os 12 dias trabalhados e + 15
    Que foi até o dia 27/11. Minha perícia esta agendada para dia 26/12.
    Pergunto: O INSS fará o cálculo a partir do dia 27 até a data que marcarem para eu receber que certamente não será no dia da perícia e junto com esse cálculo ele incluirá o meu décimo terceiro proporcional? E como sei que os valores estarão corretos? Eles me darão algum documento especificando esse pagamento? Ou não preciso me preocupar com isso porque eles não erram…rs

  45. Oi bom dia.Meu nome é Dilciene,gostaria de saber;minhas férias venceu em julho de 2018 não gozei delas,então em outubro ficaria de férias mas passei por uma cirurgia nesse mesmo mês e peguei atestado.Eu tenho direito as férias?

    • oi Dilciene, seu contrato de trabalho está suspenso, o trabalhador não goza de férias durante afastamento por acidente ou doença. Somente quando você retornar que o RH da sua empresa fará os cálculos de férias e outros benefícios.

  46. Estou afastado desde 08 de dezembro e retornarei dia 23 de dezembro a empresa depositou só a primeira parcela do décimo terceiro isso tá certo .

  47. Boa tarde fiquei afastado de 23 de janeiro de 2018 à 23 de março de 2018, mas pedi as contas mês passado e não recebi ferias e décimo referente a esses dois meses que fiquei afastado. Eu tenho direito de receber pelo inss ?

    Obrigado

  48. Boa tarde gostaria de esclarecer dúvida fiquei 6 meses afastada. Voltei a trabalhar agora dia 15/08? Dia 20dezembro empresa entra férias coletiva volta dia 07/01. Tem algum desconto no valor dos 15dias de férias?

  49. Olá, sai de férias em abril de 2018 e no mesmo mês abril tive neném então entrei de licença maternidade , voltei ao trabalho em setembro , esses meses que fiquei de licença não recebo o décimo só o proporcional ? Obrigado

  50. olá estou afastado da empresa desde maio estou com linfoma , e não tem previsão para voltar , tenho uma férias que vençeu antes do meu afastamento , e outra que provavelmente vai vençer , queria saber se a férias que vençeu antes do afastamento eu tenho direito de receber ? e quando posso receber , sera que depois que estiver liberado pra trabalhar ? e a que esta por vencer tenho direito ?

  51. BOA NOITE tenho uma funcionaria que ia fazer um ano que ela estava trabalhando dia 01/08/018 ela se afastou do trabalho dia 15/07 paguei os 15 dias de atestado que terminou dia 30/07 eu tinha dado ferias coletivas de 14 dias ! Ela vai ficar afastada ate 28/11/2019 ela em direito a ferias ?
    E QUANTO AO PROPORCIONAL DO DECIMO posso pagar quando ela retornar ao trabalho? OU TENHO QUE PAGAR EM DEZEMBRO DE 2O18?

    • Oi Jaqueline, o INSS paga o décimo referente a esses dias. Com relação as férias seu contrato de trabalho fica suspenso no período do afastamento e a empresa tem até o último mês do ano após o vencimento para lhe conceder as férias.

  52. Fiquei afastada durante 6 meses e voltei a trabalhar faz 6 meses eu recebo o 10 °normal ou não e minhas férias iria vencer em.agosto eu perco o direito dela.desde já agradeço

  53. Estou afastada desde 24 de maio 2018 por afastamento médico. Tenho ferias vencidas em abril deste ano. Tenho direito? E quanto ao 13 salário? Quais sao meus direitos?

    • Oi Elfrida, seu contrato de trabalho está suspenso por afastamento, você não tem direito a férias. Décimo terceiro a empresa tem que pagar o referente até maio e o INSS é quem paga os meses restantes.

  54. Boa tarde,o meu esposo está afastado da empresa,ele teve um avc em 14/02/2018.Vai ficar encostado pelo inss até abril de 2020.Ele tem direito em receber o decimo terceiro também pela empresa?

  55. Boa tarde!!!
    Sofri um acidente em casa, e estou afastado desde 05/08/18 e volto em 06/01/19, tenho um férias vencidas e uma a vencer em em 19/06/19, eu tenho direito a férias vencidas e a que ainda vai vencer?

  56. Boa noite me chamo Márcio fiquei afastado por motivo de doença por 5 meses agora da.empresa descontou 400 reais da.minhas férias e 400 reais do meu décimo 3 eles pode fazer esses.descontos agradeço desde ja

  57. Oi fui afastada pelo inss no dia 13/11/17 e retornei 05/03/18 porém fiz a perícia duas vezes e foi negada. Hoje recebir meu décimo descontado 111 reais, isso tá certo, eles podem descontar do meu décimo por eu ter ficado afastada mesmo sem ter recebido nada do inss?

  58. boa tarde, gostaria de saber se tenho direito ao 13º Total pois afastei em janeiro de 2018 e retornei em março de 2018. Caso tenha, a empresa é que pagará o valor total?

  59. Fiquei afastado pelo INSS do dia 30 de Julho ao dia 15 de Setembro e faço um ano de empresa em 15 de Dezembro desde ano. Tenho direito as ferias? Sim tenho será proporcional?

  60. Boa noite gostaria de saber dos meu direitos .fui afastada auxílio doença no dia 26/06/18 até o dia 07/11/18 porém nesse período venceu 2 férias e voltei a trabalhar e estou cumprindo aviso gostaria de saber se eles terá q me pagar as 2 férias com a multa ou vão ser descontados o tempo q fiquei afastada?

  61. Eu estive afastada pelo inss no período de 02 de outubro a 16 de outubro.
    Tenho direito ao décimo terceiro e as férias?
    Eu já, tenho uma férias vencida na empresa

  62. Olá. Estou afastado desde 26/08/18 e voltarei ao trabalho em 07/01/19. A empresa paga o 13° até o dia 26/08/18 e à partir disso quem paga é o inss? A parte da empresa é pago na parcela de novembro ou somente quando eu retornar em janeiro de 2019?
    Obrigado!

  63. bom dia;
    estou afastado desde dia 22/08/2018 e retorno a trabalhar dia 23/12/2018, mais ja recebi a primeira parcela do decimo em janeiro, a segunda parcela do decimo quem paga e o inss ou a empresa?

  64. Bom dia
    Estou afastada pelo INSS desde 24/08 E a empresa e responsável pelo 8/12 avos que trabalhei
    O INSS pagará referente ao período restante ?
    Qual a previsão de recebimento do décimo terceiro pelo INSS ?

  65. Eu estou afastado por doença mas eu iria tirar férias agora em dezembro mas acho q só volto em junho guando eu voutar trabalhar eu vou ter direito a férias

    • Oi Crislan, seu contrato de trabalho fica suspenso durante o afastamento, então você precisa ter férias vencidas antes disso pra voltar e já pegar férias, lembrando que a empresa tem até 1 ano e 11 meses pra te conceder as férias.

  66. Estou afastada do trabalho desde 16/05/2018 e recebendo o salário pelo INSS. Porém até o momento não recebi o décimo terceiro pelo INSS. Qual é o período de pagamento do décimo terceiro pelo INSS? Pois irei receber da empresa de janeiro a abril o proporcional. E do INSS ?

  67. Estou afastado desde 1 de outubro, até Fevereiro de 2019. O décimo terceiro ref á 9/12 que a empresa me deve, será pago em duas parcelas nesse fim de ano?

    • Oi Ana, a empresa é responsável pelo pagamento de salários referentes ao primeiros 15 dias de afastamento, após essa data seu contrato de trabalho é suspenso e quem assume os pagamentos é o INSS. Em caso de afastamento negado pelo médico perito, não há valores a receber de ninguém, então você deve voltar a empresa para reativar o contrato de trabalho e após isso sim receber salários e benefícios. Então você fica sem pagamento pelo período de espera da perícia.

  68. estou afastada por acidente desde 29 de setembro ainda não passei pelo inss mais ja está agendado para 22 de novembro. a duvida e quem paga o meu 13 terceiro?

  69. Boa tarde, eu gostaria de saber se irei receber o décimo terceiro. Eu fui afastada no dia 13/08 /2018 e ainda estou aguardando a perícia médica. Nesse caso eu recebo o décimo terceiro referente aos meses trabalhados pela empresa ou irei receber somente após a perícia médica?
    Desde já agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here