Advogado (Direito Penal) - Salário, piso salarial, o que faz e mercado de trabalho

CBO: 2410-25

O que faz um Advogado (Direito Penal)

Profissionais no cargo de Advogado (Direito Penal) postulam, em nome do cliente, em juízo, propondo ou contestando ações, solicitando providências junto ao magistrado ou ministério público, avaliando provas documentais e orais, realizando audiências trabalhistas, penais comuns e cíveis, instruindo a parte e atuando no tribunal de júri, e extrajudicialmente, mediando questões, contribuindo na elaboração de projetos de lei, analisando legislação para atualização e implementação, assistindo empresas, pessoas e entidades, assessorando negociações internacionais e nacionais, zelam pelos interesses do cliente na manutenção e integridade dos seus bens, facilitando negócios, preservando interesses individuais e coletivos, dentros dos princípios éticos e de forma a fortalecer o estado democrático de direito.

Condições de trabalho

Advogados trabalham em escritórios de advogacia, em empresas agrícolas, comérciais, industriais, serviços e na administração pública, como estatutários, assalariados ou autônomos. Executam suas funções sem supervisão, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para Advogado (Direito Penal)

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e o exame da OAB do estado de domicílio civil do bacharel em direito.

Funções do cargo de Advogado (Direito Penal)

  1. escolher a estratégia da atuação;
  2. implementar soluções jurídicas;
  3. atualizar-se;
  4. realizar audiências cíveis;
  5. demonstrar persistência;
  6. demonstrar tolerância;
  7. evidenciar eloquência verbal;
  8. demonstrar paciência;
  9. acompanhar casos de terceiros por interesse de cliente;
  10. assistir empresas, pessoas e entidades;
  11. promover reuniões;
  12. evidenciar senso crítico;
  13. demonstrar criatividade;
  14. controlar trabalhos de profissionais e escritórios subcontratados;
  15. contribuir na elaboração de projetos de lei;
  16. avaliar a possibilidade de aceitação dos serviços;
  17. ver mais...

Quanto ganha um Advogado (Direito Penal)

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Advogado (Direito Penal) CBO 241025 no período de Dezembro de 2022 a Dezembro de 2023.

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Advogado (Direito Penal).

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.