CBO 7831-10 - Manobrador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos
O profissional no cargo de Manobrador CBO 7831-10 orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.
Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7831-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Manobrador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos CBO 7831-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7831-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos.
- Trabalhadores de funções transversais.
O que faz um Manobrador
O Manobrador CBO 7831-10 planeja a execução de manobras de trens, examinando a programação, verificando os tipos de vagões e seus destinos, e identificando bitolas e linhas Confere freios manuais e calços.
Engata mangueiras e abre torneira angular de ar.
Orienta os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos Prepara o acoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, examinando a bitola das linhas e aproximando a máquina.
Verifica a posição, alinha e conecta engate no trem Confirma engate e conecta plugues ou jumpers entre vagões e locomotivas.
Verifica calço do trem.
Opera aparelho de mudança de via (AMV), conferindo e destravando a posição da chave Aciona chave manual e verifica ponta da agulha.
Trava a chave na posição desejada.
Abre o aparelho de mudança de via, limpando e lubrificando a chave Efetua o estacionamento do trem dentro do marco, acionando freio de emergência ou de serviço Aciona freio manual dos vagões.
Calça o trem Recarrega freio, se necessário Comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o recolhimento de trens e a situação do pátio.
Inspeciona os veículos ferroviários, vistoriando o estado físico dos vagões e verificando o fechamento de suas portas ou seus lacres Executa pequenos reparos nos vagões.
Limpa as locomotivas, abastecendo-as com areia Comunica anormalidades à área de manutenção Prepara o desacoplamento de vagões e carros, aplicando freio de serviço de emergência no veículo.
Fecha a torneira de ar e desengata as mangueiras, prendendo-as no suporte Desacopla plugues ou jumpers e aciona a alavanca de corte do engate Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, fazendo sinais manuais ou luminosos de alerta, verificando os sistemas de freios e a timoneira, e retirando obstáculos dos trilhos.
Orienta as pessoas sobre as áreas de risco, utilizando rádio transceptor.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7831-10 deve revisar veículos ferroviários, controlar pátio de manobras, operar amv - aparelho de mudança de via, observar normas de segurança, desacoplar vagões e carros, estacionar trem, acoplar vagões e carros, manobrar veículos ferroviários, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7831-10
Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.
Atividades exercidas por um Manobrador CBO 7831-10
Um Manobrador (ou sinônimo) deve executar programação de manobras, comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens, fechar a torneira de ar, limpar locomotivas, aplicar procedimentos de primeiros socorros, abrir torneira angular de ar, demonstrar força física, verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões, desacoplar plugues ou jumpers, alinhar engates, calçar o trem, abrir amv, verificar calço do trem, verificar posição dos engates, demonstrar visão logística, assumir responsabilidades, acionar alavanca de corte do engate, acompanhar maquinistas em viagem, executar engate, conectar adaptador de engate no trem, utilizar sinais luminosos, identificar tipo de vagão e destino, demonstrar paciência, conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas, limpar chave, mostrar-se atento, certificar-se das manobras nos pátios, acompanhar descarregamento quando houver anormalidade, retirar obstáculos dos trilhos, engatar máquina nos vagões, verificar sistemas de freios, destravar a chave, deixar trem dentro do marco, abrir mandíbulas, exprimir polidez, inspecionar estado físico dos vagões, informar situação do pátio, demonstrar humildade, atualizar-se, demonstrar agilidade, verificar ponta da agulha, lubrificar chave, aproximar máquina do vagão, utilizar epi, verificar bitola das linhas, cumprir ordens, atentar para anormalidades, recarregar freio se necessário, travar chave na posição desejada, conectar engate no trem, comunicar descarrilamento de trens, manifestar prudência, acionar freio de emergência ou de serviço, abastecer locomotiva com areia, engatar mangueiras de ar, inspecionar timoneira, acionar chave manual, combinar manobra com o manobrista, demonstrar autocontrole, executar pequenos reparos nos vagões, comunicar anormalidades a área de manutenção, acompanhar cauda do trem, prender mangueira no suporte, separar locomotiva dos vagões, acionar freio manual dos vagões, demonstrar presteza, confirmar engate, manter confidencialidade acerca de acidentes, identificar bitolas e linhas, conferir posição da chave, desengatar mangueiras, orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais, demonstrar iniciativa, sinalizar manualmente, aplicar freio de serviço de emergência no veículo, conferir freios manuais e calços, averiguar local onde o trem está estacionado, utilizar rádio transceptor.