CBO 7524-15 - Decorador de vidro, a pincel
Entenda o que fazem os vidreiros e ceramistas (arte e decoração) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Decorador de vidro, a pincel e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Decorador de vidro, a pincel
O Decorador de vidro, a pincel realiza decoração de peças e objetos de vidro, preparando esmaltes, corantes e tintas, pintando superfícies de vidros com pincéis, pulverizando tinta com aerógrafos, grafitando peças e objetos, e fazendo acabamento. Pode bisotar, lapidar e estampar vidro. Pode realizar arte final em peças e objetos de decoração. Pode confeccionar esculturas em vidro e construir vitrais. Executa secagem ou queima de peças e objetos decorados. Embala e armazena peças e objetos produzidos. Controla a qualidade do processo e dos produtos. Desenvolve projetos de decoração de peças e objetos de vidro, criando e planejando decoração para atender às expectativas de cliente. Realiza pesquisa de temas de decoração de vidros. Cumpre procedimentos técnicos e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7524-15
Realiza pesquisa de temas de decoração de vidros, consultando acervos e bibliografias - em meio físico e digital – e desenvolvendo pesquisa de campo. Faz análise de informações e dados obtidos em pesquisa. Cataloga informações e dados coletados.
Prepara a decoração de peças e objetos em vidro, selecionando peças e objetos a serem decorados, confeccionando moldes, preparando materiais de espelhamento, interpretando formulações e preparando esmaltes, corantes e tintas, e preparando materiais auxiliares para uso no processo de decoração de vidros.
Realiza a decoração de peças e objetos de vidro, usando pincéis de tipos variados para pintar superfícies de vidros, pulverizando tinta por meio de ar comprimido com aerógrafos, grafitando peças e objetos. Faz o acabamento necessário em cada peça ou objeto decorado.
Pode bisotar vidros, estampar peças e objetos por processo serigráfico, e lapidar vidros.
Pode realizar arte final em peças e objetos de decoração, espelhando vidros, tratando peças e objetos com envelhecimento, gravando peças e objetos com jato de areia - baixo relevo e alto relevo -, e fazendo outras atividades similares com peças e objetos de vidro. Lava o vidro após jateamento.
Pode confeccionar esculturas em vidro, empregando técnicas de curvatura, de mosaico, de sobreposição de vidros coloridos, dentre outras.
Pode construir vitrais com estruturas metálicas e vidros texturizados e coloridos.
Executa a secagem ou a queima de peças e objetos decorados - de acordo com as temperaturas especificadas para os materiais empregados -, enfornando peças e objetos, controlando a operação de secagem ou de queima, e desenfornando peças e objetos de vidro.
Controla a qualidade do processo de decoração de peças e objetos de vidro, selecionando fornecedores, testando novos materiais, e empregando técnicas conforme padrões. Controla a qualidade dos produtos, testando e classificando peças e objetos de vidro.
Embala peças e objetos de vidro produzidos. Inspeciona as condições de transporte e armazenamento de peças e objetos embalados.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém pincéis, ferramentas, instrumentos e equipamentos limpos, organizados e acondicionados.
Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento. Realiza descarte de resíduos, de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, sinalizando áreas de risco, eliminando condições inseguras de trabalho, e atuando na prevenção de acidentes. Mantém postura ergonomicamente correta. Segue normas de segurança na manipulação dos materiais utilizados na decoração de peças e objetos de vidro.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - DENSIDADE: CONCEITO E MEDIÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TERMOLOGIA: TEMPERATURA, CALOR, TERMOMETRIA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - VISCOSIDADE: CONCEITO E MEDIÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO ARTÍSTICO | 4 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - OBJETOS ARTÍSTICOS EM VIDRO: PEÇAS DE DECORAÇÃO, ESCULTURAS, MOSAICOS, VITRAIS, PEÇAS UTILITÁRIAS, LUMINÁRIAS, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE DECORAÇÃO DE PEÇAS E OBJETOS DE VIDRO | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE TEMAS PARA DECORAÇÃO DE VIDROS: CONSULTA DE ACERVOS E BIBLIOGRAFIAS, PESQUISA DE CAMPO, ANÁLISE DE INFORMAÇÕES E DADOS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE QUALIDADE NA DECORAÇÃO DE PEÇAS E OBJETOS DE VIDRO: TIPOS DE DEFEITOS, CLASSIFICAÇÃO DAS PEÇAS ACABADAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ACABAMENTO DE VIDRO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ARTE E DECORAÇÃO DE VIDRO | 5 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - DECALQUES: CONFECÇÃO DE DECALQUES, APLICAÇÃO DE DECALQUES | 3 | 3 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - SECAGEM E QUEIMA DE PEÇAS DE VIDRO DECORADAS: ENFORNA E DESENFORNA, CURVA DE SECAGEM, CURVA DE QUEIMA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE DECORAÇÃO EM VIDRO: PINTURA A PINCEL, FILETES, PINTURA COM AERÓGRAFO, ESMALTAÇÃO, METALIZAÇÃO, SERIGRAFIA, DECALQUES, RELEVOS, OUTRAS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE VIDRO: PLANO, DUPLO, REFLETIVO, INCOLOR, TRANSLÚCIDO, FOSCO, FUMÊ, COLORIDO, IMPRESSO, OUTROS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS: PINCÉIS, AERÓGRAFO, ESPÁTULAS, AGITADORES, INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO LINEAR, BALANÇA, CANETA DE PONTA DIAMANTADA, REBOLOS, TERMÔMETRO, TERMOPAR, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FORNOS E SECADORES: TIPOS DE FORNOS, TIPOS DE SECADORES, CONTROLE DE TEMPERATURA, CONTROLE DE CICLO DE SECAGEM E DE QUEIMA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE PINCÉIS: CHATO, REDONDO, LEQUE, CHANFRADO, PINCEL DE FILETE, CHINÊS, PINCEL MOUSSE, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATÉRIAS-PRIMAS E MATERIAIS PARA DECORAÇÃO EM VIDROS: TINTAS, ESMALTES, PIGMENTOS E CORANTES, LUSTRES METALIZADOS, TINTAS DE RELEVO, BASES VEÍCULOS E DISPERSANTES, SOLVENTES, ADESIVOS, OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | HABILITAÇÃO DE FORNECEDORES | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Vidreiros e ceramistas (arte e decoração) atuam como empregados autônomos que trabalham por conta própria nos setores ligados à cerâmica e/ou vidro. São, majoritariamente, profissionais que se organizam de forma individual no trabalho, com total autonomia de suas funções. Podem trabalhar em ambientes abertos ou fechados, geralmente no período diurno. Eventualmente, podem ficar expostos a ruídos e materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula em cerâmica ou vidro. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Desenvolver projetos de acabamento e decoração de vidros e cerâmicas;
- Demonstrar competências pessoais;
- Realizar trabalhos de decoração e acabamento;
- Fundir peças no forno;
- Controlar a qualidade do produto;
- Pesquisar temas de acabamento e decoração;
- Trabalhar com segurança;
- Realizar arte final em peças de decoração;
- Manter autocrítica;
- Pintar superfícies de vidros;
- Demonstrar persuasão;
- Lavar peças;
- Apresentar proposta ao cliente;
- Grafitar peças e objetos;
- Lapidar vidros;
- Demonstrar dinamismo;
- Confeccionar esculturas em vidros;
- Verificar carga dos extintores;
- Decalcar esboços;
- Monitorar a queima;
- Analisar informações e dados da pesquisa;
- Gravar vidros com ácido;
- Elaborar planilha de custos;
- Enfornar peças;
- Selecionar fornecedores;
- Dar provas de responsabilidade;
- Inspecionar o local do trabalho e viabilidade do projeto;
- Catalogar informações e dados pesquisados;
- Lavar o vidro após jateamento;
- Elaborar cronograma de atividades;
- Pesquisar preços de materiais;
- Identificar expectativas do cliente;
- Embalar peças e objetos;
- Demonstrar criatividade;
- Bisotar vidros;
- Firmar contrato com o cliente;
- Desenfornar peças;
- Autodesenvolver-se;
- Testar novos materiais;
- Demonstrar iniciativa;
- Inspecionar condições das instalações dos equipamentos;
- Definir estratégias de marketing;
- Dar provas de boa coordenação motora;
- Espelhar vidros;
- Estampar peças e objetos - processo serigráfico;
- Resfriar o forno;
- Testar o produto;
- Especificar técnicas e métodos a serem utilizados;
- Demonstrar auto-organização;
- Encerar peças;
- Manter relacionamento interpessoal;
- Selecionar recursos materiais e humanos;
- Sinalizar áreas de risco;
- Selecionar materiais de pesquisa;
- Envelhecer vidros;
- Tratar peças e objetos com envelhecimento;
- Construir vitrais;
- Pintar com ar comprimido;
- Identificar tipos de pesquisa;
- Inspecionar condições de transporte e armazenamento;
- Consultar acervos e bibliografias;
- Limpar forno;
- Elaborar orçamento;
- Utilizar equipamentos de proteção individual;
- Pintar peças;
- Liderar;
- Confeccionar moldes;
- Quantificar materiais;
- Gravar peças e objetos com jato de areia - baixo e alto relevo;
- Empregar técnicas conforme padrões;
- Corrigir condições inseguras;
- Desenvolver pesquisa de campo;
Profissões da Família Ocupacional
- Pintor de Cerâmica a Pincel
- Operador de Espelhamento
- Pintor de Cerâmica Manual
- Espelhador - na Fabricação de Espelhos
- Espelhador (esmaltador)
- Foscador de Espelhos
- Opacador
- Prateador de Espelho
- Ceramista Fileteiro
- Pintor de Cerâmica
Divisões de categorias profissionais do CBO 7524-15
CBO 7524-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de decorador de vidro, a pincel que pertence ao grupo dos vidreiros e ceramistas (arte e decoração), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Joalheiros, vidreiros, ceramistas
-
-
- Vidreiros, ceramistas
-
-
-
-
- Vidreiros e ceramistas (arte e decoração)
-
-