CBO 7522-15 - Gravador de vidro a água-forte - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da transformação de vidros planos

O profissional no cargo de Gravador de vidro a água-forte CBO 7522-15 realiza processo de gravação por água forte em peças de vidro e cristal, preparando banho de água-forte de acordo com formulação especificada na ordem de produção, limpando peças, recobrindo peças com material impermeabilizante, perfurando camada impermeabilizante com instrumentos de traçagem até atingir o vidro ou cristal, traçando desenho ou caracteres nas peças, submergindo as peças no banho ácido (água-forte) ou expondo as peças aos gases do banho, para gravação de desenho ou caracteres, e realizando limpeza das peças gravadas Planeja atividades, interpretando ordem de produção.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7522-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da transformação de vidros planos que pertence ao grupo dos joalheiros, vidreiros, ceramistas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gravador de vidro a água-forte, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da transformação de vidros planos CBO 7522-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7522-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da transformação de vidros planos.
      • Joalheiros, vidreiros, ceramistas.

O que faz um Gravador de vidro a água-forte

O Gravador de vidro a água-forte CBO 7522-15 planeja o processo de gravação por água forte em peças de vidro e cristal, interpretando ordem de produção Estabelece sequência de atividades para execução do trabalho.

Seleciona ferramentas e instrumentos manuais de trabalho, avaliando suas condições operacionais de uso.

Requisita matérias-primas, estocando-as em local apropriado Prepara o banho ácido de água-forte, de acordo com a formulação descrita na ordem de produção.

Prepara o processo de gravação, separando e limpando as peças a serem gravadas e selecionando os materiais necessários Grava desenho decorativo ou caracteres – tais como números, letras e símbolos - em peça de vidro ou cristal, aplicando camada de impermeabilizante na peça, perfurando a camada impermeabilizante com instrumentos de traçagem até atingir o vidro ou cristal, traçando desenho ou caracteres na peça, e submergindo a peça no banho ácido ou expondo a peça à ação dos gases do banho, para que o traço entalhado na superfície da peça seja submetido à ação corrosiva do ácido, gravando desenho ou caracteres.

Lava a peça gravada seguidamente em água fria para eliminar o ácido e em água quente - por imersão ou a jato - para eliminação da camada impermeabilizante que a recobre.

Controla a qualidade do processo e das peças gravadas Inspeciona e classifica matérias-primas e produtos, de acordo com especificações.

Identifica causas de não conformidades e corrige anomalias do processo que estejam acarretando defeitos ou falhas nos produtos.

Armazena produtos acabados e semiacabados Emite relatórios e elabora boletins de produção, para subsidiar controle de cumprimento de metas Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém ferramentas e instrumentos manuais de trabalho limpos, organizados e acondicionados Faz o descarte dos resíduos e materiais de rejeitos do processo de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual.

Avalia condições de riscos no local de trabalho e realiza ações para prevenir acidentes Segue procedimentos de segurança na manipulação de produtos químicos.

Transporta produtos de vidro e cristal de acordo com especificações de segurança.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7522-15 deve trabalhar com segurança, decorar vidros e cristais, controlar processos de corte e acabamento em vidros e cristais, planejar atividades de corte e acabamento de vidros e cristais, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da transformação de vidros planos atuam na fabricação de produtos minerais não-metálicos. São empregados com carteira assinada ou autônomos. Trabalham de forma individual ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados e em rodízio de turnos diurno/noturno. Eventualmente, o aplicador serigráfico em vidros e o gravador de vidro estão expostos a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7522-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental excetuando-se o lapidador de vidros e cristais e o cortador de vidros, para os quais exige-se o ensino fundamental incompleto (quarta série, para o primeiro, e entre quarta e sétima séries, para o segundo). Todos devem passar por cursos básicos de qualificação em torno de duzentas horas, exceto o gravador de vidro a esmeril, cujo curso de qualificação gira em torno de quatrocentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e quatro anos de experiência profissional, conforme a ocupação.

Atividades exercidas por um Gravador de vidro a água-forte CBO 7522-15

Um Gravador de vidro a água-forte (ou sinônimo) deve demonstrar destreza manual, avaliar condições de uso dos equipamentos de proteção individual - epi, gravar peças de vidro e de cristal com água forte, identificar necessidade de manutenção corretiva em máquinas e equipamentos, monitorar produção para cumprimento de metas, posicionar moldes para gravação, demonstrar capacidade de concentração, analisar informações das áreas de interface, inspecionar matérias-primas e produtos, armazenar produtos acabados e semi-acabados, seqüenciar atividades de trabalho, traçar desenhos em peças de vidros, interpretar procedimentos de segurança, identificar causas de não-conformidades, demonstrar iniciativa, realizar manutenção primária em máquinas e equipamentos, transportar matérias-primas e produtos de vidro e cristal de acordo com especificações, aplicar impermeabilizante em peças de vidro e cristal, utilizar epi, avaliar condições operacionais de máquinas e equipamentos, separar peças para gravação, demonstrar dinamismo, sugerir implementações em processos, demonstrar criatividade, demonstrar flexibilidade, requisitar matérias-primas, auto-desenvolver-se, desligar equipamentos em situações de emergência, preparar máquinas e equipamentos, demonstrar agilidade, estocar matérias-primas em locais apropriados, comunicar-se, solucionar problemas, corrigir anomalias no processo, selecionar ferramentas manuais de trabalho, informar sobre desempenho de máquinas e equipamentos para o turno posterior, demonstrar senso de responsabilidade, preparar vidros e cristais para movimentação na linha de produção, selecionar materiais abrasivos, comunicar sobre condições de riscos, produzir conforme especificações, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, classificar matérias-primas e produtos de acordo com especificações, emitir relatórios e boletins de produção, operar equipamentos de acordo com as especificações técnicas, realizar gravação em vidros e cristais.

Cargos e salários CBO 7522-15 - Trabalhadores da transformação de vidros planos

Salário Gravador de Vidro a  Agua-Forte

Gravador de Vidro a Agua-Forte: Brasil

  • 31
  • Brasil
  • 1.610 - 2.729
  • 43h
O profissional no cargo de Gravador de Vidro a Agua-Forte CBO 7522-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.610 e 2.729 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7522-15.
Salário Foscador de Vidro a Ácido

Foscador de Vidro a Ácido: Brasil

  • 31
  • Brasil
  • 1.610 - 2.729
  • 43h
O profissional no cargo de Foscador de Vidro a Ácido CBO 7522-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.610 e 2.729 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7522-15.