CBO 7522-25 - Gravador de vidro a jato de areia
Entenda o que fazem os trabalhadores da transformação de vidros planos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gravador de vidro a jato de areia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Gravador de vidro a jato de areia
Realiza processo de gravação com jatos de areia em peça de vidro e cristal, limpando a peça, utilizando instrumento de traçagem ou softwares para traçar - em plástico, papel ou outro material com substância adesiva em sua outra face - o desenho a ser gravado, aplicando a face adesiva do material na peça, recortando desenho para deixar expostas partes da peça a serem gravadas, dirigindo jato de areia às partes descobertas, tirando material adesivo da peça, lavando e secando a peça gravada. Controla a qualidade dos processos e das peças gravadas. Planeja atividades, interpretando ordens de produção. Realiza manutenção básica em máquinas e equipamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara a peça de vidro ou cristal a ser gravada, fazendo sua separação e limpeza.
Traça o desenho a ser gravado - em plástico, papel ou outro material que apresenta substância adesiva em sua outra face -, utilizando instrumento de traçagem ou os softwares CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) e CAM–Manufatura Auxiliada por Computador (Computer Aided Manufacturing). Pode, ainda, fazer uso de software de desenho de ilustrações para traçar o desenho.
Posiciona e aplica a face adesiva - do plástico ou outro material - na peça de vidro ou cristal. Recorta o desenho no plástico ou outro material adesivado, utilizando ferramenta apropriada, para deixar expostas as partes da peça de vidro ou cristal a serem gravadas.
Carrega a máquina com o material abrasivo. Faz o ajuste da máquina, para efetuar a gravação.
Grava o desenho, dirigindo o jato de areia às partes descobertas da peça de vidro ou cristal.
Após a gravação, retira da peça o plástico ou outro material adesivo. Lava e seca as peças gravadas.
Controla a qualidade do processo e das peças gravadas a jato de areia. Inspeciona e classifica matérias-primas e produtos, de acordo com especificações. Identifica causas de não conformidades e corrige anomalias do processo que estejam acarretando defeitos ou falhas nos produtos.
Armazena produtos acabados e semiacabados.
Emite relatórios e elabora boletins de produção, para subsidiar controle de cumprimento de metas. Elabora informe sobre desempenho de máquinas e equipamentos para o turno posterior.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos limpos, organizados e acondicionados.
Realiza manutenção básica em máquinas e equipamentos. Acompanha serviços de manutenção preventiva e manutenção corretiva de máquinas e equipamentos.
Separa sobras de materiais, para reciclagem e reaproveitamento. Realiza o descarte e a destinação de resíduos de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual. Desliga máquinas e equipamentos em emergências. Avalia condições de riscos no local de trabalho e realiza ações para prevenir acidentes. Transporta matérias-primas e produtos de vidro e cristal de acordo com especificações de segurança.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – PROGRAMAS PARA TRAÇAGEM DE DESENHOS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - CONCEITO E MEDIÇÃO DE GRANDEZAS FÍSICAS: MEDIDAS LINEARES, VAZÃO, PRESSÃO, OUTRAS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - OBJETOS EM VIDRO: ESCULTURAS, MOSAICOS, VITRAIS, PEÇAS DE DECORAÇÃO, PEÇAS UTILITÁRIAS, LUMINÁRIAS, OUTROS | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 3 | 3 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE QUALIDADE NO PROCESSO DE GRAVAÇÃO COM JATOS DE AREIA EM PEÇA DE VIDRO E CRISTAL: TIPOS DE DEFEITOS, CLASSIFICAÇÃO DAS PEÇAS ACABADAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ARTE E DECORAÇÃO DE VIDRO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO COM JATOS DE AREIA EM PEÇA DE VIDRO E CRISTAL | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE VIDRO: PLANO, CRISTAL, REFLETIVO, INCOLOR, TRANSLÚCIDO, FOSCO, FUMÊ, COLORIDO, IMPRESSO, OUTROS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS: CARRINHO PARA TRANSPORTE DE VIDROS, CAVALETE PARA ESTOCAGEM E TRANSPORTE DE VIDROS, VENTOSAS, OUTROS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS: INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO LINEAR, CANETA DE PONTA DIAMANTADA, IMPRESSORA, MICROCOMPUTADOR, ESTILETE, PONTA SECA, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS: MÁQUINA DE JATO DE AREIA, MÁQUINA DE JATO DE AREIA PNEUMÁTICA, PISTOLA DE JATO DE AREIA, COMPRESSOR, CABINE DE EXAUSTÃO, LAVADORA HORIZONTAL PARA VIDROS, LAVADORA VERTICAL PARA VIDROS, TANQUES, MESA DE CORTE DE VIDRO AUTOMÁTICA E MANUAL, OUTRAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATÉRIAS-PRIMAS E MATERIAIS PARA GRAVAÇÃO COM JATOS DE AREIA EM PEÇA DE VIDRO E CRISTAL: TINTA DE MARCAÇÃO, ADESIVOS, ADESIVOS PARA CONFECÇÃO DE STENCIL, SOLVENTES, PÓ ABRASIVO, LIXAS, OUTROS | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO BÁSICA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE GRAVAÇÃO COM JATOS DE AREIA EM PEÇA DE VIDRO E CRISTAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam na fabricação de produtos minerais não-metálicos. São empregados com carteira assinada ou autônomos. Trabalham de forma individual ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados e em rodízio de turnos diurno/noturno. Eventualmente, o aplicador serigráfico em vidros e o gravador de vidro estão expostos a materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental excetuando-se o lapidador de vidros e cristais e o cortador de vidros, para os quais exige-se o ensino fundamental incompleto (quarta série, para o primeiro, e entre quarta e sétima séries, para o segundo). Todos devem passar por cursos básicos de qualificação em torno de duzentas horas, exceto o gravador de vidro a esmeril, cujo curso de qualificação gira em torno de quatrocentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e quatro anos de experiência profissional, conforme a ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- decorar vidros e cristais;
- planejar atividades de corte e acabamento de vidros e cristais;
- trabalhar com segurança;
- controlar processos de corte e acabamento em vidros e cristais;
- demonstrar competências pessoais;
- identificar causas de não-conformidades;
- posicionar moldes para gravação;
- corrigir anomalias no processo;
- inspecionar matérias-primas e produtos;
- operar equipamentos de acordo com as especificações técnicas;
- sugerir implementações em processos;
- demonstrar agilidade;
- demonstrar flexibilidade;
- interpretar procedimentos de segurança;
- avaliar condições operacionais de máquinas e equipamentos;
- classificar matérias-primas e produtos de acordo com especificações;
- requisitar matérias-primas;
- jatear peças com material abrasivo;
- identificar necessidade de manutenção corretiva em máquinas e equipamentos;
- selecionar ferramentas manuais de trabalho;
- utilizar epi;
- separar peças para gravação;
- estocar matérias-primas em locais apropriados;
- preparar máquinas e equipamentos;
- armazenar produtos acabados e semi-acabados;
- demonstrar criatividade;
- traçar desenhos em peças de vidros;
- demonstrar dinamismo;
- produzir conforme especificações;
- selecionar materiais abrasivos;
- comunicar sobre condições de riscos;
- realizar gravação em vidros e cristais;
- monitorar produção para cumprimento de metas;
- demonstrar senso de responsabilidade;
- analisar informações das áreas de interface;
- seqüenciar atividades de trabalho;
- auto-desenvolver-se;
- realizar manutenção primária em máquinas e equipamentos;
- demonstrar iniciativa;
- emitir relatórios e boletins de produção;
- demonstrar capacidade de concentração;
- avaliar condições de uso dos equipamentos de proteção individual - epi;
- solucionar problemas;
- informar sobre desempenho de máquinas e equipamentos para o turno posterior;
- demonstrar destreza manual;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- preparar vidros e cristais para movimentação na linha de produção;
- desligar equipamentos em situações de emergência;
- transportar matérias-primas e produtos de vidro e cristal de acordo com especificações;
- comunicar-se;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7522-25
CBO 7522-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gravador de vidro a jato de areia que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de vidros planos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Joalheiros, vidreiros, ceramistas
-
-
- Vidreiros, ceramistas
-
-
-
-
- Trabalhadores da transformação de vidros planos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7522-25 - Trabalhadores da transformação de vidros planos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 752225 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Trabalhadores da transformação de vidros planos em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
7522-25 | Gravador de Vidro a Jato de Areia | Brasil | 44h | 222 | |
7522-25 | Jateador de Materiais Abrasivos | Brasil | 44h | 222 | |
7522-25 | Foscador de Vidro a Jato de Areia | Brasil | 44h | 222 | |
7522-25 | Jateador de Vidro | Brasil | 44h | 222 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |