CBO 5121-20 - Empregado doméstico diarista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores dos serviços domésticos em geral

O profissional no cargo de Empregado doméstico diarista CBO 5121-20 presta serviços domésticos em residência - periodicamente - durante a jornada de um dia de trabalho, fazendo arrumação, limpando, lavando e higienizando ambientes internos e externos, lavando, secando e passando peças de roupas, e auxiliando no cuidado de animais domésticos Planeja a execução das atividades, agendando-as de acordo com a rotina da casa, selecionando produtos, utensílios e equipamentos, e preparando a diluição de produtos de limpeza.

Atua com respeito e ética profissional no cuidado com objetos pessoais e de valor e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5121-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores dos serviços domésticos em geral que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Empregado doméstico diarista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores dos serviços domésticos em geral CBO 5121-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5121-20

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores dos serviços domésticos em geral.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Empregado doméstico diarista

O Empregado doméstico diarista CBO 5121-20 planeja os serviços domésticos, confirmando as atividades a serem realizadas durante um dia de trabalho e agendando-as conforme horário de refeições, tempo de permanência das crianças na escola e outras informações sobre a rotina da casa Seleciona produtos, utensílios e equipamentos para limpeza, conforme a ordem dos serviços a executar.

Prepara a diluição de produtos de limpeza, seguindo recomendações e cuidados indicados nos rótulos.

Realiza a arrumação da casa, recolhendo e colocando no lugar apropriado correspondências, revistas e brinquedos Arruma quarto, banheiro, cozinha, sala e escritório, colocando objetos, roupas, eletrodomésticos e móveis nos seus lugares.

Troca roupas de cama, mesa e banho Executa a limpeza dos ambientes internos e externos da residência.

Lava azulejos e pisos.

Limpa parapeitos, varandas, rodapés, paredes, portas e janelas Tira pó de carpetes, tapetes, móveis e objetos de decoração.

Realiza higienização e desinfecção de ambientes, quando necessário.

Limpa micro-ondas, refrigerador e outros eletrodomésticos Desengordura e limpa forno, fogão e exaustor Cuida de roupas, separando-as por cor, tecido e uso.

Lava, seca, passa e dobra as roupas, usando máquinas e equipamentos Pode pregar botões, fazer barras e outros pequenos reparos Auxilia nos cuidados aos animais domésticos, alimentando-os, zelando pela sua limpeza e higienizando o local onde ficam, na casa.

Rega as plantas do ambiente interno Organiza a área de serviço, lavando panos de limpeza, guardando os produtos de limpeza, e organizando baldes, vassouras e outros utensílios.

Verifica a necessidade de reposição de produtos e utensílios, solicitando aquisição Organiza o lixo para descarte, fazendo sua separação para a coleta seletiva e realizando seu condicionamento na embalagem apropriada, conforme orientação sanitária Zela pela segurança, usando luvas e calçados apropriados para o processo de limpeza, higienização e desinfecção de ambientes.

Realiza as tarefas mantendo postura ergonomicamente correta.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5121-20 deve fazer arrumação da casa, cuidar de roupas e acessórios, faxinar a casa, demonstrar competências pessoais, cuidar das plantas do ambiente interno e animais domésticos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores dos serviços domésticos em geral trabalham em residências, diariamente, em tempo integral ou parcial, ou por jornada diária. As funções da diarista e da faxineira tem as seguintes distinções: a diarista tem uma gama de atividades maior prepara refeições, lava, passa, arruma. É uma empregada doméstica para serviços gerais, em tempo parcial. A faxineira faz limpeza pesada, em dias fixados pelo empregador, tais como: lavar azulejos, banheiros, cozinhas, quintais.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5121-20

Há tendência de aumento de qualificação para o acesso a essas ocupações, dependendo da classe social do empregador. De forma geral requer-se ensino fundamental completo. Atualmente ampliamse os cursos de qualificação profissional de duzentas horas-aula que vêm sendo oferecidos por instituições de formação profissional, sindicatos e ong. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Empregado doméstico diarista CBO 5121-20

Um Empregado doméstico diarista (ou sinônimo) deve separar roupas por cor, tecido e uso, passar roupas, manter higiene e aparência pessoal, organizar-se, pedir socorro em caso de emergência, usar equipamentos e roupas de proteção, manusear equipamentos de limpeza, limpar objetos, negociar salário, planejar o serviço, demonstrar honestidade, engomar roupas, adaptar-se aos diferentes hábitos das famílias, cuidar da higiene dos animais de estimação, limpar lustres, limpar pisos e rodapés - lavar, encerar e lustrar, faxinar a cozinha, negociar com os patrões, simplificar o serviço, arrumar quartos e salas, demonstrar atenção aos detalhes de segurança da casa, lavar roupas e calçados, arrumar camas, dobrar roupas, limpar portas, janelas e vidros, trocar roupas de cama, mesa e banho, recolher jornais, revistas e correspondências, selecionar produtos de limpeza, limpar a parte externa da casa, higienizar os telefones, trabalhar com capricho, limpar móveis, limpar carpetes e tapetes, recolher o lixo diariamente, cuidar da própria saúde, colocar a roupa para secar, passar pano úmido para tirar o pó, alimentar os animais de estimação, conservar a limpeza de parapeitos, varandas..., selecionar utensílios e equipamentos de limpeza, cumprir orientações, molhar as plantas do ambiente interno, conservar a limpeza da cozinha, lutar por seus direitos, limpar roupas de couro e calçados, fazer pequenos reparos em roupas - pregar botões, refazer bassas..., limpar paredes, agir com discrição, informar-se sobre os seus direitos, faxinar banheiros, trabalhar em condições seguras, higienizar o recinto dos animais, lavar panos de limpeza, conservar a limpeza do banheiro, limpar pisos e quintais - varrer, aspirar, rastelar, negociar horário de trabalho, selecionar panos de limpeza.

Cargos e salários CBO 5121-20 - Trabalhadores dos serviços domésticos em geral

Salário Empregado Domestico Diarista

Empregado Domestico Diarista: Brasil

  • 196
  • Brasil
  • 1.737 - 3.236
  • 41h
O profissional no cargo de Empregado Domestico Diarista CBO 5121-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.737 e 3.236 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 196 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5121-20.