CBO 5121-10 - Empregado doméstico arrumador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores dos serviços domésticos em geral

O profissional no cargo de Empregado doméstico arrumador CBO 5121-10 presta serviços domésticos de organização e de conservação da limpeza dos objetos e dos ambientes, fazendo arrumação, removendo pó e outros tipos de sujeira das partes interna e externa da residência, cuidando das peças de vestuário e de roupas de cama, mesa e banho, higienizando espaços onde permanecem os animais domésticos, e colaborando na administração da casa Pode prestar assistência às pessoas da casa, seguindo orientações.

Planeja a execução das atividades, agendando-as de acordo com a rotina da casa, selecionando produtos, utensílios e equipamentos, e preparando a diluição de produtos de limpeza Atua com respeito e ética profissional no cuidado com objetos pessoais e de valor e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5121-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores dos serviços domésticos em geral que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Empregado doméstico arrumador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores dos serviços domésticos em geral CBO 5121-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5121-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores dos serviços domésticos em geral.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Empregado doméstico arrumador

O Empregado doméstico arrumador CBO 5121-10 planeja a organização e a limpeza de residência, confirmando as tarefas a serem realizadas e agendando-as conforme horário de saída das pessoas para o trabalho, tempo de permanência das crianças na escola e outras informações sobre a rotina da casa Seleciona produtos, utensílios e equipamentos para limpeza, conforme a ordem dos serviços a executar.

Prepara a diluição de produtos de limpeza, seguindo recomendações e cuidados indicados nos rótulos.

Realiza a arrumação da casa, recolhendo e colocando no lugar apropriado correspondências, revistas e brinquedos Arruma quartos, trocando as roupas de cama e organizando objetos em guarda-roupas e armários.

Arruma o banheiro e o lavabo, organizando os objetos e trocando as toalhas Arruma a sala, colocando objetos de decoração nos seus lugares e organizando os móveis.

Arruma o escritório, pondo livros, equipamentos e móveis nos locais apropriados.

Durante a arrumação, passa pano úmido para tirar o pó de móveis e limpa objetos Conserva a limpeza de pisos, azulejos de banheiros e cozinha, paredes, carpetes, tapetes, portas e janelas dos ambientes internos.

Limpa piso e quintal, na parte externa.

Lava panos de limpeza Cuida do vestuário e das roupas de cama, mesa e banho Separa as peças por cor, tecido e uso.

Lava, seca, passa e dobra as peças, usando máquinas e equipamentos Realiza pequenos reparos, tais como pregar botões e refazer barras Limpa calçados.

Guarda as peças e os calçados nos lugares apropriados Auxilia nos cuidados aos animais domésticos, higienizando os espaços onde permanecem, na residência.

Colabora na administração da casa, recebendo mercadorias, anotando e transmitindo recados, acompanhando reparos em eletrodomésticos, e providenciando serviços de tinturaria Pode prestar assistência às pessoas da casa, conforme orientações recebidas Acompanha atividades das crianças e arruma mochilas e lancheiras.

Acompanha pessoas idosas, quando necessário Pode pôr a mesa e servir refeições Organiza o lixo para descarte, fazendo sua separação para a coleta seletiva e realizando seu condicionamento na embalagem apropriada, conforme orientação sanitária.

Zela pela segurança, usando luvas e calçados apropriados para o processo de limpeza e higienização de ambientes Realiza as atividades mantendo postura ergonomicamente correta.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5121-10 deve cuidar de roupas e acessórios, colaborar na administração da casa, preparar refeições - café, almoço e jantar, demonstrar competências pessoais, fazer arrumação da casa, cuidar das plantas do ambiente interno e animais domésticos, faxinar a casa, dar assistência Às pessoas da casa, conforme orientações.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores dos serviços domésticos em geral trabalham em residências, diariamente, em tempo integral ou parcial, ou por jornada diária. As funções da diarista e da faxineira tem as seguintes distinções: a diarista tem uma gama de atividades maior prepara refeições, lava, passa, arruma. É uma empregada doméstica para serviços gerais, em tempo parcial. A faxineira faz limpeza pesada, em dias fixados pelo empregador, tais como: lavar azulejos, banheiros, cozinhas, quintais.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5121-10

Há tendência de aumento de qualificação para o acesso a essas ocupações, dependendo da classe social do empregador. De forma geral requer-se ensino fundamental completo. Atualmente ampliamse os cursos de qualificação profissional de duzentas horas-aula que vêm sendo oferecidos por instituições de formação profissional, sindicatos e ong. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Empregado doméstico arrumador CBO 5121-10

Um Empregado doméstico arrumador (ou sinônimo) deve informar-se sobre os seus direitos, dobrar roupas, negociar com os patrões, guardar roupas, adaptar-se aos diferentes hábitos das famílias, arrumar quartos e salas, cuidar da própria saúde, atender pessoas e telefones, servir refeições, planejar o serviço, por mesa para refeições, receber mercadorias, organizar-se, cuidar da higiene dos animais de estimação, lavar roupas e calçados, arrumar armários e guarda-roupas, demonstrar atenção aos detalhes de segurança da casa, transmitir recados, manter higiene e aparência pessoal, demonstrar honestidade, conservar a limpeza do banheiro, retirar manchas e sujeiras difíceis das roupas, distribuir as tarefas do dia-a-dia conforme orientações, passar pano úmido para tirar o pó, escovar as roupas para remover pelos, cumprir orientações, negociar horário de trabalho, recolher jornais, revistas e correspondências, providenciar reparos em instalações, relembrar compromissos das pessoas da casa, passar roupas, limpar objetos, acompanhar crianças e pessoas idosas em locais determinados, trabalhar com capricho, manusear equipamentos de limpeza, simplificar o serviço, lavar panos de limpeza, providenciar reparos em eletrodomésticos, limpar pisos e quintais - varrer, aspirar, rastelar, lutar por seus direitos, higienizar o recinto dos animais, selecionar panos de limpeza, arrumar malas, mochilas e lancheiras, fazer pequenos reparos em roupas - pregar botões, refazer bassas..., pedir socorro em caso de emergência, separar roupas por cor, tecido e uso, molhar as plantas do ambiente interno, negociar salário, administrar os horários, arrumar camas, agir com discrição, trabalhar em condições seguras, conservar a limpeza de parapeitos, varandas..., anotar recados, colocar a roupa para secar, higienizar os telefones, trocar roupas de cama, mesa e banho, providenciar serviços de tinturaria, acompanhar atividades das crianças na ausência dos pais, usar equipamentos e roupas de proteção, limpar roupas de couro e calçados.

Cargos e salários CBO 5121-10 - Trabalhadores dos serviços domésticos em geral

Salário Empregado Domestico  Arrumador

Empregado Domestico Arrumador: Brasil

  • 679
  • Brasil
  • 1.626 - 2.755
  • 42h
O profissional no cargo de Empregado Domestico Arrumador CBO 5121-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.626 e 2.755 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 679 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5121-10.
Salário Arrumador no Serviço Doméstico

Arrumador no Serviço Doméstico: Brasil

  • 679
  • Brasil
  • 1.626 - 2.755
  • 42h
O profissional no cargo de Arrumador no Serviço Doméstico CBO 5121-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.626 e 2.755 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 679 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5121-10.