Conheça as áreas da engenharia com mais vagas de emprego no Brasil

A engenharia é uma área consolidada no mercado de trabalho atual. E dentre as áreas que o profissional pode atuar nesse ramo, existem algumas que se destacam. Nesse artigo, você vai conferir as principais áreas da Engenharia com mais vagas de emprego.

Basicamente, a Engenharia possui cerca de 34 áreas de atuação. Dentro desse amplo pacote de opções, o estudante pode escolher a área de seu interesse considerando seus dons e também a remuneração oferecida.

Leia também:

Além disso, se você já é formado na área de Engenharia e cumpriu devidamente o estágio, não terá dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. A experiência adquirida como estagiário sem dúvida será um diferencial que vai lhe ajudar bastante nesse processo.

Continue lendo esse post e descubra quais são as áreas da Engenharia com mais vagas de emprego.

áreas da Engenharia com mais vagas de emprego

Áreas da Engenharia com mais vagas de emprego: Conheça as principais

As áreas de atuação de um engenheiro são bem diversificadas. Por isso, é interessante que o estudante faça uma pesquisa de mercado para avaliar qual área tem sido melhor remunerada.

Mas, no geral, dentre as Áreas da Engenharia com mais vagas de emprego estão:

Engenharia Civil

A Engenharia Civil, é a 4º área que mais contrata engenheiros no Brasil. A Engenharia de produção por sua vez está na 10º posição, sendo uma ótima opção para quem quer ingressar no mercado de trabalho.

Engenharia Elétrica

Nessa área, o Engenheiro Elétrico vai trabalhar em empresas de automação, bem como concessionárias de geração, armazenamento e distribuição de energia.

E devido a enorme variedade de funções que um engenheiro pode exercer na Engenharia elétrica, com certeza a chance de ficar sem vaga de emprego nessa área é mínima.

Engenharia da Computação

Esta também é uma das áreas com mais vagas de emprego no setor de Engenharia, o Engenheiro de Software.

Também não é para menos, afinal de contas, com o avanço da tecnologia, o segmento de TI e computação se expandiu, fazendo surgir novas possibilidades de emprego para os profissionais recém-formados.

Engenharia Agrônoma

O Engenheiro Agrônomo terá várias oportunidades de trabalho. Isso porque ele pode trabalhar como agente de desenvolvimento rural, desenvolvimento de maquinários e produtos para uso no campo, pode trabalhar em empresas agrícolas e fiscalização sanitária.

Engenharia Florestal

Outra área bastante promissora em termos de vagas de emprego no setor de Engenharia é esta do Engenheiro Florestal.

E o profissional que optar por seguir carreira nessa área, irá trabalhar na preservação e exploração consciente de florestas, cuidando para que todo o processo seja feito de forma sustentável.

Engenharia Química

Esta área é muito ampla em sua especialidade e entre as áreas de atuação do Engenheiro Químico está o desenvolvimento e otimização de processos industriais que estão relacionados a transformações químicas, biológicas e físicas.

Essas são as áreas da Engenharia com mais vagas de emprego que estão entre as mais conhecidas pelos brasileiros. Existem outras áreas com disponibilidade de vagas, mas, via de regra, as citadas acima são as que permanecem em alta no mercado de trabalho brasileiro.

É interessante ressaltar que as áreas de Engenharia no Brasil trabalham em sua grande maioria na biodiversidade do país explorando suas riquezas ambientais, minerais, rurais e outras. Sem dúvida o Brasil é um país excelente para se atuar no mercado da Engenharia.

O piso salarial da Engenharia no Brasil

Quando se fala em Engenharia logo se pensa em altos salários. De fato, esta é uma área que possui uma remuneração relativamente alta em relação a outras profissões.

Desde 2017 o salário, mínimo da categoria passou a ser R$ 8.433,00 para 8 horas trabalhadas diariamente e R$ 5.622,00 para 6 horas diárias segundo a Lei 4.950-A/66.

Salário médio de todas as áreas da Engenharia nos níveis Júnior, Pleno e Sênior contratados via CLT

tabela salarial das engenharias
Tabela salarial de todas as áreas da Engenharia no Brasil com dados oficiais do CAGED e cálculos do Salario.com.br – Veja a tabela completa

Nada mais justo que um profissional que fez um alto investimento em sua graduação receba um bom salário. Como vimos nesse artigo, as Áreas da engenharia com mais vagas de emprego possuem remunerações dignas do investimento realizado no curso.

Antes de definir de fato qual área de atuação se especializar no que diz respeito a engenharia, é importante fazer uma pesquisa de mercado visando avaliar quais são as Áreas da engenharia com mais vagas de emprego no mercado atual. A cada ano o mercado se renova e as estatísticas também sofrem alterações.

Comente sobre Conheça as áreas da engenharia com mais vagas de emprego no Brasil

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here