CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel

Entenda o que fazem os recepcionistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Recepcionista de hotel e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Recepcionista de hotel

Realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis. Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia. Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel. Realiza o check-in de pessoas ou grupos. Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem. Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas. Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação.

Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia. Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais. Verifica agenda semanal de eventos. Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel.

Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in. Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem. Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros. Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede. Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede.

Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas. Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede. Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção.

Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados. Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout. Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel. Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE IMAGENS 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AGENDAMENTOS E CANCELAMENTOS DE RESERVAS, COMPROMISSOS E ATIVIDADES 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ATENDIMENTO TELEFÔNICO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO 4 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ETIQUETA SOCIAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NETIQUETTE: ETIQUETA NA COMUNICAÇÃO VIA INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES AOS HÓSPEDES, VISITANTES E PRESTADORES DE SERVIÇOS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE DIFERENTES PÚBLICOS PARA RECEPÇÃO E ATENDIMENTO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - RECEBIMENTO DE DOCUMENTOS – PROTOCOLO, ARQUIVO E OUTRAS FORMAS DE ENCAMINHAMENTO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE RECEPÇÃO 5 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE RECEPÇÃO E ATENDIMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - AGENDAMENTO DE PAGAMENTOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE ACERTO DE CONTAS, EMITINDO EXTRATO, NOTAS FISCAIS E RECIBOS E ENCERRANDO CONTA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM FLUXOS OPERACIONAIS DE RESERVA E RECEPÇÃO 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM MEIOS DE HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO RECEPTIVO 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA RECEPÇÃO DE OBJETOS E MERCADORIAS 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PORTARIA E VIGILÂNCIA (ESPECIFICAR:..) - SISTEMAS BIOMÉTRICOS DE SEGURANÇA 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DISCRIÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • registrar acompanhantes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • verificar cadastro e reserva;
  • cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • agir com bom senso;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • encerrar a conta no sistema;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar eficiência;
  • imprimir relatórios de controle;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • conferir documentos com identificação;
  • fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • transmitir recados e fax;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • demonstrar entusiasmo;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • organizar materiais de trabalho;
  • anotar telefonemas e recados;
  • circular informações internas;
  • bloquear apartamento;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar pró atividade;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar paciência;
  • preparar o mise-en-place;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • interagir com os outros departamentos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • lançar despesas em contas;
  • receber pagamentos;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar interesse;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • efetuar cobrança no show;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • encerrar o pos - point of sale;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • fechar contas masters;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • realizar câmbio de moedas;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • emitir extrato de contas;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • atualizar conta;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • planejar o dia seguinte;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • fornecer serviço de cofre;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demosntrar iniciativa;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar senso de organização;
  • coordenar equipe;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar empatia;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • ouvir com atenção;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionista de hotel que pertence ao grupo dos recepcionistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 422120 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 422120 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Paraná

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.906 e 2.806 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.062 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Goiás

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.609 e 2.374 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.475 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: São Paulo

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.068 e 3.259 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 14.125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Manaus

Recepcionista Caixa: Manaus, AM

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.599 e 2.375 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Londrina

Recepcionista Caixa: Londrina, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.883 e 2.616 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Curitiba

Recepcionista Caixa: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.964 e 2.905 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Brasília

Recepcionista Caixa: Brasília, DF

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.877 e 3.198 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 650 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Espírito Santo

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.765 e 2.683 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 998 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Campinas

Recepcionista Caixa: Campinas, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.037 e 3.006 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 544 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Belo Horizonte

Recepcionista Caixa: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.938 e 2.983 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 839 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa São Paulo

Recepcionista Caixa: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.386 e 4.068 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.050 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Itajaí

Recepcionista Caixa: Itajaí, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Itajaí - SC, ganha entre 2.087 e 3.025 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 251 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.802 e 2.705 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.001 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Pernambuco

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.658 e 2.550 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.335 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Santos

Recepcionista Caixa: Santos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 2.135 e 3.169 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 192 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Minas Gerais

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.675 e 2.493 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.828 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Mato Grosso

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.620 e 2.425 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Santa Catarina

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.042 e 3.063 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.013 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.