CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
observar normas internas de segurança, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.
Atividades
planejar o dia seguinte, encerrar o pos - point of sale, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, demonstrar interesse, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, bloquear apartamento, pedir forma de garantia de pagamento, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, preparar o mise-en-place, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., organizar materiais de trabalho, distribuir malotes, agir com bom senso, demosntrar iniciativa, atender o cliente com informações precisas, providenciar solicitações de reservas especiais, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar senso de organização, atualizar conta, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, averiguar horário de saída dos grupos, efetuar cobrança no show, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, verificar cadastro e reserva, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, receber pagamentos, interagir com os outros departamentos, registrar acompanhantes, realizar câmbio de moedas, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, anotar telefonemas e recados, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar respeito mútuo, demonstrar entusiasmo, agendar reservas / consultas dos clientes, transmitir recados e fax, demonstrar eficiência, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, ouvir com atenção, participar de reuniões na troca de turnos, averiguar agenda semanal de eventos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, coordenar equipe, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, emitir notas fiscais e recibos, conferir documentos com identificação, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, lançar despesas em contas, solicitar o serviço de manobrista, encerrar a conta no sistema, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, emitir o cartão de liberação de saída, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, auxiliar o cliente com informações financeiras, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar paciência, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, acolher o cliente e passageiro, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, oferecer transporte ao cliente, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, emitir extrato de contas, propor associação de programas de fidelidade, efetuar acertos em contas, imprimir relatórios de controle, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, guardar volumes de prestadores de serviços, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, identificar o espaço físico da empresa, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, fornecer informações meteorológicas, fornecer serviço de cofre, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar autonomia, demonstrar pró atividade, encaminhar o cliente para os diversos setores, circular informações internas, demonstrar empatia, demonstrar espírito de equipe, auxiliar o hóspede com atendimento médico, avisar o concierge da chegada do hóspede, anunciar a chegada do cliente, distribuir jornais, revistas, flores etc., transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, fechar contas masters.